Como usar filtro UV ? Quantas horas ?


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Alguem aqui no forum tem filtro UV ?

 

Qual é a vossa opinião ?

Como assegurar que o aqua fica em equlibrio ?

 

Gostaria de saber a opinião de todos :shock:

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... nao sei muito sobre isso... mas o que ouvi dizer é que umas tantas horas por semana chega (julgo k 5 horas por semana).

existe quem as faça todas no mesmo dia... ou quem as reparta por dia sim dia nao... ou algo semelhante...

poderei estar errado... nao sei :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso a minha UV 24 horas por dia. mas eu tenho a mania que ainda hei-de engarrafar água do meu aqua para a Fastio ou Vitalis.... :)

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Vejo que há pessoas que usam por tempo parcial ou dias completos e tem obtido bons resultados.

 

Actualmente estou a usar em paralelo com a luz (cerca de 7 H) e os resultados parecem-me positivos.

 

Agua cristalina, os tubos já não sujam tão depressa....mas para mim o mais importante, foi diminuir o aparecimento de doenças.

 

No entanto surge-me uma duvida no meu espirito, que ainda não consegui esclarecer e tem haver com a actuação do filtro...

 

Eu sei que elimina microrganismos maus, bactérias, fungos, parasitas ...etc.

 

E as bactérias nitrificadoras do filtro ???? Continuarão vivas?

E as que estão fixas no areão ?

 

Qual será o lado negativo dos UV ? Já encontrei algumas pessoas insatisfeitas, mas não consegui perceber porquê.

 

O UV, interfere na composição dos adubos/fertilizantes ? Anulando o seu efeito?

 

Como interagem com medicamentos ?

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

"Cada macaco no seu galho" as bactérias do filtro...estão no filtro.

As que vêm na àgua que como sabem se fixam em vidros, tubos, etc, :lol: .

Cumpts.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

tenho a minha lampada ligada 3 a 4 horas dia sim dia não.

e tenho tido resultados muito satisfatórios.

quer ão nivel das algas quer à qualidade da agua.

mas só queria focar um ponto que penso que é muito revelante,

que ainda ninguem falou,

que é a potençia da respectiva lampada em watts,

é isto que vai influençiar muito o tempo de horas ligada.

 

cumps

Manu33

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejamos, o que importa mesmo nem é tanto a potencia das lampadas mas o fluxo de agua que passa no aparato... ou seja.. as UVs desempenham duas funções a duas velocidades distintas, a primeira é clarificar a agua destruindo as algas e essa admite passagens de agua a maiores caudais, a segunda função é esterilização onde a UV mata germes e bacterias (e sim patogenicas e uteis, morre tudo) e nessa função o caudal a passar pela UV tem q ser limitado, sendo essa limitação directamente relacionada com a potencia da UV..ou seja... uma UV9W permite um caudal de 200 L/h para esterilizar mas um caudal de 600 L/h para clarificar. é claro que por aí a fora as UV36W e 55W permitem caudais na ordem dos 2000 L/h porque aumentam a intensidade dos raios encurtando o tempo de exposição necessario para destruir a bicheza...por isso as UVs devem estar sempre a jusante dos filtros biologicos..ahhh e desliguem-nas quando aplicarem medicações nos aqua.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

De facto é essa a minha duvida Hora/Utilização.

 

Tenho um aqua com 60L e um filtro externo com um caudal 400L/Hora e uma UV da Jebo de 11W.

 

Como proceder ao calculo ou aferir o valor correcto ?

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhh e desliguem-nas quando aplicarem medicações nos aqua.

O mesmo para doseamento de fertilizantes de microelementos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Snan com esse caudal e essa UV (eu tenho uma igual num 240 L) podes metê-la inline nesse filtro..esse caudal é perfeito para obteres um excelente resultado..acho até que podes ligar a UV por exemplo só quando tens a luz do aqua acesa tb...uma 11W a 400 L/H (nominais) é mais do que suficiente. e não temas pelas bacterias do filtro, desde que ligues a UV na mangueira de saida do filtro e não na de entrada. no entanto para maior segurança faz como eu, quando limpo o filtro reponho algumas bacterias por exemplo com o Cycle ou outro produto do genero directamente nas ceramicas porosas, e nunca as lavo com agua da torneira mas sim com agua tirada do aquario...que isso sim..a agua da torneira mata mesmo as pobres bacterias.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tenho um UV, feito por mim com 36 W para 1000 Lt de àgua.

Trabalha 24h/dia.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Acabei de instalar o meu filtro UV, fiquei foi preocupado com a luz que o filtro UV irradia, li que esta luz é prejudicial quando exposta directamente aos olhos ou pele, nas conexões deixa sair uma luz azul intensa que se propaga pelas costas e por cima do aquário, será que assim fará mal?????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

gorgeous: Pelo que sei, e pelo que está escrito no artigo que tu mesmo referiste, olhar directamente para as lâmpadas de UV causa problemas nos olhos e, também a nível da pele, pela simples incidência da luz da lâmpada!

 

 

 

Será que alguém me podia dizer, e aconselhar, sobre quais filtros de UV comprar (marcas e isso) e o respectivo preço! Ando a pensar em comprar, e gostava de ter assim uma ideia!

 

Obrigado

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas será pela incidência directa penso eu! conforme está instalado não acredito que não tenham protegido suficientemente o aparato de modo a que não seja prejudicial para a saúde das pessoas bowdown

Nas instruções refere ainda que será possível ver quando a lâmpada esta a funcionar através da luz irradiada pelas conexões que são transparentes, agora tenho é também tubos transparentes e que através destes é possível visualizar a luz azul...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.