Caso raro de Discus ou boas condições?


Duarte

Recommended Posts

Oi, no passado dia 5 (anteontem) comprei um disco turquesa de 7/8Cm.

No princípio ele ficou escondido atrás de uma planta, mas hoje (passados dois dias), já anda todo contente pela parte da frente do aqua e JÁ COME!!! Comeu tetramin pro e tubifex liofilizado.

Não sei o que aconteceu, mas depois de ter lido e participado em tantos tópicos aqui no fórum sobre discos, eu estava preparado para ter de ficar 1 a 2 semanas sem ver a minha "menina dos olhos" comer.

é que eu fiquei mesmo espantado; ele agora tem é um pouco de receio em vir á superfície comer, mas se alguma coisa lhe cai em frente....é logo abocanhada.

O aqua tem um ph de 6.8/7, temp.24.5(eu sei que está baixa, mas está a aumentar de dia pra dia e os peixes estão bem), tem 200L e faço mudas de 5L todas as semanas (água de nascente).

Os companheiros são: um casal de espadas, 6 néons (paracheirodons innesi) 1 danio zebra, 1betta femea, 2 otocinclus affinis, 1 tetra imperador, 4coris albinas, 1 bronze e uma mármore e dois caracóis.

Plantas tenho equinodoros amazonenses, nomaphlia stricta, higrofila difformis, dracena verde, bacopa,4 valisnnerias gigantes ceratopteris silicuosa, cryptocorine wendti, 3 eleocharis, 1 anubia nana e uma anubia do congo.

Tenho 1 lampada daylight de 30W (eu sei que é pouco, mas vou comprar outro reflector brevemente e as plantas estão bem e a crescer muito rapidamente com a ajuda de co2, laterita, terra vegetal e tetra inital sticks)

 

 

Bom e depois deste testamento, o que é que acham:

 

1- o meu disco é uma raridade?

2- as condições ou são boas ou más, mas ele gosta?

3- não tem companheiros que o intimidem?

 

Cumps :roll:

 

Duarte

 

P.S.- Quando tiver o outros reflector junto a este e as plantas tenham crescido mto eu meto fotos pra verem, tá?

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom e depois deste testamento, o que é que acham:

 

1- o meu disco é uma raridade?

2- as condições ou são boas ou más, mas ele gosta?

3- não tem companheiros que o intimidem?

 

Na minha modesta opinião, o teu disco não é uma raridade, as condições é que são boas, excepto a temperatura, deverás aumentar para 27º. Um factor bastante importante é de não ter companheiros que o intimidem.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte!

 

Com essa temperatura tas bastante sujeito a que ele fique doente. principalmente parasitas externos com os quais infelizmente normalmente eles vem contaminados. Temperatura no minino 28ºC (Desculpa Madiques :lol: )

 

 

Quanto ao teu Discus não é uma raridade mas deves estar contente com ele. Fui melhor assim, acredita!! :)

Ser pequeno ajudou a adptação! E muito certamente as condições da tua água são muito identicas as de que ele estava habituado!

 

 

Eu a uns meses comprei 2 discus (teoricamente irmãos). Mesmo tamanho, mesma cor, mesmo aquario na loja...tudo igual.

Cheguei a casa ambientei-os a água e coloquei-os na água. Deitei 2 ou 3 granulos da Sera e não é que fui meu espanto que um deles comeu logo. Logo mesmo! o outro...o outro demorou um semana a comer larvas de mosquito vivas, ai 3 a comer larvas vermelhas...e quase dois meses a comer granulado da sera.

 

O que comeu logo está quase o dobro.

 

 

Só para veres que isto não é exacto! :P

 

Já agora. Compraste só um?? Um discus sozinho é infeliz!!!!!!!!Ele é um peixe de cardume. Cardumes que podem ter 100 individuos.

 

Vai dando noticias!

 

 

Ah!!! Mudas semanais de 5L num aquario de 200L para Discus é muito pouco!!!Ainda por cima num discu em crescimento!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É isso, é mesmo muito pouco eu mudo no mínimo 20% 2x por semana.

Em relação à comida, eu adquiri 3 azuis turquesa e um pidgeon que no 2º dia de casa nova iam ao cesto ao cimo do aquário comer a artémia congelada e depois ainda disputavam os restos no fundo do aqua com as corydoras.

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Por favor não te esqueças de aumentar essa temperatura. Se não o fizeres vais ter sérios problemas.

 

Eu aconselho-te os 29º. Há quem os tenha a 34º mas isso já acho exagerado pois, quando fizeres um tratamento vais ter de a subir e, acima dos 34, já é um pouco difícil :cry:

 

Os meus 6 discus estão a 30º que creio ser a norma mais coerente. Dá para subir sem problemas até aos 33 em fase de tratamento e no dia a dia é o suficiente para eles andarem com apetite e livres de parasitas externos.

 

Sobe no máximo 2 graus a cada 8 horas para não os matares de stress :shock:

 

Cumprimetos,

 

Mix

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, a água gora já está a 26ºC e ele está na maior!!!!

Só acho que já o viciei em tetradiskus: ele gostava mto de comer tetraminpro e agora aquase não lhe liga (achoque é por causa de o tetradiskus se afundar mais depressa e ser mais duro), mas tb gosta mto de tubifex liofilizado seco em cubos e de gammarus liofilizados; á artemia salina congelada e ás larvas de mosquitos liofilizadas não dá grande atenção.

Eu vou tentar por aqui algumas fotos (mas não prometo nada, pq ainda não sei bem trabalhar com essa área) e já agora: eu pus algumas gotas de antifungos (contra gyrodactilus) no aqua.

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, a água gora já está a 26ºC e ele está na maior!!!

Boas!

 

Recomendo no mínimo dos mínimos os 28º! Com esta temperatura é possível manter os discus em melhores condições, além de que o metabolismo deles (crescimento) tende a ser também maior.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Realmente os diascos são peixes de cardume mas pelo meu lado, qd me ofereceram 2 e mais tarde outros 2 e fiquei ao todo com um total de 4 discos pequenos no meio de uma série de raças diferentes de peixes o resultado foi o seguinte... morreu o primeiro que era o mais espevitado, passado uns tempos um segundo e outros tempos o terceiro, foram praticamente os unicos peixes que me morreram no aquário, agora tenho um disco no meio de uma variedade imensa de peixinhos que adoro, não tenho problemas, o aquário está mais do que estabilizado e o problema é o contrário, já não posso comprar mais peixes porque o aquário está lotado e como todos resolveram que estão mt bem da vida e nenhum morre, nem mesmo os 10 cardinais que tenho desde o verão e continuam intactos até ao ultimo já não há hipotese de acrescentar mais nada... qt ao disco deve pensar que é uma molly, um espada, um escalar, um tricoghaster ou outra coisa qq porque está melhor do que nunca de saúde, come tudo o que apanha à frente e vai p a molhada com os outros peixes na hora da refeição e está perfeitamente ambientado e quase com o dobro do tamanho com o qual veio cá para casa... aconteceu assim e gosto imenso do meu aquário como está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi:

 

Agora passo a fazer trocas de 15/20L todas as semanas.

O meu Disco tem UMAS CORES!!!!!!" (tenho que por fotos, mas desde que a cont do telefone foi de €55 :shock: o meu pai só lá me deixa ir ao fim de semana)

Agora já me conheçe, é só entrar em casa ( o aqua tá em frente á porta) e ele " espeta-se" contra o vidro.

O único problema é que ele ainda se assuta um pouco quando fazemos movimentos bruscos em frente ao aqua.

Mas eu já estou a pensar comprar um companheiro/a para ele/a.

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais