Estes tropheus são malucos!


Nuno Antunes

Recommended Posts

Pois é... um história engraçada que se passou hoje com os meus tropheus e que decidi partilhar convosco.

 

Acabei hoje o tratamento no meu aquário devido a um caso de bloat que me levou 2 tropheus :lol:

Como achei que a culpa era da decoração e da areia resolvi aproveitar que tinha o aquário só com 120L e fazia TPA's de 60L diárias para mudar completamente a areia e meter nova decoração.

 

Assim, ontem à noite coloquei 20kg de areia de filtro de piscina e hoje de manhã coloquei as rochas em posição criando um sistema com algumas cavernas que em poucos minutos estava a ser alvo de uma investigação pela bicharada.

Depois foi tratar de encher o aquário (480L) e alimentar os bichos.

 

Uma das coisas que notei logo, após a alimentação é que os tropheus estavam muito agitados e muito mais agressivos e por isso decidi sentar-me a vê-los um pouco.

Daí a nada um deles chamou-me à atenção pois tinha uma zona branca junto da barbatana anal (é um dos possiveis indicios de bloat). Preocupado e incredulo decidi seguir o peixe que andava doido pelo aquário fora até que por fim se escondeu debaixo de uma das rochas e ficou lá a dar às barbatanas em alta velocidade.

 

Cada vez mais parvo com o assunto fiquei a olhar para o bicho e eis que vejo um ovo a aparecer... e depois desse mais 2 ;)

Claro que a fêmea como boa incubadora bucal tratou logo de recolher os ovos.

O insólito desta história é só um... é que tudo isto se passou sem macho! A fêmea fez a dança toda, tremeu feita doidinha, meteu os ovos, guardou-os na boca... só se esqueceu foi que precisava de um macho para os fertilizar :lol:

 

Nunca tal tinha visto ou lido em lado nenhum mas parece que os meus tropheus têm umas surpresas na manga...

Ah... a fêmea tem os seus 5cm... supostamente só deveria ser sexualmente activa aos 8 a 10cm ;)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a treinar para quando for mais velhinha :lol:

 

Agora já sabes o que fazer para eles começarem a desovar :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um lambardoi fêmea que fez a mesma coisa, alem disso ela tinha a coloração amarela como 1 macho... muito loko

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update :wink:

 

Como seria de esperar a incubação não deu em nada e a fêmea parece-me que ou já não tem ovos ou terá talvez apenas 1 pois ainda anda de boca meio cheia.

 

Fiquei de facto admirado porque as informações que tenho indicam que os tropheus só atingem a maturidade sexual quando têm cerca de 8cm a 10cm mais ou menos (equivalente ao 1 ano de idade).

Agora das duas uma... ou esta fêmea é precoce, o que não é novidade em tropheus embora seja raro, ou então está sub-desenvolvida, algo que não posso saber com certeza pois não sei como estaria antes de vir para o meu aquário.

 

De qualquer das formas já fico a saber que pelo menos dos 17 tropheus um deles é uma fêmea e que pelos vistos os tipos curtiram a mudança de layout e a TPA generosa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, eu ja tive o meu primeiro bébé, pelo menos só vejo 1, a femea não tem mais de 4-5cm, mas pelos vistos deu à "luz". Uma coisa que noto, é que cada vez que faço TPA's aquilo é uma termideira a 100%, quase todos os tropheus andam na termideira, são uns tarados sexuais e só querem ramboia. Também fiz uma mudança de layout, com mais esconderijos, noto que existe um mcho que reclama muito espaço para ele e faz grandes preseguições aos outros, e às vezes ainda vejo umas lutas, mas nada de especial...

Sendo assim, tenho lá um tropheuzito, anda para lá escondido, não o vou apanhar, vou deixa-lo conviver com os pais, tios, tias, primos.... :roll:

 

Queria tirar uma foto, mas é quase impossivel...

 

Mas vou dando noticias.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, um bébé... assim é porreiro love you

 

Eu ontem também detectei uma cena de pancadaria de meia noite entre 2 dos meus peixes. Calculo que seja um macho a emergir.

 

De resto com tpa's os gajos ficam mesmo doidinhos. Deve ser algo lá nos genes deles que lhes informa que água "fresca" é uma boa altura para iniciar orgias :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais