Recommended Posts

Publicado

olá boas noites,

desculpem ser um chato mas preciso de ajuda noutro ponto, a oxigenação da agua. gostaria que me dissessem se é possivel e eficaz fazer a oxigenação na sump, para evitar as powerheads com tubinhos a deitar bolhas no meio do aquario. é que eu queria usar só duas powerheads para movimentar a agua no aquario mas sem tubinhos de ar que fazem um escarcéu impossivel. mas será que bombas de ar potentes e powerheads com tubinhos a meter ar na agua da sump oxigenam eficazmente? alguem tem essa experiencia?

obrigado pela v.paciencia

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Não tenho essa experiencia.

Teoricamente não vejo porque não possa ser eficaz. A ideia de fazer bolhinhas é fazer movimentar a água e promover as trocas gazosas com na superficie. Assim sendo, se fizeres bolhinhas na sump ou no aquário o efeito é o mesmo. Portanto se oxigenares a água na sump perfeito, a água da sump é a mesma do aquário.

Alguem que tenha sump que se chegue á frente. :(

Até mais.

Bruno Nogueira

Publicado:

Boa noite.

Obviamente podes oxigenar a àgua na sump.

Antes das bacterias é optimo para as mesmas pois adoram oxigenio.

Falas em colocar "turbulencia" no aqua, se isso movimentar a superficie vai haver oxigenio + que suficiente.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Possivel eu creio que é, mas desnecessário. O simples facto de estares a usar uma sump faz com que tenhas uma movimentação enorme de água, potenciando as trocas gasosas.

Pensando na oxigenação antes das bacterias, que o João Machado referiu, o melhor é fazer um seco/humido na Sump.

Duvido que o facto de adicionares oxigenação forçada ( via PowerHead ou bomba de ar), vá aumentar a já boa oxigenação que obtens pelo facto de estares a usar uma sump.

Esta é só a minha humilde opinião, espera opinião dos "experts".

Cumps

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Publicado:

obrigado a todos,

vou então programar as coisas para oxigenar na sump. alem de gostar muito da ideia de não ter barulheira no aquario, tambem gostei muito dessa ideia de aumentar o oxigenio antes da filtração biologica. assim faz-se uma especie de seco-humido...junto o util ao util e fico com um ambiente mais agradável na sala.

um abraço..

entretanto se algum perito mais técnico se quiser pronunciar, eu agradeço muito, nunca é demais ouvir quem sabe.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!