areaia branca!


jusa

Recommended Posts

A areia branquinha a que te referes julgo ser aragonite... mas essa sobe-te o ph, daí ser ideal para aquários de ciclideos africanos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oie

 

A maior parte das lojas de animais vendem varios tipos de areao. É so procurares uma loja que venda esse.

 

De qualquer maneira podes sempre usar areia da praia, tens é de a lavar muito bem e depois de lavada voltares a lavar com agua do aqua onde tens os peixes. Pelo menos foi o que me aconselharam a mim no caso de eu querer usar areia de praia.

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou no AKI, aquilo à primeira vista é um beje manhoso, mas com uma luz azulada em cima dela fica branquinha. Já sabes é que com o tempo fica toda verdinha porque as algas não perdoam...

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor sitio para se comprar areia é num local que venda areia para filtros de piscina. :wink:

 

Encontra-se com vários tipos de granulometria, desde a bem fina á granulometria normal que se encontra nos hiper's ou nas lojas da especialidade.

Não traz impurezas nem matéria calcária misturada.

Não altera em nada o ph da água

 

E fica bem mais barata que a adquirida nos sitios do costume.

O único problema poderá a quantidade mínima que possam vender,

normalmente 5 a 10 kg, mas pelo preço que fica, compensa bem. :wink:

 

Então quando se está a instalar um novo aquário é mesmo recomendável.

 

A areia vendida para aquários em hiper's e lojas de aquariofilia é uma treta comparada com a que referi. :(

 

A areia das praias tem o problema de trazer bocados de concha misturados o que pode endurecer a água.

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apanhei há pouco tempo areia de praia mas ainda não a lavei, ainda está em casa para tratar dela. Mas quanto à areia vendida em lojas da especialidade...(filtros para piscinas etc) parece realmente uma boa alternativa, principalmente se o preço compensar e se não alterar em nada os parâmetros de qualidade da água....

 

cumps :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

areia branca fica lindíssimo em qualquer aquário, no meu caso, tenho pena de ter areão! com os meus camarões Red Cherry ficava muito bonito!

 

a areia branca é boa para as plantas crescerem? eu tenho uma planta natural que se agarrou lindamente ao areão e as raizes estão a crecer muito bem, tal como a planta aparenta um bom crescimento e cor! Já agora, o musgo de java, riccia, glosso etc... espalha-se bem com areia?

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apanhei há pouco tempo areia de praia mas ainda não a lavei, ainda está em casa para tratar dela. Mas quanto à areia vendida em lojas da especialidade...(filtros para piscinas etc) parece realmente uma boa alternativa, principalmente se o preço compensar e se não alterar em nada os parâmetros de qualidade da água....

 

cumps :D

 

A areia de filtros de piscinas é a melhor alternativa.

Eu encontro-a barata, +/- a 20% do preço /kg habitualmente praticado pelas lojas, sejam hiper's ou lojas de aquariofilia (ondo a diferença é ainda maior).

Não altera em nada os parâmetros da água.

É uma areia seleccionada, onde não podem haver residuos calcários para não haver formação de incrustações calcárias nas canalizações.

 

A única dificuldade para alguns poderá estarem encontrar locais onde se venda desse areia.

 

Eu encontro-a fácilmente, por ter uma empresa que faz manutenção de piscinas e afins perto de mim. :D

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a areia de cilica, não tenho acerteza se é assim que se escreve

...,pelo menos esta não altera o PH ...

 

Cumprimetos  

João Fernandes

 

A areia para filtros de piscina, ou qualquer filtro de água, é essencialmente areia de sílica.

Por ser constituida por cristais de sílica bastante duros não há o problema de largar silicatos na água.

 

Vão por mim,... se precisarem de areia,... pelo menos tentem encontrar dessa areia. :evil:

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Estive a ler as vossas mensagens e fiquei com uma duvida :D , porque sempre ouvi dizer que a areia muita fina costuma ser má para as plantas.

 

As raízes têm mais dificuldades em penetrar no solo e podem apodrecer mais facilmente, para além de se poderem formar gases prejudiciais.

 

A melhor areia para aquários é a areia com 3mm.

 

Quanto à questão da cor, esta não deve ter uma cor muito diferente da dos peixes, porque eles gostam de passar despercebidos.

 

Abraços :(

launch1au.gif

 

Eu ja li... e tu?

 

About me http://miguelcpg.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Estive a ler as vossas mensagens e fiquei com uma duvida :lol: , porque sempre ouvi dizer que a areia muita fina costuma ser má para as plantas.  

 

As raízes têm mais dificuldades em penetrar no solo e podem apodrecer mais facilmente, para além de se poderem formar gases prejudiciais.

 

A melhor areia para aquários é a areia com 3mm.

 

Quanto à questão da cor, esta não deve ter uma cor muito diferente da dos peixes, porque eles gostam de passar despercebidos.

 

Abraços :D

 

Óbviamente a finura da areia tem limites, não tanto pela dificuldade que as raízes das plantas tenham em penetrar o solo, mas porque fácilmente poderá ser levantada na coluna de água pelos peixes e ser aspirada para o filtro, podendo danificá-lo.

 

Quanto aos 3mm de espessura,...há muita planta que só se adapta em fundos com areia bem mais fina.

Por exemplo a "Eleocharis Acicularis" excelente planta para primeiro plano, necessita de areia fina para se fixar.

 

Um fundo com areia fina tem outra vantagem,... restos de comida não se infiltrarão tão fácilmente entre a areia, infiltrando-se no "solo", originando os tais gases prejudiciais.

 

O limite minimo da areia poderá ser 1,5mm sem problemas na camada superior do fundo do aquário, misturada com outra de granulometria superior, e areia mais grossa por baixo.

 

Mas isto é só uma base de partida, pois as regras para os plantados não são tão lineares como isso, ás vezes cada cabeça sua sentença,... cada planta tem o seu tipo de solo preferido, cada biotopo o seu género de solo. :shock:

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ando agora a querer comprar esse tipo de areia para o meu aquário e estava a pensar ir amanha à loja de animais comprar e penso que o preço seja 5 kg 10 euros se não me engano mas, já que vi aqui isto agora, alguem me sabe dizer na zona de setúbal onde eu posso encontrar esse tipo de areia para filtros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ando agora a querer comprar esse tipo de areia para o meu aquário e estava a pensar ir amanha à loja de animais comprar e penso que o preço seja 5 kg 10 euros se não me engano mas, já que vi aqui isto agora, alguem me sabe dizer na zona de setúbal onde eu posso encontrar esse tipo de areia para filtros?

 

Maryyy,...

Este tipo de areia não se encontra á venda em qualquer local.

Pesquisa na net alguma empresa que faça manutenção de piscinas na tua zona, talvez seja a maneira mais fácil de a encontrares.

Com toda a certeza haverá várias empresas deste tipo na zona de Setúbal.

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso há em qualquer loja de manutenção de piscinas? Eu conheço 1 ao lado do forum montijo mas a minha duvida é se será que tem.. mas pois.. nao tenho outro remedio senão ir lá perguntar lol

 

Obrigado pela atenção :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos já há algum tempo que não passava por aki mas como vou ter k fazer mudancas o aqua não pode lá ficar o bichinho das duvidas e alterações fez-me voltar ao forum.

A minha questão e para a maryyyy especialmente pois moro na zona do barreiro e gostava de saber se encontraste essa a areia e a k preços e quais as quantidades?

Gostava de colocar essa areia branquinha no meu aqua mas tenho medo das alteracoes de ph.

E segundo os vossos comentarios essas das piscinas é do best sera´????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca da areia de piscina, uma chamada de atenção de que há com grãos de tamanho diferente- é só para previnir no caso de não haver na loja e que surja a pergunta "quer encomendar?"...

 

Acerca de "areia mesmo branca ", encontrei numa "loja de animais", uma areia que acho que é dada a pássaros, mesmooo branca , muito fininha e leve ...custava 50 centimos o kg

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de colocar essa areia branquinha no meu aqua mas tenho medo das alteracoes de ph.

E segundo os vossos comentarios essas das piscinas é do best sera´????

 

A areia para filtros de piscina não altera o Ph da água.

A utilização dessa areia em filtros de piscina tem mesmo essa finalidade, não endurecer a água, par anão haverem incrostações nas canalizações.

 

Desde que o fornecedor dessa areia seja fiável, não haverá nenhum problema.

 

O único problema será a quantidade mínima que vendem.

Mas compensa.

Eu comprei, ficou mais barata, e ainda me sobraram uns kilos, que ficaram reservados para um próxima necessidade.

 

O único cuidado a ter é haverem granulometrias bem finas dessa areia, pouco recomendáveis para os aquários.

 

É tudo uma questão de cuidado na escolha.

 

Cunprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fx4ever2 e sabesme dizer em quanto é que ficou e a quantidade minima que conseguiste comprar? Para mim bastava-me uns 10 kg penso eu

 

Maryyy...

Não te posso dizer em concreto quanto custou,... já passou mais de 1 ano desde que adquiri.

 

O que te posso dizer é que fiquei danado pela diferença de preço, muito mais barata, e pela diferença de qualidade, muito melhor.

 

Na altura da reinstalação do aquário (100X50X40) há +/- 2 anos, por não querer utilizar areia do mar (apesar de viver junto a ele) andei a comprar saquinhos de 1kg de areia de má qualidade pelos Aki's, Continentes e afins, a preços exagerados.

 

Há cerca de um ano necessitei de mudar o aquário de local, e por não gostar do areão que tinha no "áqua", já informado onde podia adquirir a areia de filtro de piscina, foi isso que fiz, e tive uma agradável surpreza.

No preço e na qualidade.

 

A quantidade mínima que vendiam era sacos de 10 kgs.

Fiquei tão agradavelmente surpreendido com o preço, que conhecendo os preços praticados nos locais do costume para a aquariofilia, comprei 2 sacos de granulometrias diferentes, apesar de não precisar de tanta areia, pois parte do areão que já estava no "áqua", ficou.

 

Fiquei com uma boa reserva. :wink:

 

ps. - tudo o que eu digo a respeito de preços pode não ser uma verdade absoluta, pois outras empresas podem praticar preços mais elevados,

mas vale sempre a pena pesquisar.

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á questão de as plantas não agarrarem bem á areia pensei no seguinte...

 

meter areão até uma altura de cerca de 4-5 cm, e depois cobrir mais 1 centímetro com a tal areia branca que temos falado aqui (das piscinas).

 

Penso que assim poderia-se solucionar o problema do fraco e deficiente crescimento das plantas.

 

Tou a pensar em fazer o que disse aqui atrás, meter o areão, enxer com água até tapar o areão, meter as plantas que quero á partida que cresçam, depois meto a areia, encho de água, coloco o resto da "decoração" e depois mete-se o aqua a ciclar!

 

deixem aqui a vossa opinião sobre esta minha ideia! Prque foi agora que me surgiu e claro que não tenho nenhum tipo de certezas!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o tempo, a areia fina vai misturar e "descair" no meio do areão. Não consegues o efeito pretendido por muito tempo.

 

percebo o que dizes, mas entretanto á medida que "descai" as raizes já nao terão crescido até um tamanho bom?

 

Já agora, fugindo um pouco ao topico, quanto deve ter um aqua no mínimo para ter um ramirezi?

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.