Acroporas


Diogo Lopes

Recommended Posts

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Para que os "crescimentos absurdos" sejam uma realidade temos que ter mais corais!! Ora hoje entraram mais duas acroporas... :wink::?

 

Pic_6585_29.jpg

 

Uma Acropora que estava catalogada como cerealis mas que me parece mais um valida.

 

Pic_6585_30.jpg

 

Uma Acropora millepora

 

Pic_6585_31.jpg

 

As duas juntas

 

e por fim a foto de conjunto - a ilha das Acroporas

 

Pic_6585_32.jpg

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Gostava de saber o nome dessa acropora que tens na 1ª foto deste tópico.

 

É uma acropora efflorescens - para mim uma das acroporas mais bonitas que há!!! Ainda tenho esperança que um dia possa ficar assim...

 

Pic_88_19.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, mais uns belos exemplares. Parabéns pelas aquisições.

 

Uma pergunta....tendo em conta que vêm das lojas com condições bem diferentes das que mantemos nas nossas casas, não aclimatizas as acroporas à iluminação? Eu normalmente coloco-as no fundo do aquário uns dias e depois vou subindo espaçadamente até as colocar na posição final.

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Não aclimatizo nem à água, quanto mais à luz!!! Coloco-as directamente nos locais que planeio e até hoje não tive problemas! Sorte... talvez. :shock::P

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica a foto de mais uma acropora...

 

Pic_6585_33.jpg

 

As pontas estão a ficar ligeiramente azuladas mas na foto isso não é praticamente visivel!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica a foto de mais uma...

 

Pic_6585_39.jpg

 

Uma muda vinda de casa do Zé.

 

E uma foto actualizada da zona das acros:

 

Pic_6585_40.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Já estou a imaginar esse aquário daqui por uns 6 meses com todos os corais a queimarem-se e o Diogo a fazer nova disposição para manter a adrenalina :roll:

 

Está a ficar lindo Diogo..

 

Abraço

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria só dizer Zé que levei o teu conselho muito a sério quanto à disposição dos corais pertencentes a diferentes géneros. Se tivesses disponibilidade poderias elaborar um tópico sobre esse assunto com algumas fotos dos teus corais em guerra!

 

Diogo, os corais estão todos óptimos mas essa disposição da rocha não te vai permitir colocar muitos mais, estás a planear fazer alguma alteração para isso não acontecer ou vais ficar por aí?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

estou a ver mal ou tens umas quantas (em potuguês corrente - BUÉ) Xenia na ilha das Acroporas.

 

Embora no que me diz respeito não tive problemas com a interacção delas eu preocupava-me, mesmo sabendo que as Xenia são relativamente inócuas quimicamente falando. O problema é que às tantas começam a pulsar para cima dos pólipos das Acropora o que não deve fazer bem nenhum.

 

Aqueles chamados "Parazoanthus gracilis" amarelos é que me preocupariam mais porque, ao que parece, são terríveis no combate químico. Se bem me lembro, no teu aquário estão isolados numa rocha no areão mas parecem-me perigosamente perto da ilha.

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a ver mal ou tens umas quantas (em potuguês corrente - BUÉ) Xenia na ilha das Acroporas.

 

Estás a ver bem!!! :lol::) Gosto muito do efeito da xénia branca com SPS´s no meio.

 

Embora no que me diz respeito não tive problemas com a interacção delas eu preocupava-me, mesmo sabendo que as Xenia são relativamente inócuas quimicamente falando. O problema é que às tantas começam a pulsar para cima dos pólipos das Acropora o que não deve fazer bem nenhum.

 

Pois tenho observado com atenção e não há problema nenhum - os SPS´s é que queimam as Xénias!

 

Aqueles chamados "Parazoanthus gracilis" amarelos é que me preocupariam mais porque, ao que parece, são terríveis no combate químico. Se bem me lembro, no teu aquário estão isolados numa rocha no areão mas parecem-me perigosamente perto da ilha.

 

Estão aparentemente perto e não vão avançar mais porque estão numa elevação e o que já reparei é que apenas se reproduzem em direcção à luz e como isso é para cima...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

 

Estás equivocado em relação ás xenias serem queimadas pelos Sps. Apartir de determinada altura, com o crescimento acelerado das xenias, começam a encrostar-se nas acroporas e restantes SPS matam o coral com alguma rapidez sem que este se consiga defender eficazmente.. A Médio prazo vais ter problemas com as xenias.

 

Já Observei este fenómeno num outro aquário e as xenias venceram sem qualquer problema, matando alguns SPS (acroporas, milleporas,etc.). No meu aquário tive que as isolar apartir de determinada altura já que já estavam a nascer em cima de 2 montiporas, e a queimarem-nas.

 

Se fosse a ti, isolava-as numa pedra de maneira que não consigam "saltar" para outras zonas do aquario, é muito fácil perder o controlo e as xenias tornam-se rapidamente numa praga incontrolável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À excepção das hydonoporas, nunca vi SPS queimarem xenias nem xenias queimarem os SPS. Já tive "quilos" de xenias, o aquário infestado mesmo e o único problema que observei foi que ao crescerem rapidamente, as xenias acabam por tapar zonas dos SPS que recebem menos luz e menos corrente dessa maneira.

O queimar acontece quando um coral ao tocar no outro, mesmo que por breves instantes, provoca uma perda de tecido muito rápido, que pode progredir ou não, na zona de contacto.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria só dizer que as "minhas" Xenias são bem educadas e não tapam a luz a nenhum outro coral... só mesmo se não puderem!!! Cá em casa chegam a sair fora de água (uns mm apenas). Mas são perfeitamente controláveis desde que arrancadas com uma pinça de pontas finas e pela base. Para além de que aquário sem Xenias e Aiptasias não é aquário.

 

Boas aquisições Diogo!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Alexandre: E crescerem em cima dos SPS e esses mesmos SPS perderem o tecido á volta dessa zona não é queimar ?

 

Bem de facto toda a gente tem xénias Amestradas e ensinadas menos eu e as do aquario que vi nessa situação :? , e pelos vistos as que vi devem ser de uma espécie diferente mais agressiva

As vossas nao tem dentes ? :?:evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje fui às compras e o resultado é este...

 

Pic_6999_5.jpg

 

em maior detalhe...

 

Pic_6999_6.jpg

 

Esta é uma Acropora efflorescens dificil de fotografar! É tão clara que a máquina tem alguma dificuldade. As fotos tiveram que ser tiradas com uma abertura grande e por isso estão um pouco escuras.

 

A dificuldade fica bem patente na fotografia de conjunto, onde a nova inquilina dificilmente se vê com nitidez, mesmo com uma foto escura...

 

Pic_6999_4.jpg

 

Esta nova acropora é quanto a mim diferente da que tinha antes! Não só a cor (que é por demais evidente) mas também a forma.

 

Pic_6999_7.jpg

 

Em 15 dias já se notam crescimentos nas pontas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Diogo

 

 

A acropora valeu o preço e ainda mais por estar num dos aquarios mais belos de que há conhecimento.

Esta não poderia ter outro dono.

O sarco que te comprei é atrevido...

Pouco depois de teres saido abriu-se todo e até fez novos amigos.. Um dos Ocelaris adoro-o

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Como o meu aquário é montado na maior parte com mudas, toma cuidado Diogo ao fazeres a manutenção pois podes partir algum bocadinho e vais ter que me aturar :arrow:bowdown:x-mas:

Lindas peças sim Sr.

Sei que estás ciente que a tua responsabilidade com o aquário aumentou bastante e que este é o principio do fim da raridade dessas espécies.

 

Um abraço

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado aos dois!

 

Como o meu aquário é montado na maior parte com mudas, toma cuidado Diogo ao fazeres a manutenção pois podes partir algum bocadinho e vais ter que me aturar

 

Prometo ter cuidado, mas nunca se sabe!!! :lol::lol:

 

Sei que estás ciente que a tua responsabilidade com o aquário aumentou bastante e que este é o principio do fim da raridade dessas espécies.

 

Esperemos que tenhas razão! Eu conto daqui a um ano fazer mudas das duas... :wink::wink:

 

Entretanto aqui fica em registo fotográfico as evoluções das acroporas...

 

Pic_6999_8.jpg

 

Pic_6999_10.jpg

 

Pic_6999_18.jpg

 

Pic_6999_12.jpg

 

Pic_6999_19.jpg

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conto daqui a um ano fazer mudas das duas...

 

Por favor não ponhas fotos disso senão vou chorar :cry: ......... de inveja :wink::lol:

 

 

Está aí um aquário que daqui a uns meses vai ser daqueles brutais como vemos no reefcentral, estou convicto disso.

 

Está a faltar é uma visitinha aí a casa do pessoal do Nourte .... carago! :lol: Temos de tratar disso

 

Para ver essas coisinhas lindas... ::wink::

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Por favor não ponhas fotos disso senão vou chorar  :) ......... de inveja

 

Não só ponho fotos como na altura tenciono vender as mudas para que todos possam ter acesso a estes maravilhosos corais, que são agora ainda muito caros!

 

Está a faltar é uma visitinha aí a casa do pessoal do Nourte .... carago!  :roll: Temos de tratar disso

Para ver essas coisinhas lindas...

 

É só dizerem quando querem vir - são como sabes sempre benvindos!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais