duvida....


caramelo

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e verddade e um descanso.tenho medido semalmente e o ph esta sempre igual +/- 8.3.o que me aconselhas a fazer.sera da fraca circulaçao no aquario ,amanha vou medir o ph varias vez ao dia para ver se a variaçao.

 

nuno tens MSN?

 

 

obrigado:

caramelo

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Não tenho MSN :wink:

 

Agora o pH apresenta tipicamente um ciclo diário. Mesmo nos reefs esse fenómeno verifica-se (com mais expressão em ambientes lagunares e em determinadas alturas em que o phytoplancton é mais abundante).

 

A explicação é simples: a concentração de dióxido de carbono varia porque de dia a vida vegetal consome-o via fotossíntese e à noite vai produzi-lo via respiração.

 

Como o CO2 se ioniza na água formando ácido carbónico, quanto maior for a sua concentração mais baixo será o pH.

 

Por isso o pH dos aquários é mais baixo no momento antes de se ligarem as luzes e mais alto no final do dia antes destas se apagarem.

 

Quanto mais matéria vegetal houver, mais extremo é este efeito.

 

Todavia há várias maneiras de contrariar isto nomeadamente:

- manter o KH elevado

- manter um reservatório auxiliar com grande concentração de massa vegetal iluminado em contra-ciclo

- fornecer kalkwasser só de noite quando o pH é mais baixo e activar o reactor de cálcio (cujo efluente é ácido) só de dia quando o pH é mais alto.

 

Se tiveres paciência, mede o pH várias vezes ao dia e à noite e faz um gráfico. O teu objectivo vai ser tornar a linha tão reta quanto possível nas redondezas dos 8.2/8.3.

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Oi Nuno,

 

Só um reparo, os corais também fazem respiração durante o dia, durante a noite é que não fazem fotossíntese.

 

Normalmente a variação diária do pH não afecta os corais não sendo necessário qualquer tipo de estratagema para a contrariar. No meu caso tenho o reactor de cálcio e adição de kalkwasser a funcionar 24/7.

 

Podes utilizar um monitor de pH (Pinpoint) para monitorizar constantemente o pH.

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

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Só um reparo, os corais também fazem respiração durante o dia, durante a noite é que não fazem fotossíntese.

 

Os corais e os peixes! :? Só que estes como não têm algas simbióticas por mais luz que tenham não consomem CO2. :)

 

Senão estou em erro os processos de calcificação (onde se pensa que o CO2 esteja de algum modo envolvido) ocorrem maioritariamente de noite.

 

Não faço ideia se isto faz algum sentido mas se os corais ditos duros com esqueleto em aragonite têm todos algas simbióticas, parece que estas devem desempenhar um papel muito relevante nessa forma de disposição molecular do carbonato de cálcio. Os que não têm simbiontes (por exemplo as belíssimas Dendronephita), cristalizam em calcite - está bem não são duros mas têm pequenas formações estruturantes em calcite).

 

Esta afirmação é algo gratuíta porque não estudei o suficiente para a apoiar mas também ainda não li nada que a refutasse.

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obrigado malta

 

acho que vou comprar um monitor de pH (Pinpoint) assim sera mais facil e pratico.sera que devo adicionar KH, e estabilizador de PH ?de dia deu 8.2 agora vou ver de noite.

 

 

 

COMPRIMENTOS

 

caramelo

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  • 2 semanas depois...

caramelo quanto ao kalk eu normalmente utilizo 1 a 2 colheres de chá por cada 5 litros de água de osmose.

 

Deves dissolver ao máximo o hidróxido de cálcio na água de osmose e esperar umas horas até poderes colocar a "pingar" para o aquário.

 

A quantidade a repôr é tanta quanto a que evaporar. Se não tens um sistema que te permita controlar o nível da água, faz p.ex um risco com uma caneta de acetato no nível pretendido e vai regulando o "pinga pinga" até que atinjas os valores de reposição que permitam manter a água do nível marcado a caneta de acetato.

 

Cumps

DC

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Eu utilizo 1 colher rasa de chá de kalk por cada litro de evaporação. Para fazer a reposição tenho um sistema automático ligado a um reactor de kalk.

 

Nesta altura estou com uma evaporação de 4L por dia, logo adiciono 4 colheres rasas para cada dia. Costumo adicionar kalk para 3 ou 4 dias ou seja 12 a 16 colheres no reactor.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

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comprei KALK (ROWA).não (palavra corrigida) sei como a administrar ,tenho um sistema de conta gotas qual e quatidade que devo utilizar em cada noite?e durante quanto  :)  

 

Pouco tenho a acrescentar em relação ao que já foi dito a não ser que:

 

:D deves monitorizar o calcio e KH antes e depois de começar a repor evaporação via kalkwasser.

 

:wink: deves administrar sempre a mesma quantidade de pó independentemente da quantidade de água reposta. Confuso? :?

 

Eu tento explicar com o meu caso:

No inverno tenho metade da evaporação do Verão (desligo as ventoinhas) por isso a kalkwasser "de inverno" tem o dobro da concentração da de "verão". Assim a quantidade de CaOH que entra no sistema é constante.

 

Estabilidade de parâmetros é a pedra de toque da aquariofilia de reef. Há muitos e bons casos de sucesso com parâmetros "sub-óptimos" mas sempre estáveis. Não conheço nenhum caso em sentido contrário. :lol:

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Eu tento explicar com o meu caso:

No inverno tenho metade da evaporação do Verão (desligo as ventoinhas) por isso a kalkwasser "de inverno" tem o dobro da concentração da de "verão". Assim a quantidade de CaOH que entra no sistema é constante.

