alguém me dá uma pista?


grande peixe

Recommended Posts

Boa noite!

 

comprei duas plantas (das quais não sei o nome)e coloquei-as no aqua.

passados 4 dias começam a ficar acastanhadas, presumo que estejem doentes não? no fundo do aqua só tenho pedras (compradas como sendo próprias para aquários) com diâmetro entre 5 a 10mm e outras com diâmetro entre 3 e 4 mm, será que deveria colocar alguam tipo de areia pelo menos em volta das raízes das planatas?

 

se ficarem mesmo completamente castanhas é porque morreram e tenho de comprar outras certo?

 

Obrigado

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 w.. será pouco? não coloquei nenhum substrato, e não tenho a iluminação o dia todo ligada porque já li aqui no fórum que no máximo a iluminação dvee estar ligada 8 horas por dia.. se calhar é por causa das pedras serem grande demais? devo colocar algum areão fino na zona das plantas?

 

Obrigado

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um setup do aquario ajudava, saber que plantas são tambem, ou uma foto das mesmas.

 

Se ficarem castanhas e morrerem não tens de comprar outras, tens de primeiro aprender um pouco mais e depois comprar outras.

 

Até podes ter comprado criptocorines e estar tudo bem e elas estarem a fazer o melt normal e depois regressarem á vida.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até podes ter comprado criptocorines e estar tudo bem e elas estarem a fazer o melt normal e depois regressarem á vida.

 

Boas! Podes aprofundar esse tema um bocadinho. Eu tenho Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya' e não faço ideia do que isso é! :P

 

Gracias!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já sei!!!! uma das plants é uma elódea e a outra é uma valisnérea, algum cuidado especial? devo colocar areia ou areão no fundo para que se prendam melhor??

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um setup do aquario ajudava, saber que plantas são tambem, ou uma foto das mesmas.

 

Sem setup é o mesmo que dar tiros no escuro...

 

tamanho do aquario, iluminação, fauna, etc...

 

Just_me escreveu:  

Até podes ter comprado criptocorines e estar tudo bem e elas estarem a fazer o melt normal e depois regressarem á vida.  

 

 

Boas! Podes aprofundar esse tema um bocadinho. Eu tenho Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya' e não faço ideia do que isso é!

 

ok, coloquei um novo topico so sobre isso para facilitar a pesquisa

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah é verdade. sorry!

 

o aquario tem 1000*600*350

 

iluminação 1 lâmpada aqua-glo 30W

 

filtro interno eihem aqualball2212

 

para já só tenho 2 corydoras e um pletocosmos (não deve ser assim que se escreve)

 

no fundo apenas tenho pedras compradas mas acho que são demasiado grandes (5-10 mm diâmetro).

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso deverá ser por falta de nutrientes. Nem adubo liquido poes né? É que se não puseste substrato, terás de comprar uns sticks vulcanicos de adubo que se vendem nas lojas de aquariofilia. Poes um stick desses junto à raiz de cada planta. Além disso era bom comprares adubo liquido para plantas de aquário. Em relação à iluminacao deverias ter no minimo 90-100W para teres +- 0,5W/L que é o minimo que deves ter, embora as plantas que tens não necessitam de muita luz.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigsmile:?:? quer dizer que deveria ter 3 lâmpadas!! que desgraça.. tenho de alterar tudo.. obrigadão pela ajuda, vou tentar isso do adubo, ou na pior das hipóteses plantas de plástico!! estou só a brincar! é claro que não desisto das plantas a sério!

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer uma calha. Eu fiz a minha com 5 lampadas de 18W daquelas de rosca economicas com 4200K e 6500K (90W para 45L reais). Actualmente tirei uma das lampadas, achei que nao necessitava dela. A ricia e a leolopsis brasilensis crescem como malucas.lol

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai posso usar dessas económicas?? isso é uma boa ideia! talvez ainda consiga espaço debtro da caixa! é que a caixa foi feita em aço inox e é um bocado dificil de alterá-la.. obrigado mais uma vez!!

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera aí!!! Eu tou a ler isto daltoabaixo e ficoume aqui uma cena:

Tu não meteste areão? apenas tens calhaos, pedregulhos!?!

Tens que especificar isso melhor, porque o tamanho do substracto se o que tu tens pode-se chamar substrato, ainda nao sei, especifica isso melhor, conta muito para o tipo de planta e se realmente podes meter plantas.

 

Talvez fosse melhor abordares essa "cocepção" do aquário da maneira tradicional: uma camada de substrato fértil, uma camada de areao por cima e para plantas k for necessário ( caso tejas em duvida há aki pessoal k já sabe tudu kuanto é planta decor) uma bolinha de adubo enterrada, nuns kê? 5cm?por baixo do sitio onde plantas a tal planta.

 

Assim mesmo k surjam problemas, tudo akilo mais trabalhoso, penso eu k estará remediado. E teras sempre mais facilidade em obter repostas daki do forum se começares pelo standart

 

Fica Bem

 

P:S: Uma cena k ajudou e vai sempre ajudar são leituras da especialidade k dao sempre conselhos 5* para kem ker fazer o trabalho bem feito. Procura, elas andam por aí! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpem o atraso na resposta mas têm sido dias complicados!

 

Depois de ler os vossos conselhos já coloquei areão no fundo, plantei-as de novo, coloquei mais areão por cima e penso que as plantas ficarem bem firmes! (como só tenho 2 cory´s e um plecos não se queixaram muito!) acham que agora é suficiente colocar adubo liquido para elas ganharem força?

 

muito obrigado mesmo!

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nananinanão !!! Não faças adubações com fertelizantes para já. Deixa primeiro o aquário rodar bem e o ciclo do azoto tar completo. Daki a 3 semanas podes começar, doutra maneira vais ter um pequeno bum de algas que não sei se o pleco vai conseguir dar conta!!!

 

Para já vai só fazendo TPA's que já é um bom fertelizante para as tuas plantas! :)

 

Fica Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa ao fórum por estar a insistir neste tópico, mas as plantas estão mesmo a dar as ultimas, o aqua já tem 2 semanas será que posso colocar o dito adubo liquido? ou deixo-as morrer, coloco mais rochas e esqueço as plantas naturais?

 

obrigado..

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as plantas estão comcarências, sim começa a fertilizar, verifica é que tipo de adubo tens, se é apenas de micros ou tambem de macros.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó pá isso tens de ver uma coisa: se as plantas tiverem mesmo castanhas é porque já foram! Sei que é xato e que é uma pena, mas é como deixares uma planta sem regar, e quando reparas que ela já tá toda seca vais regar a pressa. Não adianta, já está morto.

 

Mas força, tenta adubar, pouco ( menos de 1/3 da dose recomendada) 3 vezes por semana. Daki a 2 semanas vês as que se salvam as outras....;) paciêcia!

 

Fica Bem e boa sorte :wink:

 

P:S:Depois disso se quiseres "posta" aqui uma fotos do teu aqua para o pessoal opinar sobre novas plantas para completar aquelas que não aguentem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK! mais uma vez obrigadão! tenho vergonha de postar aqui o meu aqua.. no meio de profissionais o meu aqua é muito pobrezinho.. mas eu gosto muito dele!!! :D

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais