Aquario vertical


Recommended Posts

Ola a todos:

 

Estou a pensar montar um aquario vertical de cerca de 500l (45x100x150, PxLxA), mas sendo um pouco fora do comun precisa de dicas que me possam ajudar nesta aventura. Sei que não é uma situação comum e pode trazer problemas, no entanto com alguma ajuda espero conseguir por a coisa de pé!

- Como tenho oscares e não me queria desfazer deles, tenho equacionado a possibilidade de dividir o aquario ao meio (na diagonal) com uma rede, de modo a manter os oscares e companhia dum lado e peixes mais pequenos do outro.

- Estava também a pensar montar duas "prateleiras" intermedias pequenas com plantas/decoração para simular ambientes diferentes. Será viavel??

- Outra preocupação é a oxigenação da agua. O que será melhor um filtro de para 600l ou dois de 350l?

 

Agradecia imenso qualquer dica que me possam dar. Neste momento ainda estou na fase de preparação do projecto, mas assim que avance coloco fotos para acompanharem o andamento.

 

Obrigado a todos,

HNogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao me metia nisso....para alem de 45 ser muito pequeno em comparação com as outras medidas e portanto os teus olhos nao aproveitarem ao máximo o aquario, vai ser o cabo dos trabalhos para manutenções, apanhar peixes, etc...então a da rede...depois como passa comida para a parte de baixo? como aspiras o fundo?

 

para além de que o vidro disso deve ser um pouco para o carote...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu se fosse a ti equacionava bem essa hipotese, mesmo de 100 cm não é viavel para fazeres seja o que fôr lá dentro, ou seja, apanhar um peixe, aspirar o fundo etc.

Imagina que queres pôr uma planta no fundo, vai se complicado não achas?

Se é uma questão de espaço, porque não tentares um aqua mais pequeno?

 

Fica bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Um aquário com vidros de 1m de altura obriga automaticamente ao uso de vidro de 20mm ou então vidro temperado/laminado.

Qualquer uma das hipoteses é muito cara e com um peso brutal, com a agravante da área de descarga ser muito pequena.

 

A juntar a este problema tens também os filtros que não foram concebidos para aquários dessas dimensões e também o facto da iluminação não ir muito para lá dos 60cm de altura, o que impossibilita a manutenção de plantas no fundo e de a limpeza do areão (fundamental pois falamos de oscares) ser quase impossivel, tal como já outros colegas do forum referiram.

 

Porque motivo queres um aquário assim? Falta de espaço?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, tb tenho oscares e olha que com 1m de aquario e com prateleiras a meio... muito rapidamente vais tornar-te um criador de cianobacterias. não me parece que seja aconselhavel...e depois teres que meter os filtros a essa profundidade implica mangueiras dentro do aqua, a contornar as prateleiras..alem de que tens que arranjar umas botijas de oxigenio para cada peixe. só seria mais viável se puderes ter uma sump por baixo e furação adequada com coluna seca.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos:

 

Em primeiro lugar quero agradecer a todas as dicas. Obrigado.

 

Não há razões especiais para um aqua deste tamaho. Tenho um de 90cm e gostava de ter um vertical. Vi uma vez um aquario vertical com cerca de 2m e talvez 1 m de diametro e gostava de ter um assim. Por outro lado, o local onde o queria colocar, fica a dividir uma sala. Acho que ficava bonito, mas como é como é fora no normal, não quero facilitar e toda a ajuda é bem vinda. Só o vou montar se vir viabilidade nisso.

 

Se alguem tiver mais dicas agradeço.

 

HNogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu também tinha uma ideia parecida mas achei melhor desistir.

 

Alem da dificuldade de implantação terá ainda maiores dificuldades na manutenção, por tudo o que já se disse atrás acrescido da quantidade de agua help

Imagine também um pequeno acidente com o vidro, ou uma aresta a verter. Acredite que com um projecto desses é bem possível.

 

Se quere manter o projecto que tal pensar num paludarium?

gr3.jpg

1-Paludarium.jpg

Sei que este exemplo é um pouco "espaçoso" para o que pensava, mas foi o que me apareceu no google mais rápido e proximo do que pretendia.

com umas prateleiras é bem possivel conseguir uma conciliação entrre vida marinha e terrestre.

Só uma ideia, tão estupida ocmo outra qualquer :arrow:

Seja qual for o projecto força nisso. Eu acabei cedendo e ficar com um banalissimo aqua (felizemente, pois se tenho dificuldades neste imagino com a ideia inicial)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.