 

Existe uma quantidade máxima de hidróxido de cálcio a partir da qual, independemente do pó que se adicione, a substância não se dissolve mais, salvo erro 1.26g/L. Isto quer dizer que num litro de água por muito que se esforcem não conseguem dissolver mais que 1,26g de hidróxido de cálcio. Tudo o que adicionarem a mais acumula-se no fundo, não existindo mais ou menos concentração da substância. Desde que atinjam o ponto de saturação (1.26g/l) a concentração é sempre a mesma quer ponham mais 100 gramas ou mais meio quilo de hidróxido.

Se utilizarem o método tradicional de preparação da kalkwasser, ou seja, deixando a solução repousar algumas horas adicionando apenas a parte leitosa, vão administrar kalk sempre com a mesma concentração pois tudo o que não se dissolveu acumulou-se no fundo do recipiente de mistura.

Se por outro lado a solução for adicionada logo após a mistura, a quantidade de hidróxido de cálcio que não se misturou e que não teve tempo de assentar no fundo, é administrada directamente ao aquário o que não é lá muito boa ideia.

Além de se adicionarem os metais pesados que não precipitaram do pó que não dissolveu, vai ocorrendo uma tendência de descida do kh uma vez que o pó por dissolver, devido ao seu elevado pH consome o poder tampão (kh) do aquário mais rapidamente.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

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Se por outro lado a solução for adicionada logo após a mistura, a quantidade de hidróxido de cálcio que não se misturou e que não teve tempo de assentar no fundo, é administrada directamente ao aquário o que não é lá muito boa ideia.

Além de se adicionarem os metais pesados que não precipitaram do pó que não dissolveu, vai ocorrendo uma tendência de descida do kh uma vez que o pó por dissolver, devido ao seu elevado pH consome o poder tampão (kh) do aquário mais rapidamente.

 

A l e x a n d r e

 

Alexandre surgiu-me uma questão, tenho um reactor de kalk, após por kalk no reactor quando tempo achas que o mesmo demora a misturar.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

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Bruno,

 

posso tentar responder.

 

Depende muitíssimo da agitação promovida.

 

Se tiveres um medidor de pH electrónico em calibrado podes verificar. Quando o pH chegar aos 12.4 a solução está saturada.

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Bruno,

Depende muitíssimo da agitação promovida.

 

Se tiveres um medidor de pH electrónico em calibrado podes verificar. Quando o pH chegar aos 12.4 a solução está saturada.

 

Obrigado pela resposta Nuno. Realmente não tenho um medidor de ph digital, era só mesmo para ter uma ideia muito por cima.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

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  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Realmente se as lâmpadas de halogéneo servissem era muito bom ... principalmente para a carteira :oops:

 

Infelizmente a temperatura de côr destas lâmpadas não é apropriada para aquas.

 

Penso que é este o problema mas espera pelas opiniões dos "prós" :x

 

Cumps,

 

Vitor Rosado

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Boas,

Realmente se as lâmpadas de halogéneo servissem era muito bom ... principalmente para a carteira  :wink:  

...

Penso que é este o problema mas espera pelas opiniões dos "prós"  :lol:  

 

:lol: Não sendo de todo "pró", acrescentaria que as lâmpadas de halogénio têm uma eficiência luz produzida por watt consumido pouco "poupadinha".

 

Não é tanto um problema de temperatura de cor, até porque poderia ser complementada com actínicas para equilibrar melhor a carência de azuis dos halogénios típicos.

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Boas,

 

Bem observado Nuno :( :

 

Realmente a eficiência das lâmpadas ( lpw: lumens por watt ) de halogéneo é muito baixa : 17-22 lpw.

Já as fluorescentes: 65-100 lpw

E as Metal Halide ( onde estão incluidas as HQI ): 85-120 lpw.

 

Isto é, considerando lâmpadas de halogéneo e HQI com a mesma potência (W), são necessárias 5 lâmpadas de halogéneo para obter o mesmo fluxo luminoso de 1 lâmpada HQI.

 

No que respeita à temperatura de côr, uma lâmpada de halogéneo abrange 3000K-3400K, enquanto que uma HQI abrange 3300K-5700K.

 

Tendo em conta que a temperatura de côr da luz do sol ao meio dia ( na região equatorial ) é 5000K-6000K, assim as lâmpadas HQI emitem grande parte do seu fluxo luminoso na temperatura de côr do sol recriando de uma forma bastante capaz a luz solar.

 

O Nuno tem toda a razão quando diz que podemos complementar com actínicas, no entanto o fluxo de luz dos halogéneos era desperdiçado uma vez que não está num comprimento de onda perto do solar.

 

Para mais curiosidades:

http://www.mts.net/~william5/library/sources.htm

 

PS: Desculpem o testamento mas adoro pesquisar estes pormenores :D . Dá para notar não? :wink:

Caramelo: Não te assustes, não é preciso saber isto tudo, é mesmo só por "crómice" :roll:

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No que respeita à temperatura de côr, uma lâmpada de halogéneo abrange 3000K-3400K, enquanto que uma HQI abrange 3300K-5700K.

 

Atenção que as HQIs já estão disponíveis em temperaturas de cor muito superiores a essas (6000-6500k, 10000k - as minhas :x , 14000k e 20000k).

 

Trata-se na prática de tentar modelizar a luz, não propriamente à superfície, mas sim a profundidades mais elevadas onde os vermelhos e amarelos são substancialmente reduzidos predominando por isso o azul.

 

As 20000k, por exemplo, têm, vistas pelo olho humano, uma cor já muito próxima das actínicas.

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

ola pessoal:

 

estou a meter mais um foco de 150w (HQI).assim fico com 2 focus de 150w.e verdade esta a aparecer na minha rocha viva pequenos pepinos brancos com cerca de 5cm cada um nao sei se sao beneficos ou nao ?

algem sabe o que e???????

 

comprimentos:

caramelo

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