hormonas inibidoras de crescimento


Visitante

Recommended Posts

Acabei agora de ler noutro tópico (onde se discutia a reprodução de bettas) que existem peixes de várias espécies que durante o seu crescimento produzem hormonas inibidoras de crescimento, por forma a eliminar a futura concorrência dos seus "manos".

 

Gostaria de saber onde me posso informar sobre em espécies este fenómeno ocorre. Tenho especial interesse em saber se ocorre também em peixes vivíparos (como os guppy's).

 

O que é aconselhável fazer nestes casos?

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Bruno,

 

Penso que em todas as espécies os alevinos durante o crescimento produzem hormónios, numas em maior quantidade que noutras, visto ser uma resposta que a "Mãe Natureza" inventou para evitar a superpopulação de certas espécies!!!

 

Em relação aos guppys, esses também libertam bastantes hormónios, bem como outros viviparos, como os platies!!!

 

A única solução, penso que são as trocas parciais, bem frequentes!!! Vais ver que crescem mais depressa!!!

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, ao nível de populações de peixes que se utilizam nos aquários, não vale a pena preocupares-te com as hormonas. Se te dedicas em exclusivo à criação de determinada espécie, tens um fish room, para melhoramento de variedades de peixes de determinada espécie, aquilo que necessitas fazer é como o Jedi disse, mudanças parciais de água, e no final da criação, esvazias, deixas secar e reenches o aquário. Se tens um aquário comunitário, com várias espécies misturadas, esquece as hormonas e limita-te às mudanças de água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Também já me aconteceu criar dânios e umas crecerem depressa e outras ficarem minorcas. Só depois de ler esta informação do forum encotrei explicação.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também nos peixes, há outro mecanismo, um peixe quanto maior, mais comida consegue comer e deixa menos para os irmão, logo, cresce mais rápido e os mais pequenos de forma mais lenta. Este mecanismo é particularmente em gouramis e "gatos" em geral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais