Tenho o aquário em perigo? Que coisa é esta?


falcaora

Recommended Posts

Tenho o meu aquário invadido por estes estranhos animais. Estive fora uma semana, e quando voltei descobri que tenho dezenas de "minhocas", umas mínimas, outras maiorzitas. O que significa que se estão a reproduzir desalmadamente. Não sei que animal é, e sobretudo, não sei se são um perigo ou não. Estão quase sempre enroladas e têm umas antenas minúsculas na cabeça. Serão caracóis sem casca?

Tenho aqui algumas fotos para quem possa ajudar. Peço desculpa pela qualidade das fotos:

 

PICT0453.jpg

PICT0454.jpg

PICT0489.jpg

PICT0519.jpg

 

Que animal será?

Que perigo representa?

Como é que posso resolver a situação?

Será que existe algum peixe que possa dar cabo delas?

 

Antecipadamente, muito obrigado pela vossa paciência e ajuda.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são caracois, pelo menos não vejo as minhocas.

Não fazem mal nenhum ao aquário, se quiseres ver-te livres deles, arranja uma bótia palhaço que ela dá conta deles.

 

Fica bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem caracóis sem casca? É que nenhum deles tem casca, apenas o corpo como uma minhoca ou lagarta, e por vezes deixam de estar enrolados, deslocando-se como uma minhoca ou lagarta.

 

Um Bótia Palhaço consegue dar cabo destes animais? Outra questão, o Bótia Palhaço é compatível com coridoras albinos, tetras pinguins, tetras cardinais e camarões red cherry?

 

Obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o seguinte, dá uma fervurinha a uma folha de alface, coisa pouca... à noite mete essa folha no aquário, de manhã (ou ao acender a luz) vais ver que está cheia desses caracóis, sim são caracóis, são é ainda muito pequeninos.

 

Retiras a folha e tens essa população controlada.

 

Deixa-me é que te diga, esses são inofensivos, até te ajudam na remoção de algas, por isso se ficarem alguns não tem mal nenhum :evil:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas isso são caracois...e teem casca...até dá para ver nas fotos... muitas vezes eles tiram é uma parte maior do corpo para fora da casca...mas nao saem da casca nunca. eu gosto dos caracois nos aquarios :evil: dão uma grande ajuda...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

essas larvas que descreves, não atacam os peixes.

Os peixes idiais para as fazer desaparecer são os Gouramys, mas visto que tens red cherry, não te aconselho, a não ser que fossem muito pequenos, mas desses não ha nas lojas. portanto podes introduzir mais uns neons,cardineis, que tambem resolvem o problema "estetico".

Caso queiras gouramis pequenos e se poderes vir busca-los ao Forum Almada, eu tenho uns quantos, mas eles vão crescer e vais ficar com outro problema. :lol:

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas isso são caracois...e teem casca...até dá para ver nas fotos... muitas vezes eles tiram é uma parte maior do corpo para fora da casca...mas não (palavra corrigida) saem da casca nunca. eu gosto dos caracois nos aquarios :D dão uma grande ajuda...

Faz o seguinte, dá uma fervurinha a uma folha de alface, coisa pouca... à noite mete essa folha no aquário, de manhã (ou ao acender a luz) vais ver que está cheia desses caracóis, sim são caracóis, são é ainda muito pequeninos (...)

Tentei o método sugerido mas não funcionou. Na verdade, nenhuma das "minhocas" se interessou pela folha de alface. Aliás, elas são mais ou menos indiferentes às diversas plantas do aqua (hygrophila polysperma, hygrophila corymbosa, vlisneria e anubias anãs).

As fotografias devem estar a ser enganadoras, porque de facto os bichinhos não são caracóis (pelo menos, não têm casca nenhuma). Infelizmente continuam a reproduzir-se, e não sei se não serão prejudiciais ao aqua. Como indiquei anteriormente, parecem minhocas, mas estão sempre enroladas como se fossem bichinhos de conta. Nenhum dos peixes lhes liga patavina, mas a verdade é que são cada vez mais.

Será que um botia palhaço podia resolver o problema? E não vai entrar em conflito com nenhum dos ocupantes actuais (3 corydoras albinos, 6 tetras cardinais, 6 tetras pinguins e 4 camarões red cherry, uma das quais muito grávida)?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal estás a pedir ajuda ó é só para meteres conversa?

Eu acho que meti aí um post. Onde diz que esses bichinhos não fazem mal aos peixes nem tão pouco ao aqua, o que acontece é que dás comida a mais.

Se queres que eles desapareçam, aspira o fundo aumenta o número de neons e não dês comida durante 2 dias, vais ver que eles desaparecem.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais