Que filtro usar no meu aquario?


sergioferro

Recommended Posts

Tenho um aquario de 120l, comprei-o já montado a alguém que não se interessava muito pelos peixes, por isso, queria mantê-lo da melhor forma possivel.

tenho feito tudo como tenho visto em sites e o que me tem aconselhado em lojas de animais, mas agora tnho uma duvida.

Aconselharam-me a trocar de filtro (tenho 3 filtros internos, 2 shark e um fluval pequenino), mas aconselharam-me a trocar por outro, só que alguns dizem para trocar por um externo e outros por um bom filtro interno, visto ser um aquario nao muito grande, Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua dessa dimensão e sem saber que peixes tens, um filtro externo seria melhor. Com um débito de 400 l/h ou mais. É considerávelmente mais caro que um filtro interno com a mesma capacidade, mas é mais eficaz. Se tiveres muitos peixes podes ter um externo e um interno em simultâneo.

 

Vê os exemplos dos aquas em www.aquariofilia.online.pt.

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio.

Também já tive um filtro externo e sem dúvida que é melhor, apesar de bastante mais dispendioso. Tens de ter em conta que para além do filtro tens de adquirir as várias cenas que colocas lá dentro, senão não tiras proveito dele.

 

É mais vantajoso principalmente por esta razão, logo a água terá um melhor tratamento. Quanto aos materiais a colocar no filtro não te posso ajudar, porque o meu era muito básico: fibra de algodão, carvão activado e mais algumas cenas que me davam.

 

Outra vantagem, que a meu ver é fantástica, é o facto de simular a chuva. Imagino que agradará muito aos peixes pois, apesar de nunca terem sentido a chuva, lá no íntimo compreendem o que ela representa: renovação e oxigenação da água. Para muitos peixes induz a reprodução.

 

É um facto que o aqua não é muito grande mas se puderes adquire um externo de menor potência, quanto aos modelos também não te posso ajudar. Inté

"Cá se vai andando.. com a cabeça entre as guelras"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pessoal,

por acaso andei hoje a ver uns filtros, e ja estou decidido. Fluval 205, dizem que é para aquas de 200l, mas todos me aconselharam a ficar com este, porque com 5Discus (e mais 2 a caminho), 2 plecostumos e 20 neons, é melhor um pouco a mais que a menos.

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chamo-te à atenção para a da tua futura compra help....tens de comprar outro aquário help. Se bem percebi tens 5 discus em 120l e com perspectivas de mais 2 certo?...pois...convem saberes que os discus têm necessidades "especiais" sendo o minimo aconselhado 1 discu por 40l, ou seja, o teu aquário é demasiado pequeno para tantos elementos dessa espécie...

Com um bocado de pesquisa também saberás que não tens as condições ideiais para os manteres portanto força nas compras :D

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio.

Também já tive um filtro externo e sem dúvida que é melhor, apesar de bastante mais dispendioso. Tens de ter em conta que para além do filtro tens de adquirir as várias cenas que colocas lá dentro, senão não tiras proveito dele.

...

Inté

 

O filtro externo é sempre um bom investimento.

As "várias cenas" para colocar lá dentro serão sempre obrigatóriamenta esponjas (filtragem mecânica) e elementos cerâmicos (filtragem química).

Poderão ser colocados outros elementos dependendo da capacidade do filtro ou das necessidades, mas estes têm que estar presentes obrigatóriamente, para o filtro ter uma boa eficácia.

Desses elementos filtrantes só as esponjas têm que ser substituidas peródicamente(limpas durante as tpa's com água da tpa e substituidas +/- de 2 em 2 meses pois vão perdendo eficácia).

É o único problema pois o preço das esponjas é um exagero.

 

A relação preço -V- eficácia+comodidade é claramente favorável ao filtro externo.

 

O fluval 205 é um bom filtro. help

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.