duvida....


caramelo

Recommended Posts

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Normalmente o ideal é colocar cerca de 20 % de Rocha Viva de grande qualidade, bem porosa e levezinha.

 

Para tirares a humidade da divisão só estou a ver com uma ventax (acho que é assim que se escreve) daquelas de WC se tiveres oportunidade de a colocar na parede a extrair o ar para outro sítio (preferencialmente uma conduta ou rua) ou então utilizares um desumidificador daqueles potentes.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja obrigado DC

 

so novato neste tipo de aquariofilia.tenho no aquario principal 2 bombas a fazer a muvimentaçao da agua (1500l/h e 1700l/h),na sump tenho uma de 2500L/h.sera suficiente?tenho os valores estaveis.pousso por a rocha de diferentes origens?que agua devo utilizar para repor da que evaporou.estou a utilizar agua da rede tratada com aqua safe (esta esta nun aquario aparte com carvao ativado).estou a fazer bem :evil: o que devo fazer como proxima etapa!!!!!

 

COMPRIMENTOS

CARAMELO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja obrigado DC

 

so novato neste tipo de aquariofilia.tenho no aquario principal 2 bombas a fazer a muvimentaçao da agua (1500l/h e 1700l/h),na sump tenho uma de 2500L/h.sera suficiente?tenho os valores estaveis.pousso por a rocha de diferentes origens?que agua devo utilizar para repor da que evaporou.estou a utilizar agua da rede tratada com aqua safe (esta esta nun aquario aparte com carvao ativado).estou a fazer bem :evil: o que devo fazer como proxima etapa!!!!!

 

COMPRIMENTOS

CARAMELO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A movimentação parece-me um pouco aquém do ideal. Eu colocaria pelo menos mais duas bombas (powerheads) de 1200/1500 l/h.

 

Quanto à água de reposição, pensaria, como "etapa" seguinte, na aquisição de um filtro de osmose inversa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caramelo, concordo totalmente com os conselhos do Nuno.

 

A movimentação no aquário principal é insuficiente como tal ou acrescentas mais 2 bombas ou trocas as que tens por umas de maior débito.

 

Podes colocar aqui as dimensões do aquário, e os valores estáveis a que te referes?

 

Quanto a rocha de diferentes origens podes colocar perfeitamente mas eu aconselhava-te a não utilizares brasileira ou das caraíbas. A indonésia oferece uma boa relação qualidade/preço.

 

Adquire também se possível uma unidade de osmose para começares a adicionar kalkwasser.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as dimençoes do meu aquario sao( 120cm de comprimento-40cm largura-80cm altura)384litros.Os valores sao ph 8.3 amoniaco 0,nitritos 0,temperatura 27º.O preço da rocha viva da indonesia fazem-me 16euros o kilo,maturada.estara na media?e verdade o aquario foi feito inteira mente por mim desde a raiz.o aquario ja esta a funcionar a 2 mes.na sump tenho biobolas,ceramica,esponsa ,resina,um escumador( feito por mim),sera nescessario mas alguma coisa???Qual e o preço de uma unidade de osmose?Oque e kalkwasser???e que onde eu vivo nao a lojas de aquariofilia marinha(viseu).Vou entao comprar mas 2bombas e começar a meter rocha viva 15kilos tem que ir aos poucos a vida esta cara.Agradece-vos realmente a vossa disponibilidade :shock:

obrigado pessoal.

COMPRIMENTOS

CARAMELO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O preço da rocha viva da indonesia fazem-me 16euros o kilo,maturada.estara na media?

o aquario foi feito inteira mente por mim desde a raiz.

o aquario ja esta a funcionar a 2 mes.na sump tenho biobolas,ceramica,esponsa ,resina,um escumador( feito por mim),sera nescessario mas alguma coisa???

Qual e o preço de uma unidade de osmose?

Oque e kalkwasser???e que onde eu vivo não (palavra corrigida) a lojas de aquariofilia marinha(viseu).

Vou entao comprar mas 2bombas e começar a meter rocha viva 15kilos

:roll: Muita pergunta :) Vou tentar responder sucintamente

 

RV a 16 eur está na média.

 

Aquário feito por ti: espero que tenha uma boa espessura e excelentes travamentos para gerirem os 80cms de altura. Essa altura vai trazer-te problemas para acederes com a mão ao fundo do aquário a não ser que sejas poste da equipa de basquete do Académico de Viseu :lol: Para tirar partido dessa altura toda, eu colocaria 12 cms de DSB (Deep Sand Bed) que embora fique carote, pode trazer excelentes benefícios ao sistema se for bem feita e não te esticares demasiado na alimentação.

 

Sump - tira tudo o que seja filtragem biológica (bioballs e esponja) porque é uma autêntica fábrica de nitratos que concorre contra a rocha viva. Espero que o escumador seja potente o que se pode comprovar pela cor e quantidade do líquido que recolhe no copo.

 

Uma unidade de osmose já se consegue via net por menos de 100 eur incluindo portes.

 

Kalkwasser é o que um qúimico chamaria solução aquosa de hidróxido de cálcio que na prática serve para ser adicionada lentamente ao aquário para compensar o consumo de cálcio pelos seres vivos que o utilizam (corais, moluscos, etc...) e neutralizar os ácidos que resultam da decomposição dos detritos. Juntando o útil ao agradável também se usa para repor a água que se perde por evaporação.

 

Esses 15 kgs de rv podem ser comprados pouco a pouco (por exemplo em 3 doses de 5kg) ou então, se a rv que tens estiver bem colonizada, compra rocha morta que é mais barata e em 3 a 6 meses fica praticamente igual à outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e verdade que a altura e um inconveniente.por enquanto ainda nao partiu :!: eu sei que nao se deve fazer mas vou ter que tapar o aquario pois tenho muita humidade na divisao.sera que nao pousso ter o meu aquario de agua salgada:( o escumador nao tem quaz nada no copo,a pouca agua que tem e castanho escuro e normal?Quanto ao kalkwasser devo começar a introduzi-lo,visto que nao tenho nada (so 3 kilos RV) no aquario.

 

OBRIGADO NUNO

 

 

 

COMPRIMENTOS

 

CARAMELO[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, espero que curtas tanto o teu novo aquário como eu o estou a fazer, mesmo não sendo um expert na matéria eu não te aconselho a fechar o aquário visto que irás condicionar as trocas gasosas entre a água e o exterior, não haverá uma solução alternativa?

 

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho lido muito e aparece sempre kalkwasser para aqui e para ali .para que serve?algem me pode explicar :wink: e como e que se utiliza.

qual o tempo de duraçao para manter a luz ligada?

ainda nao pos as fotografias devido a minha maquina fotografica se ter avariado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho lido muito e aparece sempre kalkwasser para aqui e para ali .para que serve?algem me pode explicar Smile e como e que se utiliza.

 

kalkwasser é a mistura de hidróxido de cálcio com água (doce). Serve para aumentar e mantêr os níveis de cálcio e kh no aquário. É um pó branco que se mistura com água doce agitando muito bem até não se conseguir dissolver mais. Usam-se aproximadamente duas colheres de chá para 5 litros de água.

Esta quantidade não se dissolve completamente por mais que se agite a mistura, ficando a parte que não se mistura no fundo do recipiente algumas horas após a agitação. A água fica com um aspecto leitoso esbranquiçado e é esta que deve ser administrada ao aquário lentamente de preferencia gota-a-gota repondo com ela toda a água que se evapora diariamente. Se a adição for muito rápida corre-se o risco de fazer subir o pH muito depressa uma vez que a kalkwasser tem um pH elevadíssimo.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de quanto em quanto tempo devo fazer a troca parcial de agua.qual a percentagem?que agua devo utilizar?

 

Cada caso é um caso mas os mais adeptos de TPAs costumam apontar para 10% por semana (eu sou um deles). Se tiveres poucos peixes e se o aquário já tiver uns bons mesitos podes relaxar um pouco.

 

Não te fies apenas no valor dos nitratos como indicador de necessidade de TPA.

 

Quanto à água, há duas posições antagónicas bem expressas no Fórum:

água natural (recolhida num local de confiança) e sal artificial. eu alinho pela primeira e nunca tive problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual o tempo de duraçao para manter a luz ligada?

 

Depende do tipo de luz.

 

O típico é apontar para um fotoperíodo típico de regiões equatoriais (12 horas). Quem tem diferentes tipos de iluminação arranca e fecha com actínicas e usa a restante iluminação menos tempo.

 

Consulta o tema do aquário do Diogo Lopes porque penso que ele tem lá exposto o programa de iluminação que utiliza.

 

Como tudo o resto que vem daquele sistema, é uma excelente inspiração!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais nada agradeço a todos a vossa atençao

 

 

quanto a adiçao de KALK nao sei como adiciona-lo na medida em que a reposiçao da agua evaporada e feita atraves de uma sonda de nivel.possou por o KALK no reservatorio???(nao vai ser introduzido pouco pouco)sera melhor por um garrafao com conta gotas?

 

nas TPAS a minha duvida e se começo a faze-las ja.o aquario tem para ja 20kilos RV ,mais nada.tem 3 mes.

 

COMPRIMENTOS:

 

CARAMELO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a brincar ! Mas aconselho-te a circular bastante tempo o aquario antes de lá pores peixes senão morre tudo ! E Não tapes o aqua !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a adiçao de KALK não (palavra corrigida) sei como adiciona-lo na medida em que a reposiçao da agua evaporada e feita atraves de uma sonda de nivel.

 

nas TPAS a minha duvida e se começo a faze-las ja.o aquario tem para ja 20kilos RV ,mais nada.tem 3 mes.

 

Reposição: se tens um controlador de nível de qualidade (que sistema usas?) é o ideal para colocares a kalk porque, apesar de entrar uma quantidade aparentemente elevada de cada vez, considerando o volume total do aquário mal acaba por não ter impactos negativos.

 

TPAs: se funciona há 3 meses, mesmo só com 20 kgs de rocha viva já tem umas 6 a 12 mudas de atraso :? Eu utilizei essa via e não tenho algas no aquário. Tenho dois amigos que começaram ao mesmo tempo mas talvez com menos paciência e os aquários deles estão infestadíssimos mesmo passado mais de um ano do arranque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno nao sei te dizer qual e o sistema pois fui eu que o fiz.no meu local de trabalho sensores de nivel de liquidos nas maquinas e eu instalei uma na sump o qual esta ligada a uma bomba ,aqual por sua vez mete agua ate o nivel da agua estar no normal.estao a aparecre algas filamentosas na rocha viva,como tu o disses-te deve ser de nao ter feito as TPAS.entao vou meter o kalk na agua de reposiçao. :cry:

 

 

obrigado pela atençao :

 

caramelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado a meter o kalk. Se puderes de início mete só no período de luzes apagadas e vê como reage o aquário.

 

Isto porque com tanta alga o aquário deve apresentar grandes variações de pH ao longo do dia.

 

Quanto ao teu sistema de reposição, eu fiz um (aliás dois) do mesmo género. É um descanso :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais