Recommended Posts

Depois de muitas consultas, resolvi que no meu novoa salgado terei uma coluna seca, com um só furo de 2", para tubo de 50 m/m.

Terá também uma válvula de esfera para controlar o fluxo de escape.

Quanto ao retorno, tenho uma Ocean Runner 2500, e terá tubo (mangueira) de 25 m/m.

Pic_5522_10.jpg

Pic_5522_9.jpg

 

Poderá parecer estranho tantas peças, mas pretendo reduzir o fluxo de 50 m/m para o tubo final (onde vai estar a válvula) com 40m/m.

As junções destinam-se também a passar de tubo roscado para tubo de colar.

Digam algo sobre esta minha solução, e agradeço critícas que possam melhora.

Bom Ano a todos

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Melo Ribeiro. :?: :D

 

Porque razão vais colocar o crivo se vais ter coluna seca naturalmente vais meter o pente na passagem do aqua para a coluna, ou não?

Já agora diz-me onde tens arranjado esse material sem ser de roscar em PVC rigido porque eu tenho tido muita dificuldade em arranjar isso e como sou perto do Porto provalvelmente tambem poderei comprar aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno:

Tenho seguido a montagem do teu salgado desde o inicio.

Foi devido a ele que optei pelo furo de 2" (50 m/m).

Quanto ao crivo enviei mp.

Bom Ano Novo

 

Oi,

 

Porreiro espero que o meu post possa ajudar nalguma coisa, é esse o principal intuito :D

 

Quanto ao crivo estive a ver o desenho em cima e na minha coluna molhada não sei como o adaptar. A ideia era meter na curva de 50mm que tenho para a captura de água.

 

Obrigado.

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não vejo qualquer (palavra corrigida) problema em dizeres aqui onde compraste o crivo. Não é necessário ser apenas por MP. Seguramente, mais membros estaraõ curiosos em saber.

 

Concordo! :D :wink:

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o Bruno:

A rosca que o crivo tem é de polegada e meia, e em mm tem 47.

Para entrar num tubo de 50 sem rosca, teria de ser ligeiramente limada ou lixada a rosca.

Quanto ao local onde comprei devo esclarecer que precisamente devido à dificuldade em conseguir isto, numa incursão que fiz por muitos locais "manhosos" adquiri várias peças, e uma máquina para fazer rosca em PVC.

Como os tópicos que fui colocando indicando isto mesmo foram sendo sucussivamente apagados, o pessoal ficou sem saber o que se passa.

Quanto à MP para o Bruno não foi a indicar nenhum local de compra.

Bom Ano Novo

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como os tópicos que fui colocando indicando isto mesmo foram sendo sucussivamente apagados, o pessoal ficou sem saber o que se passa.

 

Explica-me lá a que tópicos te referes? Que eu tenha conhecimento não foram apagados tópicos, muito menos com informações importantes!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Melo Ribeiro,

 

Bem, esse crivo tem muito bom aspecto, também estou curioso para saber onde compraste?!

 

Se me permites algumas questões: porque é que estrangulaste o diâmetro do passa-muros? Se tens coluna seca porque não utilizar um Durso para reduzir a queda de água tornando o aquário mais silencioso? Calculo que a tua coluna seca tenha uma grelha (para impedir os peixes de saltarem lá para dentro), achas mesmo esse crivo necessário? Digo isto porque com o tempo vão-se acumular na coluna seca sedimentos e algas que podem diminuir e/ou obstruir a passagem de água para sump.

 

Boa festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ricardo:

O não se pode chamar estrangulamento, pois não é essa a função daquele anel.

Destina-se tão-somente a converter o passa muros que é de 2 polegadas (material de rosca) para a medida correspondente (50 mm) em tube sem rosca. (PVC de colar).

Quanto ao crivo, acho necessário porquanto, mesmo existindo a dita grelha na coluna seca, corremos sempre o risco de um peixe ou camarão, saltar e ao entrar no passa-muros poder ficar a entupir a válvula que eventualmente estará semi-fechada. Aí, teriamos inundação.

Quanto às algas e sedimentos, suponho que em aquariofilia são factores que existem e existirão sempre. Nada que uma boa escova de cozinha c/cabo comprido não resolva.

Ainda quanto aos crivos, tenho alguns, pois comprei-os todos , e eram poucos, que existiam numa casa de artigos para tubagens de rega. durante as minhas incursões por estabelecimentos "manhosos".

Estes crivos, destinavam-se a ser utilizados em mangueiras de extracção de água dos poços. Ficaram por 5 € cada.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais reduzir muito o fluxo? Olha que pode ser perigoso sem uma escapatória alternativa.

 

Uma alternativa um pouco "à bruta" é fazeres a captação de água para a OR 2500 próxima da superfície da sump.

 

Assim se houver entupimento só vai para cima uma quantidade limitada de água (defendes-te da inundação) e a bomba como está imersa agenta bem o fncionamento seco durante o tempo suficentente para te aperceberes pelo ruído.

 

PS - a tua válvula é exactamente igual à minha :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno:

Não haverá qualquer redução de fluxo, a não ser aquele estritamente necessário para evitar qualquer ruído.

O passa-muros tem, em mm, 46, e o tubo que vai ser colado no anel redutor, tem 45 mm.

Quanto à captação com a bomba à superficie, é daquelas ideias que de tão simples, nunca me teria ocorrido.

Gostaria que alguém me dissesse se tem para venda aquele materia, perfurado que se costuma colocar nas sump's para elevar bombas, escumadores, etc.

Parece que tem um nome parecido com "ecritte" se não me engano

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Melo,

 

Quais são as medidas do aquário (100x?x60)? Vidro de 12mm parece-me um exagero, diria que 10mm com travessas a toda a volta é suficiente. Não me leves a mal mas esse furo também é excessivamente grande e consequentemente exige uma coluna seca que te vai roubar espaço e ser insuficiente para a instalação de um Durso. Não percebo a utilidade daquele furo de 30mm, será para a entrada de água? Se for recomendo-te que faças a entrada exteriormente utilizando simplesmente um "pescoço de cavalo" (menos furos no vidro, menos canalização dentro do aquário).

 

Voltando um pouco atrás, pareceu-me que queres reduzir o fluxo na descida fechando a torneira de forma a impedir que o ar entre e o tubo de descarga para a sump fique ferrado, este método deve ser utilizado se tiveres uma saída de emergência caso ocorra um desiquilíbrio no fluxo aquário > sump! Para tal recomendo-te 2 furos de diâmetro mais reduzido.

 

O meu conselho é repensares o teu projecto.

 

Boas festas,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo:

As medidas são 100x60x60.

Efectivamente, consultei de novo o programa que tenho sobre aquariofilia, e o mesmo determina realmente a espessura 10 mm, para 100x60 altura.

Quanto ao problema de haver um entupimento, o caso estará resolvido com a solução que o Nuno apresenta aqui neste tópico.

O furo que vês de 30 mm e feito na travessa francesa, para que a ponta do tubo (pescoço) de retorno entre.

Este processo já se encontra no aqua que tenho presentemente.

De qualquer forma obrigado pela tua opinião, que terei sempre em consideração, nos passos futuros.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho um furo de 50mm de diâmetro numa coluna seca com 20 x 20cm que me possibilita ter um Durso de 40mm para redução do barulho (ficando a torneira toda aberta). A bomba de reposição é de 3400l/h e o aquário tem 2m.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho também um aquário de 1m com um furo de 35mm em que não existe coluna seca ficando o aquário mais espaçoso. A bomba de retorno tem um débito de 1200l/h. A circulação aquário > sump não necessita de ser muito forte. Para teres circulação dentro do próprio aquário utilizas bombas tipo "powerhead" ou então loops fechados.

 

Qual é o débito da tua bomba de circulação?

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno:

Não haverá qualquer redução de fluxo, a não ser aquele estritamente necessário para evitar qualquer ruído.

 

Ora bem...

 

Eu tive um esquema assim mas sem coluna seca: captação só com um furo, válvula de controlo e bomba a captar na sump quase à superfície.

 

Era uma carga de trabalhos para calibrar em aquilo. Ou ficava sempre um borbulhar chatinho ou então aquilo não se aguentava muito tempo e a bomba ficava a seco.

 

Na minha humilde opinião, esse esquema com coluna seca é bem mais seguro por isso não deves ter prolemas principalmente porque a coluna seca é estreita.

 

Esta coisa funciona porque qualquer redução de fluxo estranha que ocorra na válvula resulta numa subida marcada do nível na coluna seca. Ora a água, quanto mais alta tiver, com mais força cai por isso volta a passar mais água e estabelece-se um equilíbrio estável. Com uma coluna seca mais "gorda" o equilíbrio é menos estável. Sem coluna seca (como eu tinha antes em água doce) o equilíbrio é um exercício de alquimia. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais