Alimentação artificial de alevins de discus


Paulo Fernandes

Recommended Posts

Gostaria de saber se algum de vocês já experimentou alimentar os alevins de discus artificialmente.

Sei que o Fernando Soares consegue e está a ter algum sucesso com algumas posturas, alimentando-os nos primeiros dias com gema de ovo e depois com artémia recém nascida.

Eu tenho uma postura com cerca de 100 alevins quase a nadar e vou tentar alimentá-los com gema de ovo (não tenho muitas esperanças pois sei as exigências em termos de água).

Isto parece-me particularmente interessante para quem tenha posturas em aquários comunitários, ou casais que comem os ovos (o meu caso)

Vou continuar a dar notícias desta tentativa. de alimentação artificial

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo. Tens um livro razoável mas que foca esse aspecto bastante bem.

 

Nome: Discus Dreeding for Beginners

Autor: Jack Wattley

Data: 2000

Páginas: 64 (capa dura)

Comentário: Um livro interessante que fala sobre a água, tipos de tanque, compra, criação, alimetação e doenças. Longe de ser um manual de criação como o nome indica. Destaque para o artigo alimentação artificial de recém nascidos.

 

Podes comprar na amazon.com ou então vai a discus world em S. Pedro Estoril que eles têm um exemplar para venda.

De resto da minha experiencia não te posso ajudar mais.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Nuno eu literatura também tenho

Eu já li esse livro todo, e existe também outro "Baby Discus" Art Hayley que tem um capítulo dedicado a ao tema da alimentação artificial.

Mas eu queria saber se alguém já experimentou alimentar os alevins artificialmente e quais os resultados.

envio também 2 fotos tiradas às 8h00. para verem onde é que eu vou efectuar a experiência.

Agradeço que não comentem porque está tudo ERRADO. candidato-me desde já ao pior aquário do mês (por vários motivos).

:D

A caixa branca é onde tenho os alevins e o aquário está separado com uma espuma onde mantenho um casal de blue diamond ( a fêmea está a fazer uma postura, neste momento mas o macho não vai fertilizar os ovos :) )

Pic_238_15.jpg

 

Foto tirada ainda às 8h30 ( podem ver a pessegada que vai para ali) e o reflexo do monitor com o fórum

 

 

Pic_238_16.jpg

 

Os alevins não são dos Blue Diamond, embora ainda na 6ª feira dia 16 tivessem comido uma postura e já estão a fazer mais uma que não vai servir para nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Paulo !!

 

Estas todo "viciado" ehehehe !!! como eu sei o que é isso e ja me vi a tentar tudo e mais alguma coisa no passado para fazer sobreviver essas coisas minusculas que são os alevins de discus :) mas são lindos...

Bem a forma que inventas-te não esta de todo errada mas penso que dessa forma , qualquer alimento que vás dar aos pequenos vai acabar com a água dos grandes ;( do fantastico casal de blue diamonds que invejo :D) que tens ai!

 

Em relação á comida vou ser como sabes sincero , nunca consegui criar arteficialmente porque obviamente nunca tive tambem tempo para isso. Será o mesmo que criar canários , papagaios , etc á mão. Tens de alimenta-los varias vezes ao dia e mudar a agua meia hora depois , sempre com uma pedra difusora e a uma temperatura no minimo de 26º/27º.

 

Vi na Asia quem cria-se á mão , em Portugal só conheço duas pessoas com sucesso , um dos casos é recente e deves conhecer o Fernando da Marinha Grande que está a ter sucesso;) e podiamos todos acompanhar as suas criações !! À uns anos atras estive varias vezes com um amigo criador que fez isso e conseguiu faze-los crescer até ficarem adultos . Eram os seus meninos e na realidade ficaram peixes fabulosos. Lembro-me de quem não andava fabuloso era o Antonio Grencho que tinha umas olheiras enormes de se levantar de madrugada para dar de comida aos "meninos" , as suas olheiras eram enormes , mas a verdade é que conseguiu. Lembro-me de ele explicar que desfazia a artemia recem nascida com gema de ovo , sempre com uma pipeta numa bacia de água . Ai uns 3 litros de água , apenas com uma pedra difusora e a temperatura ambiente de 26º/27º..enfim , mais um "viciado" como todos nós , mas num estado bem avançado :o)

 

A verdade é que foi o unico que até á pouco tempo tinha conhecimento , agora temos o Fernando que poderá colocar umas fotos como tu e partilhar a sua experiencia neste mundo fantastico dos discus.

DE qualquer forma nada como tentarmos inventar nós proprios uma solução , olha vai continuando a enviar este tipo de posts e a partilhar esta tua experiencia com todos nós.

 

Um abraço

 

HUGO

 

 

P.s Das vezes que tentei fazer comida para os alevins criados á mão por mim , fiz o seguinte menú;

 

Artemia recem nascida esmigalhada , gema de ovo e um alimento da Warley em pasta para alevins recem nascidos, tudo bem misturado com uma gota de vitaminas aonde a D3 estivese presente .

 

Nunca tive sucesso porque tinha de alimenta-los e depois mudar águas , tudo isto mais do que 2 vezes ao dia ...não consegui ;((...talvez um dia ...espero !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Paulo, pelo que consegui ver acho que tens pouca agua no recipiente.

Deves ter tambem um tubinho de ar a criar alguma turbulencia na superficie da agua.

So deves começar a alimentar depois de todos os alevins nadarem livremente.

Depois é só ter um pouco de paciencia.

No meu caso alimento mais ou menos de 2 em duas horas e mudo a agua a cada refeiçao, tendo o cuidado de limpar bem o fundo para não acumular restos de comida .

 

Para isso preparei um aquario com agua preparada de forma a conseguir fazer todas as operações o mais rapido possivel.

 

 

O aquario preparado

Pic_329_2.jpg

 

 

E este é o recipiente com os alevins

Pic_329_1.jpg

 

 

Um abraço e boa sorte

fsoares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fernando!

 

 

Estou :wink::shock::shock:

Deves ter um "estamine' " espectacular, a ver pelas fotos !!! Assim acho que la' se vai o po's-operatorio !!!! :shock::?

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu agora depois do "desafio do Vitor Hugo fiquei com a responsabilidade de manter actualizado este tópico.

Então cá vai:

 

Os alevins começaram a nadar livremente, são entre 90 a 100, faço mudanças frequentes de água (totais) do recipiente (de 4 em 4 horas menos à noite).

 

Coloquei uma pedre difisora como o Fernando Soares sugeriu, e comecei a alimentálos com um pouquinho de gema de ovo cozido.

 

Já morreram cerca de 7.

 

Agora comecei a experimentar colocar um pouco de gelatina , na gema de ovo, para dar mais consistência à mistura e assim a mistura poder aderir às paredes do recipiente, permitindo dessa forma os alevins "debicar" ovo.

Parece-me que desta forma conseguem alimentar-se melhor porque sem gelatina o ovo desfaz-se no fundo e eles não comem.

 

Quanto à outra postura de Blue Diamonds, curiosamente ainda não a comeram e estão muito interessados nela, vamos lá ver no que dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é tens razão eu coloquei um tubo do ar a deitar bolhas e não uma pedra difusora.

A ideia da gelatina pareceu-me um boa ideia (li num livro) e os alevins ficam bastante tempo a debicar na mistura. Se vai resultar ou não?...

A ver vamos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!

 

Caro Fernando e Paulo para que fique registado para o futuro e possivelmente um desafio para alguns que estam a seguir este tema !! Pois poderemos no futuro ficar com a vossa experiencia aqui testemunhada. Se bem, como costumo dizer nada como a experiencia vivida ... Digam quais os Phs , temp. No2, No3 e Condutividade quantas vezes mudam a água do "ninho" de alevins .

 

Se quiserem vir buscar mais dois cones de ovos tenhos aqui com 24 h , depositados . Na verdade já percebemos que águas diferentes e baixas de temperatura em ovos com 24 h não os impedem de includir .

 

Um abraço

 

Vitor Hugo Quaresma´

 

Discus World

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pessoal eu agora tenho um problema grande.

NÃO QUERO IR TRABALHAR :arrow::arrow::arrow:

 

Sem ter descoberto nada de novo, julgo que a gelatina junto com o ovo deu algum resultado. Senão vejamos:

 

Ontem depois de ter feito pela segunda vez a mistura (desta vez com um pouco menos de gelatina e muito ovo) coloquei na borda do recipiente aos bocadinhos... e quando fui mudar a água qual não é o meu espanto quando reparo que os alevins tinhas a barriga amarela. ( o que até aqui não acontecia).

 

Esta manhã (7h30) não tinha alevins mortos.

 

Este para mim é o passo mais difícil (pôr os alevins a comer), porque manter a água limpa com mudanças de água apenas requer tempo e paciência, que poderá ser reconpensado com uma baixa taxa de mortalidade.

 

Depois envio o set-up (para vocês se rirem um bocadinho) desta experiência, mas sempre vou adiantando que tenho a água a 28º e lá tenho que ir desarrumar o Kit de testes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Vitor

 

Como sabes eu nao ligo grande coisa aos valores da agua.

Nem sequer tenho testes dentro da validade

 

Mas como falaste nisso, ao almoço fui verificar os unicos parametros que o aparelho da Hanna mede.

 

E os valores são estes

 

 

temp 30

ph 7.51

ms 180

ppm 90 (sinceramente não sei o que e isto)

 

No2 e No3 não tenho testes.

 

 

Mudo +-90% da agua antes de os alimentar.

 

Hoje não posso ir a Lisboa para trazer os cones. Fica para a proxima.

Estou bastante animado em relaçao aos ovos que vieram daí.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Grande Paulo!!

 

Pois eu sei , já chegamos a um ponto que olhamos para os peixes e testas bah!! :arrow: só mesmo quando algo está mal.

Mas vá , estamos á espera para vermos as diferenças entre duas criações de discus em sitios totalmente diferentes com quimicas de água diferente ..e em principio tudo diferente , mas será importante não tenhas duvida !! para todos nós... :arrow:

 

Sabes a essencia da aquariofilia para mim está bem aqui presente , partilhar experiencias e opiniões é assim que aqui ando á 16 anos e não consigo tirando raras excepções com algumas pessoas atingir esse meu objectivo.

 

Eu entendo perfeitamente quando dizes que não te apetece trabalhar agora imagina 20 casais de discus a criarem todos ao mesmo tempo , cruzamentos de brancos com azuis e eu a trabalhar , a pensar como estariam os meus meninos em casa . Bem olhava para o relogio mais de mil vezes para ver se a hora de saida do trabalho estava cada vez mais perto :arrow:

 

 

Em relação á temperatura penso que quanto mais alta melhor , o metabolismo aumenta e provavelmente eles vão comer mais e crescer mais depressa o que dizes disto , podias fazer uma experiencia ...

 

Como sabes quando a temperatura esta alta na casa dos 30º os ovos enclodem em 48h mas se a temperatura estiver abaixo dos 29 leva um pouco mais cega a ser dois dias e meio.

 

O mesmo passa-se com o crescimento dos alevins fiz uma experiencia uma vez e deixei a temperatura do casal com filhos nos 26º passados 6 dias o crescimento era muito pequeno em relação a outro casal com peixes nascidos no mesmo dia ....

A mesma alimentação a mesma agua as mesmas vitaminas tudo igual ...

 

Bem vão dando noticias

 

Um abraço

 

HUGO

 

Discus World

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me ver se eu ententí, vocês têm alevins da mesma ninhada a crescer em locais diferentes? Isso é muito interessante, n percam essa oportunidade de registar tudo o que conseguirem para comparar no fim e expecular sobre possíveis efeitos das variações no crescimento dos mesmos.

FSoares, n te preocupes c/ NO2 e NO3 com as mudas que fazes, mede sim a amónia (NH4) que é o mais tóxico e o único que deves poder ter.

És de onde? eu posso ceder-te o meu teste c/ todo o prazer. É o meu contributo para esta interessante experiência.

 

Um abraço, e continuem com este excelente thread.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

MrPCB, não os alevins não são da mesma ninhada.

 

Os do Paulo nasceram em casa dele.

 

Os meus são provenientes duma postura feita por um casal que o VH vendeu ao amigo Paulo Serrano.

Como eu ja tinha conseguido algumas posturas com alimentação artificial, o Vh perguntou-me se eu queria o cone com ovos.

Assim o cone veio com ovos desde Cascais ate minha casa, os ovos eclodiram, e agora tenho algumas dezenas de alevins ja a comer artemia.

 

Pic_329_29.jpg

 

O curioso, é as voltas que os ovos deram com o Serrano as duas da manha a 200 a hora na A8, um transbordo em Leiria do carro dele para o meu e so fungaram para aí uns dez ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu hoje vou saír com a minha mulher (tenho que lhe fazer algumas vontades) porque ela é a minha melhor aliada nesta aventura dos peixes.

(Leiam o artigo do Fernando Ferreira no jornal do CPA ou na Aquamania nº 3 ele diz lá tudo).

Ainda não é hoje que vou fazer os testes à água.

 

Por agora só tenho procurado manter a água o mais limpa possível e segui o conselho do VHQ subir a temp. para os 30º

 

Agora o "segredo" está na combinação entre o ovo e a gelatina.

Para ficar capaz dos alevins comerem não pode ser muita gelatina.

Tem que ficar estilo uma "papinha mole" coloco no bordo do "taparwere"

e encho de água até ficar a mistura metade dentro de água e metade de fora de água.

tudo isto em pequenas quantidades como é lógico.

 

Vejo os peixes bastante activos e com a barriga amarela.

 

Uma pergunta.

Que acham de adicionar vitaminas à mistura? Era capaz de ser boa ideia

 

Notícias do casal de Blue Diamond que se encontra ao lado

Tal como eu previa os ovos não foram fertilizados e fungaram todos, mas os pais não os comeram. Uma excelente notícia

A teoria dos pequenos passos é sempre importante

Hoje retirei os ovos brancos fiz uma limpeza no aquário e... Já querem pôr outra vez!!!

 

Espero que desta vez não comam os ovos.

 

Por agora vou ao Teatro com a Amélia, mas o "prometido é devido", já dizia o Rui Veloso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro!!

 

Vou passar a explicar à cerca de uma semana tinha na loja um casal de white pigeon simplesmente fantastico que estava guardado para um amigo do Fernando Soares. No dia em que o amigo do Fernando Soares veio buscar esse casal é uma vez mais desovou . Na altura telefonei para o Fernando e perguntei se o amigo podia levar o cone com a desova dentro de água e se ele tinha lugar para ele . Assim aconteceu o cone chegou a Leiria (Marinha Grande) passadas 2 h e entrou numa nova água...entretanto os alevins eclodiram( já sei escrever :) ) na casa do Fernando e lá estam a sobreviver ...á conta do esforco e a dedicação do Fernando Soares...

 

That´s all

 

Um abraço

HUGO

Discus World

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desde já felicito-vos não só pelas criações que têm neste momento mas também pelo entusiasmo e empenho que nelas colocam! :)

 

Este tópico vai certamente ajudar muita gente no futuro! :)

 

Tem que ficar estilo uma "papinha mole"

A papa é feita na hora? Ou existe a possibilidade de fazer e guardar para 2/3 refeições seguintes?

Já agora que quantidade de gelatina usas para 1 gema de ovo?

 

Continuação de bom trabalho e felicidades.

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

 

 

Antes demais queria dizer que estou adorar este topico!!

À anos vi um filme sobre este tipo de criação na Asia...e estranhava que em Portugal ng conseguisse o mesmo. :wink: Ainda bem que sim!!:wink:

 

Estou é cheio de inveja!!!!!!

 

Vitor, se Lx não fosse tão longe acredita que ia buscar um desses cones!!! :D

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pois é!... Ah pois é!...

Fiz asneira e da grossa.

Ontem quando vim do Teatro NÃO MUDEI A ÁGUA e esta manhã estavam quase todos mortos, salvaram-se 14 e desses penso que alguns não se safam.

 

Seve isto para fazer realçar mais uma vez a importância da limpeza e da água... mas eu já sabia, mas eu já sabia, mas eu já sabia.

 

Bem isto serve de lição a todos. Trabalha-se no fio da navalha em que a diferença entre o bestial (ontem e a besta (hoje) é muito ténue.

 

Um professor meu uma vez disse-me que a escala de avaliação (de 0 a 20) é redonda e não linear, ou seja quem está próximo do 20 pode-se convencer que não chega/que é fácil/ghegar onde chegou e ... dá um passo em falso e vai para o 0.

 

Não vou desistir, mesmo sem o mesmo entusiasmo, penso que dei um pequeno passo na direcção certa.

 

Agradeço os vossos incentivos e... experimentem também pode ser que consigam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Paulo as mudas frequentes são essenciais.

Força não desistas que para a proxima vai ser melhor.

 

No meu caso, antes de ter conseguido criar alguns tambem me morreram imensas posturas.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais