Dúvida sobre reprodução de bettas para jedi|knight


Visitante

Recommended Posts

Boas :D

 

Jedi/Knight os teus betas (pais destes) estão num aquário comunitário? :?::?:

È que eu gosto imenso de batas :lol:8):P:? , tenho um vermelho e duas fêmeas num aquário comunitário e o rapaz não liga nada as raparigas :(:cry: , só me liga a mim. :D

 

Será que tenho que os por aos três sozinhos? :?:cry:

Que alimentação lhes das? :D

 

Abraços :o

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Neves!

 

Como a tua questão não estava relacionada com a venda em si, passei o teu tópico para aqui. Desta forma tem mais visibilidade e mais pessoas podem ajudar!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Neves,

 

Não, os bettas não estão no comunitário, estão separados, um em cada aquário individual. Já agora de que tamanho é o teu comunitário, é que um macho com duas fêmeas por perto, elas ainda estarem vivas não é muito comum!!!

 

Se estiveres interesado em reprodução, deves separar o macho e as fêmeas, se elas se derem bem até podem ficar juntas.

 

Para estimular a reprodução a alimentação o que eu lhes dei foi à base de artémia, congelada e recém eclodida.

 

Se estiveres interessado em reproduzi-los posso-te dizer como consegui, mas aviso-te já, eles nascem bastantes, mais de 300, mas só com muita paciência e dedicação é que consegues safar alguns, eu só consegui aqueles quatro, :cry: mas se quiseres eu conto-te como tudo se passou, às vezes pode ser que tenhas mais sorte do que eu!!! :D :D :D

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

O meu aquário tem 150X50X75 e elas dão-se lindamente. :lol::lol:

Quanto á alimentação só come (macho) mosquitos que eu apanho, visto tubifex, larvas de mosquito, artémia (congelada) e tetra menu ele não come. :cry::cry::cry:

Na verdade eu estou á espera de um CD que encomendei para o Brasil (Clube do Beta) no dia 03/06/2003 e ainda não chegou. :cry::cry:

Eu na altura comprei 2 Betas mas um morreu eu presumo que foi do frio, pois eu tinha o beta dentro de um aquário sem aquecimento. :cry::cry::cry:

Não os posso separar para já porque um aquário está cheio de gupies ( não os consigo contar) :lol::lol: e o outro não o tenho em Portalegre (eu sou de Coimbra) :(:( . Para a reprodução qual é o tamanho do aquário? :?::?:

Uma coisa que me foi dita por um criador Brasileiro é que os betas :D :idea: quando são pequenos deitam uma substancia para atrasar o crescimento dos outros e a morte, a solução é trocas de água constantes (parece que ele troca a água a água 2 vezes por dia). :cry: :D :D

 

 

Abraços

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neves!

 

 

É verdade, os bettas,tal como muitos outros peixes, quando pekenos libertam hormónios inibidores de crescimento. É uma forma que eles encontraram de desde pekenos irem iliminando futuros adversarios (adversarios em todos os sentidos: alimento, fêmeas, espaço,etc.)

Já agora, és mesmo der Coimbra??

 

 

Abraço

 

Nuno

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neves!

 

 

É verdade, os bettas,tal como muitos outros peixes, quando pekenos libertam hormónios inibidores de crescimento. É uma forma que eles encontraram de desde pekenos irem iliminando futuros adversarios (adversarios em todos os sentidos: alimento, fêmeas, espaço,etc.)

Já agora, és mesmo der Coimbra??

 

 

Abraço

 

Nuno

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Neves,

 

Com um aquário desse tamanho não há problema!!! :D :D :D

 

Os meus bettas comem de tudo, desde alimentos em flocos Tetra até artémia e outros alimentos congelados. Ao inicio também eram meio esquisitos, só queriam comida congelada, mas nada que um pouco de fome não resolva :cry: , agora adoram TetraMim e já ligam pouco à artémia!!!

 

Agora em relação à reprodução. Eu utilizava um aquário de 12L (30x20x20) com coluna de água de cerca de 8 cm, para que a pressão não seja muito forte no caso dos alevinos cairem do ninho de bolhas.

Colocava no aquário um frasco de vidro (para colocar posteriormente a fêmea) e um copo de plático cortado ao meio e preso com uma ventosa ao vidro de forma a formar um hangar (com este tipo de ninho a húmidade mantem-se mais facilmente e ajuda na eclosão dos ovos). Colocava ainda um termostáto (tamp 28º), uma pedra porosa e uma luz sempre acesa, 24h por dia.

Nos dias que antecederam esta reprodução alimentei os bettas com muita artémia várias vezes ao dia, pois durante o acto, vão ficar um pouco debilitados.

No primeiro dia coloquei o macho no aquário.

No dia seguinte coloquei a fêmea no frasco de vidro que estava dentro do aquário. O macho começou logo a corteja-la e passado pouco tempo começou a construir o ninho de bolhas.

No terceiro dia largei a fêmea e após pouco tempo ocorreram os abraços, e centenas de ovos foram libertados, e consequentemente apanhados pelo macho e levados para o ninho. No ninho nota-se uns pontos brancos nos ovos.

No quarto dia retirei a fêmea e coloquei-a num aquário 10L para tratamento com anti-fungos, já que as nadadeiras ficam sempre uma desgraça.

No quinto dia o minho começa a ficar escuro.

No sexto dia nasceram os alevinos, que se mantêm ainda na Vertical, como que pendurados na água.

No sétimo dia começaram a nadar e retirei o macho (coloquei-o num aquário à parte também com antifungos), liguei a pedra porosa com baixa intensidade e alimentei-os com infusórios 3 vezes ao dia.

Até ao décimo dia alimentação com infusórios e trocas parciais 2 vezes por dia, através da pedra porosa para evitar que alguns alevinos sejam sugados.

A partir do décimo dia alimentação com artémia recém-eclodida 2 vezes por dia, e trocas 1 a 2 vezes por dia.

Depois é preciso ter sorte!!! :idea::lol::lol:

 

Da primeira vez que tentei, morreram todos, só à segunda é que consegui, mas é preciso muita, mesma muita dedicação, cada vez que me lembro das trocas parciais que tinha que fazer!!! :lol:

 

Mais alguma coisa, ou alguma coisa que me tenha esquecido avisa!!!

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :lol:

 

 

 

A luz que usas é própria de aquários, isto é, é uma lâmpada especial ou é uma lâmpada normal? :D :D

No aquário tens plantas? :D :idea:

 

Abraços e obrigado :cry:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

É uma lâmpada flurescente comum daylight de 8W.

 

O aquário não tem plantas nem cascalho. Esqueci-me de referir que coloquei no fundo pela parte de fora papel preto, para quando os ovos caissem do ninho o macho pudesse ve-los com facilidade!!!

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :lol:

 

Sim sou de Coimbra mas neto momento moro em Castelo de Vide ( Portalegre). :D

Os meus pais ainda moram em Coimbra ( Junto ao Vasco da Gama do Bairro). :D :D :idea:

 

Abraços :cry:

 

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :cry:

 

Obrigado pelas dicas. :lol::lol:

Neste momento estou em negociações com a minha mulher para montar o aquário que está em Coimbra. :cry::cry::cry::lol: :D

Larg:20

Alt: 22

Comp:30

Quando estiver pronto eu indico assim como quando chegar o CD do Brazil. :cry::idea: :D :lol:

 

 

Abraços :D

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais