Predadores


Melo Ribeiro

Recommended Posts

Estou um tanto confuso. Tinha meia dúzia de caracís que foram sendo comidos restando apenas as carapaças.

Há dias um eremita mudou a pele.

Ontem apareceu novamente à "luz do dia".

Hoje de manhã só restava a sua carapaça.

Quem será que se está a banquetear?

Tenho dois lysmatas, um camarão que desconheço o nome, um palhaço e um clarky.

Alguêm poderá dar um "palpite", antes de eu gastar mais dinheiro em "refeições" à base de marisco?

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Miguel:

Como é que é um Mantis?

Ouvir estalos nunca me apercebi.

Eu tenho um camarão qu é um tanto ou quanto estranho. É relativamente pequeno, vermelho, mas tem uns traços brancos que fazem lembrar uma armadura samurai.

Será isto?

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No momento que fiz o último comentário, olhei para o aqua e surpresa:

Aparece-me umeremita (eu só tinha um), com uma carapaça totalmente nova e a movimentar-se com bastante energia.

Por conseguinte, houve uma mutação que eu desconhecia.

Cumprimentos,

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Keeper

 

É normal eles matarem os caracois e muitas vezes nem é para a casca, é mesmo para os comerem :arrow:

 

Se a casca dos caracois for maior que a deles, tambem ficam com a casca.

 

Os hermitas sao por natureza predadores dos caracois, pelo menos as especies que tenho mantido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corroboro as opiniões do Rui e do Gil.

 

Os meus patas vermelhas e patas azuis costumam apresentar este comportamento de se alimentarem dos caracóis do guincho e de posteriormente lhe ocuparem a casa.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quando se tem varios hermitas tambem é comum eles matarem-se para tirar as cascas de buzios dos outros foi o que me aconteceu com 2 de patas azuis.

Um aproveitou-se de que o outro estava a mudar a carapaça e ainda estava mole entrou dentro da concha do outro e retalho-o aos pedaços era ver ele a sacar pedaço do outro e depois ficou com um buzio novo para ele

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Keeper,

Olha eu tenho varias eremitas e tambem disponho de conchas vazias para eles irem mudando (o que acontece quase diariamente), e o que apercebido é que quem "limpa" os meus caracois sao os nassarios e costumo alimenta-los com navalha e berbigao! Os caracois devem ser mesmo irressistiveis!!!

Um abraço,Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

aproveitando aqui o tópico, até agora ainda não vi os meus eremitas a atacarem os caracóis. No meu caso são turbos e burriés.

 

Agora, relativamente aos segundos, o que eu vejo com alguma frequência é os mesmos a soltarem das rochas por alguma razão e cairem de costas no aragamax. Depois não se conseguem virar. se eu não for lá dar uma ajuda morrem à fome ou são atacados passado algum tempo e depois lá vejo uns eremitas de patas ajuis com casa nova...

 

Por outro lado, os burriés estão a multiplacar-se a bom ritmo, que dá para compensar as perdas.

 

Outra coisa: a minha população de stomatellas diminuíu drasticamente depois de ter introduzido camarões da nossa costa (paleamon serratus). Já os vi a capturarem estas lesmas com casca, arrancam-lhes a casca e é um ver se te avias, enquanto a stomatella desaparece.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Os Palemon da nossa Costa (existem duas espécies P. elegans que viva nas poças mais longe do mar e P.serratus que atinge maiores dimensões e é menos comum nas poças) NÃO SÃO reef safe.

 

Sincereamente dúvido que exista um camarão que seja 100% reef safe se a fome apertar, os Palaemon (nome de um Deus da mitologia grega) não são certamente...

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade tudo é relativo, incluindo o grau de agressividade dos camarões assim como de outros animais mesmo apelidados de reef safe.

 

O facto é que os meus são sociáveis e não chateiam. Apenas pulam nas stomatellas se as conseguem apanhar, em particular quando a comida escasseia. Quanto ao resto, têm sido excelentes limpadores de restos.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais