Plantas a morrer! Help!


NunoMGG

Recommended Posts

Hello,

 

Tenho um aquario de 50 cm mas nao estou a conseguir manter as minhas plantas. Comprei umas plantas à uma semana e parece que estão a morrer, ficam amareladas, algumas folhas ficam "queimadas", ja deitei fertilizante de ferro (PlantaMin da Tetra) na agua, mas nao sei se preciso de CO2, o q é q acham?? é importante? e adubo?

Tenho placa de fundo, mas está a puxar pouco, não sei se afecta as raizes. A lampada é uma AQUAGLO de 15w, espectro de 18000K.

 

Aguardo por uma ajuda.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se bem percebi, o sistema de filtragem é um desses de placas de fundo, certo? Se sim, tira isso, arranja um filtro em condições! Não sei até que ponto o insucesso com as plantas não seja derivado a isso...

 

O meu primeiro conselho é de que para bem das plantas e restantes habitantes do teu aqua troques já de filtro, pensa primeiro nisso e depois, sim, um bom substrato, boa iluminação e daí CO2 e adubo...

 

Contudo espera por mais e melhores opiniões!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com a porcaria toda alojada debaixo do areao as plantas agradezem... mais composto azotas têm :shock:.

 

essa lampada tens a certeza que sao 18000k ???? se sim eu diria que é da iluminaçao.

 

qual é o teu PH? de que plantas estamos a falar? qual a temperatura do teu aqua?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No catalogo da lampada diz que é ideal para plantas... claro que uma FloraGlo seria melhor, mas nao creio que seja da lampada. Alem da placa de fundo também tenho 1 filtro interno de esponja (será suficiente). Deixei a placa de fundo porque faz uma boa circulação da agua.

 

As plantas são Elódea (Egeria densa) e Hygrophila corymbosa.

O PH estava um pouco acido e temperatura é de 26-27ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo dessa marca e potencia existem lâmpadas com espectros mais baixos, viste nas instruções para que tipos de aquáriosfauna está indicada?

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei se 15 watts chegam para um aqua de 50cm. E de facto concordando com as respostas dos outros membros, o filtro de fundo dá cabo das plantas, eu tb tive esse tipo de filtro e tb tive o mesmo problema, arranjei um filtro exterior e nunca mais tive chatices.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Fish Duke

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pq e que os filtros de fundo dao cabo das plantas???

 

e pah, posso estar errado, mas acho que nenhuma lampada de 18000 K tem a radiaçao necessaria para as plantas~.

por curiosidade confirma la so se sao realemente 18000k sff

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já confirmei... é mesmo 18000K. Na caixa da lâmpada diz, Lâmpada de aquario - dá energia espectral apropriada para estimular o crescimento das plantas.

Mas se desligar as bolhas da placa de fundo o filtro de esponja interno (200-400l/h) é suficiente??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O problema é exactamente esse as raizes das plantas crescem e acabam por entrar na placa de fundo, onde abunda oxigénio. As plantas consomem oxigénio quando fazem respiração celular á noite, mas é uma quantidade ínfima. O que consomem em grandes quantidades é o oxigénio, de dia, na produção de glicose para seu consumo através da fotosintese. E esse filtro interior a funcionar sozinho resolve perfeitamente o assunto. O teu aquário deve ter no maximo 40l, se tens um filtro de esponja interno (200-400l/h), já viste bem quantas vezes a água é filtrada num dia? Chega bem...

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Ebaums Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pequeno erro:

 

As plantas consomem oxigénio quando fazem respiração celular á noite, mas é uma quantidade ínfima. O que consomem em grandes quantidades é o oxigénio, de dia, na produção de glicose para seu consumo através da fotosintese.

Acho que querias dizer, consomem em grandes quantidades dióxido de carbono, e não oxigénio...

Já agora, não sei se ficou sub-entendido, de "dia" as plantas não consomem só CO2. também fazem as respiração normal, consumindo O2. Produzem é muito mais O2 do que o que consomem...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão pelos conselhos! Realmente vou mesmo desligar a placa de fundo! Acho q o meu problema era esse e falta de luz... vou tratar disso, comprei um refector para aproveitar melhor a luz da lampada e CO2, vamos ver como ficar!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.