bettas ... como destinguir o sexo ?


Francisco_Reis

Recommended Posts

Não é bem assim! Às vezes é díficil de distinguir... Como está indicado nas fotos, indicia a que se distinga o macho da fêmea, pelo tamanho das barbatanas, mas não é bem assim. Neste prisma, só se poderá concluir que "se tiver barbatanas longas é um macho de certeza", porque se tiver as barbatanas curtas "pode não ser uma fêmea".

 

Isto, porque os machos selvagens não têm as barbatanas longas, mas sim curtas, como as da fêmea.

 

A única forma de diferenciar neste caso é pelo tamamnho do seu corpo e cabeça, o corpo e cabeça do macho, em estado adulto são maiores.

 

Alerto para este facto, porque actualmente já aparecem nas lojas muitos machos com genética selvagem onde incluem as barbatanas curtas.

 

Se pesquisarem na Net, vão aperceber-se do que estou a dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal, estava a partir do principio (se calhar errado) que nas lojas apenas iremos encontrar apenas bettas "comerciais" e não no seu estado selvagem :shock:

 

Sendo assim tens razão claro ..... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa questão já era! Agora aparece muitos Bettas machos com uma vertente genética selvagem mais apurada em que aparecem com as barbatanas curtas. E o mais engraçado disto é que, por vezes, conseguimos comprar machos com genética mais próxima do selvagem pelo preço de uma fêmea :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os machos que aparecem nas lojas com barbatanas curtas, não são selvagens nem de cruzamentos com selvagens, mas devesse a um factor recessivo, em virtude de vários factores, o principal é a consaguinidade, há tendencia, principalmente nos machos, a readequirirem algumas caracteristica dos antepassados selvagens. Isso tambem é frequente nos guppys.

A unica certeza absoluta está no botão branco das fêmeas prontas a desovar, já encontrei fêmeas com barbatanas compridas como as dos machos, principalmente numa variedade de bettas brancos de "cauda dupla".

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa questão já era! Agora aparece muitos Bettas machos com uma vertente genética selvagem mais apurada em que aparecem com as barbatanas curtas. E o mais engraçado disto é que, por vezes, conseguimos comprar machos com genética mais próxima do selvagem pelo preço de uma fêmea  :lol:
No fórum montijo havia lá machos onde supostamente seriam femeas... :lol: até se brigavam mas como tinham "barbatanas pequenas é menina" :lol:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais