Comedores de algas em aquario de ciclideos


Recommended Posts

Olá

Será seguro, para a saúde dos mesmos, colocar Otocinclos, Comedores de algas chineses, "Raposas voadoras" e afins, em aquários de cicídeos africanos nomeadamente Malawi?

Será que aguentam sem problemas pH na ordem dos 8.2 e dureza total de 15?

Saudações aquariófilas

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querendo ter um aquário de um determinado biotopo não vou querer misturar espécies de outro biotopos, é uma questão de gosto pessoal... por isso procuro sempre não recorrer a comedores de algas "estranhos" :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas estão lá na mesma só não gosto de grandes "vasculhos" :lol:

 

Agora cada um se as quiser de alguma forma combater que o faça como bem entender, eu adoptei a minha estratégia 8)

 

Nem sei porque se devem substítuir os filtros dos ares condicionados de nossas casas e se deve manter uma humidade adequada e até porque não usar um purificador. É porque se tivermos melhor qualidade do ar melhor "vivemos", aqui o principio é o mesmo... penso eu de quê!

E mesmo assim defesas para quê para estarem disponíveis a voltarem aos lagos de onde os trisavós vieram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo que os quero ambientar a um aquário limpo e conforme eu gostar de o ver, nunca descuidando os parâmetros essenciais para o seu bem estar.

Acho obvio que qualquer peixe que tenha nascido em aquário e que esteja habituado a determinadas condições viesse a sofrer bastante e secalhar até nem sobreviveria nos lagos de onde os seus trisavós emigraram :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...a comparação com os aparelhos de ar condicionado é algo estranha... até porque estes estão directamente relacionados com problemas de saúde (mesmo quando os filtros estão limpos). :lol:

Quanto às defesas, o mesmo se passa com as pessoas. Aquelas que evitam constantemente o contacto com as condições ambientais externas, estão muito mais vulneráveis a doenças.

Quanto aos peixes não precisarem de defesas fora do lago...Se os teus peixes vão viver o resto da vida em aquários com uma UV ligada, talvez corra tudo sempre bem... Se, mesmo assim, adoecerem (esperemos que não) verás a dificuldade em tentar curá-los sem a ajuda das suas próprias defesas. Afinal, a capacidade de recuperação dos ciclídeos é algo de tipicamente fenomenal.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o problema das UV's e dos peixes não desenvolverem defesas, é que cada vez que comprares um peixe novo ele será quase uma ameaça para o teu aquário, isto porque qualquer pequeno problema que ele possa ter (que nele não se manifesta devido a ter defesas naturais) pode se tranformar num grande problema para os teus peixes habituados a esse ambiente controlado criado pelas UV's.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vamos deixar esse embroglio :lol: dos UV'S para outro tópico.

 

José Lima Duque    

Olá

Será seguro, para a saúde dos mesmos, colocar Otocinclos, Comedores de algas chineses, "Raposas voadoras" e afins, em aquários de cicídeos africanos nomeadamente Malawi?

Será que aguentam sem problemas pH na ordem dos 8.2 e dureza total de 15?

 

Para ciclideos lago Malawi umas alguitas é bem bom para a dieta dos bichos, se pensares em usar um comedor de algas os CAE adaptam-se bastante bem (isto de acordo com a minha experiencia)

 

Abraço

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi os fabricantes de UV's com outra teoria: que os UV's ajudam a criar resistência a doenças.

 

Isto porque os UV's não esterilizam a água a 100%, ou seja, os peixes continuam a manter contacto com doses "homeopáticas" de bactérias, virus e parasitas que lhes permitem manter o sistema imunitário em funcionamento de uma forma mais segura.

 

Mas não sei nada acerca de experiências controladas.

 

No Brasil parece-me tar a haver um grande interesse por este tipo de equipamentos, talvez devido a eles terem começado a fabricá-los por lá a baixo custo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Em primeiro lugar, agradeço as respostas dadas, pois já me serviram para esclarecer muitas coisas.

Na realidade tenho alguns Mbunas mas, as algas que, por ora consomem não chega para a produção...Talvez quando crescerem...

Vamos ver o que consigo com as mudanças de água.

Quanto à não introdução de espécies estranhas ao biótopo, também gostava de o não fazer. E os caracois? São oriundos do Lago?

Quanto aos UV ainda não tenho neste aquário, mas uso-os com sucesso quer no aquário de água salgada, quer num plantado com 2 metros que tenho há 2 anos. Na minha opinião penso que a água não fica totalmente esterilizada, e ainda temos o solo e a sua superficie com muitas bactérias... Consegui, isso sim um maior controle sobre algumas algas e sobretudo sobre doenças, pois nunca mais tive qualquer caso de pontos brancos a contagiar os peixes, mesmo nem sempre tendo o cuidado de fazer quarentenas apropriadas.Na minha experiência parece-me haver menos epidemias no aquário e não me parece haver menor imunidade nos peixes, pois além das perdas serem excepcionais, já me aconteceu introduzir um peixe doente, este chegar a morrer e a doença não se propagar aos restantes, coisa que antes do uso dos UV sucedia amiude, pela tal falta de cuidado com as quarentenas...

Não estou a aconselhar ninguém a comprar um aparelho de UV e abandalhar os cuidados, mas todos sabemos que nem sempre se cumprem as leis...

Saudações aquariófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que alguem tambem se dá bem com os UV's já estava a colocar em dúvida o seu sucesso a longo prazo porque a curto parece-me estar a resultar bastante bem!

 

Sobre os caracóis que sugeri, o: Neritina Natalensis, são bastante eficientes! são capazes de limpar uma rocha num só dia... fica completamente liberta de verde! Ainda hei-de colocar aqui fotos do antes e depois para v/ comprovar :oops:

É proveniente da africa do sul, podes ver mais informação aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e se as algas forem castanhas?

 

tudo bem que umas alguitas num aquario de tanganicas nao façam mal... mas deixar de ver os peixes...

 

Tenho tido problemas com algas castanhas num aquario de 60cm com um casal, e respectivas 3 prols, de simillis e duas ou tres anubias pequenas.

 

O aquario tem:

2 peixes adultos e muitos alevins, todos com menos de 1cm

conchas com fartura

2 anubias

areia branca de filtro de piscina, uns 5cm de altura

 

e ultimamente tambem tem algas castanhas, a fugir para o preto, a tomar conta dos vidros onde nao posso limpar. (junto as conchas nao mexo para nao perturbar os piqueninos)

 

ha alguma coisa a fazer contar estas gajas?

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e se as algas forem castanhas?

 

tudo bem que umas alguitas num aquario de tanganicas não (palavra corrigida) façam mal... mas deixar de ver os peixes...

 

Tenho tido problemas com algas castanhas num aquario de 60cm com um casal, e respectivas 3 prols, de simillis e duas ou tres anubias pequenas.

 

O aquario tem:

2 peixes adultos e muitos alevins, todos com menos de 1cm

conchas com fartura

2 anubias

areia branca de filtro de piscina, uns 5cm de altura

 

e ultimamente tambem tem algas castanhas, a fugir para o preto, a tomar conta dos vidros onde não (palavra corrigida) posso limpar. (junto as conchas não (palavra corrigida) mexo para não (palavra corrigida) perturbar os piqueninos)

 

ha alguma coisa a fazer contar estas gajas?

 

Compra umas quantas Neritina Natalensis

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais