Tropheus Temple 460L


RicardoBC

Recommended Posts

Boas pessoal, depois de muita dedicação, pesquisa, conversa com outros membros, e com alguns lojistas, e como vou montar o meu projecto novo 120x50x68, decidi dar-lhes a conhecer a minha fauna e receber com isto, criticas elogios, comentários, aquilo que quiserem dizer, o que interessa é criticar para ajudar. Sendo assim, temos o seguinte:

 

FAUNA:

 

15/18 Tropheus sp. Black IKOLA

ou

15/18 Tropheus Duboisi Kigoma

ou

15/18 Tropheus sp. Black Bemba

1+4 Lamprologus Oscellatus (orange)

1+4 Neolamprologus Similis

2 Altolamprologus compressiceps

5 Julidochromis marlieri

 

DECORAÇÃO:

 

Fundo 3D 150x60x8 feito com esferovite à semelhança do feito pelo NAntunes

40 KG de aragamax e areia de Rio

4 Placas de Xisto

Vários Seixos

Várias conchas

 

FILTRAGEM:

 

Filtro EHEIM 2080

3L de Micromec

3L de Bioballs, não sei o nome especifico, mas foram aconselhadas pelo dono de uma excelente casa de Aquariofilia de Lisboa

Symec

 

AQUÁRIO:

 

Aquatlantis 150x50x68 (CxLxA)

Calha de iluminação dupla com 2x36W T8 (vou colocar lampadas novas, mas não sei o que devo colocar, agradecia ajuda)

 

Prometo que hoje à noite vou colocar fotos do fundo, ainda não está completo mas dá para ver como está a ser feito

 

Agora digam de vossa justiça...

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vais ter a fauna que eu gostaria de ter, mas tenho os leptosoma e os calvus a empatar, por isso não tenho os tropheus.

Eu poria 8 IKOLA e 8 Bemba, ao invés de tropheus todos iguais.

Não ponhas os 2 Altolamprologus compressiceps, podias pensar era em 2 petricola em vens destes, o resto está excelente.

 

venham daí as fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gorgeous:

 

As informações que recebi é que não convem misturar tropheus sp.black diferentes, porque corremos o risco de hibridação. Foi o que me disseram, pois eu adorava ter Ikolas e bembas.

 

Quanto aos petricola esquece, não quero. Vou manter o compressiceps com pena de não ter o Calvus, que gosto muito...

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam lindos de facto... mas tens a certeza que são realmente ikolas com bembas?

 

Pelo que já andei a investigar por aí os bembas podem apresentar tons de amarelo no dorso, embora isso não seja normal.

Sendo essas as fotos do canart penso que é isso mesmo que se trata... de duas variantes dos bemba, como o próprio já me explicou num tópico que coloquei no cichlid-forum a perguntar se alguém sabia o que eram tropheus orange II :oops:

 

Já agora... para quem gosta de tropheus e fotos lindissimas... aconselho uma visita ao cichlid forum. Algumas fotos são de cortar a respiração, para quem gosta claro :?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, eu não tenho duvidas que sejam IKOLAS com BEMBAS....

Mas vou informar-me melhor sobre isso, junto de alguem que é expert em Tropheus...

 

Estou espantado como tu não me cascas-te em nada... Achas que estou a ir bem? Tou a seguir muito a tua filosofia, não achas?

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo não digo que não sejam... em tropheus eu não me posso comparar com os gajos do cichlid forum... talvez daqui por mais alguns anos eu já comece a saber qualquer coisita, mas não tenho é certo a bagagem de tipos que criam tropheus à diversos anos.

Tento na medida do possivel manter-me o mais informado possivel consultando e comparando diversas fontes mas certas coisas só a nossa experiencia é que nos pode ensinar.

 

Quanto a cascar-te... só se for por me chamares filosofo. :shock:

 

Em tropheus nada é certo.

Encontras gajos que te dizem que devem estar sozinhos, encontras gajos que dizem que 2 colónias é melhor.

Tens malta que acha que deves ter aquários só de tropheus e outros que os misturam com outros peixes do lago.

Tens pessoal que te diz que não podes ter predadores naturais e outros que te dizem que não só podes, como deves para não ficares com sobrepopulação.

 

Pessoalmente começo a concluir que com tropheus só há realmente 2 regras que todos concordam:

1- A qualidade da água tem de ser irrepreensivel

2- A comida deve ser de qualidade, pobre em proteína animal e rica em vegetais dada a sua natureza vegetariana.

 

Tudo o resto é bom senso e peceber que é um peixe que necessita de atenção e cuidados diários e conhecer e compreender a sua natureza e o porquê dos seus comportamentos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem pessoal, a minha ideia do fundo 3D, não foi em frente... :D

 

Mas mantive-me com a ideia dos tropheus e queria deixar aqui umas fotos do andamento da montagem do áqua, até para receber algumas opiniões:

 

Aragamax e areia de Rio

Pic_4369_25.jpg

Já com os calhaus, 45Kgs, Xistos, Seixos e Pedra do Nilo

Pic_4369_26.jpg

A colocar o mais importante... ÁGUA!

Pic_4369_27.jpg

Cheio, o aspecto quase final...

Pic_4369_28.jpg

Visão lateral.... Não tá mau...

Pic_4369_29.jpg

Mais uma visão geral...

Pic_4369_30.jpg

Zona para os oscellatus e similis

Pic_4369_31.jpg

Zona para oscellatus e similis

Pic_4369_32.jpg

 

Digam de vossa justiça, eu acho que tá muito bacano, foi idealizado com base no Aquário de Tropheus da Redfish, penso que seja o que me dá mais gozo... mas acredito que exista quem não goste... Eduardo, espero que não te chateies com esta cópia.... afinal temos de aprender com quem sabe!! :P

 

28Kg de aragamax

11 Kg de Areia de Rio

9,5Kg de Rocha do Nilo, são as mais escuras

9,5Kg de Seixos

25 Kg de Placas de Xisto

Algumas conchas

Filtro Eheim 2080 (1700l/h)

2 Maxijet 900 (920l/h)

3x36w T8

 

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha opinião e visto que vais ter tropheus aí é que as pedras planas estão demasiado próximas.

Como sabes os tropheus são territoriais e como tal a probabilidade será a de um ou mais machos reclamarem essas pedras.

Assim tão próximas só um macho as reclamará e sendo numa zona quase central do aquário pode dar complicação.

 

Acho que em termos de layout deverias colocar um "planalto" em cada uma das pontas do aquário de forma a afastar o mais possivel os territórios de 2 possiveis machos.

As restantes pedras eu colocaria numa zona central e colocaria aí também a zona para os conchiculas. Colocar os conchiculas directamente por baixo de um "planalto" como os tens é colocar os gajos num ponto quente (em vários aspectos :D ) e não me parece que eles fiquem à vontade.

As pedras na zona central servem o objectivo de separar territórios e dar um lugar seguro para os alevins se refugiarem quando houver rebuliço nos tropheus.

 

E acredita que há rebuliço... os meus são ainda uns minorquinhas e já correm o aquário todo de cima abaixo e volta na volta andam em altas perseguições, é um aquário em constante ebulição :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MigL, eu sei disso das conchas, mas comprei um frasco na loja que me indicaste e só coloquei as maiores, tenho de ir comprar mais...

 

Cumprimentos a todos... continuo à espera de opiniões...

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Acabei de fazer os meus primeiros teste depois de 2 dias de aquário cheio, ainda não levou qualquer buffer ou sais, está so a filtrar, oxigenar e com corrente, sendo assim deixo os valores para vocês dizerem o que acham:

 

Temp: 29ºC (está alta, mas esteve com 24/24h de luz) por isso deve baixar para os 27ºC como está definido nos termostatos

PH: 8,5

KH: 4

GH: 10

No2(Nitritos): 0,025

No3(Nitratos): 1

Condutividade: 310 uS/cm

 

Qua acham deste valores?

 

Digam alguma coisa.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou desolado.... Ninguem diz nada, nem mal nem bem.... so os mesmos do costume NAntunes e MigL..... Será que está assim tão mau que nem vale a pena comentarem??

 

Digam alguma coisa...

 

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estou a começar a montar um aquario com as dimensoes do teu

e tambem para tropheus mas estou a penser por bastante mais rocha

gostava de saber o que e que vais por para substituir o background 3d?

 

alem do silicone qual e a melhor maneira de encostar as rochas ao vidro sem riscar ?

 

este topico tem dado para ver +/- o que me espera :? agora e sovender os peixes que tenho no aquario e entrar em acção :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estou a começar a montar um aquario com as dimensoes do teu  

e tambem para tropheus mas estou a penser por bastante mais rocha  

Cuidado... muita rocha com tropheus pode dar mau resultado e originar o aparecimento de um hiper-dominante.

No caso de teres um hiper-dominante prepara-te para perdas de peixes pois esse macho não irá à partida permitir qualquer tipo de competição.

 

Mas isto pode nem sequer acontecer. No meu aquário tenho apenas 2 zonas de rocha e apesar dos meus peixes terem ainda apenas 3 a 4cm já noto tendencias de dominio, com perseguições e enfrentamentos.

 

Lê a informação nos sites que te enviei antes de seguires em frente, para saberes com o que podes contar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, se te lembras-te do aquário da Redfish, só posso ficar contente, pois foi um modelo que tentei seguir, pois é do meu gosto... Não sei se o Eduardo vai ficar zangado comigo por eu fazer esta "cópia"... :P

 

As Crinus Thainum não conhecia, pensei em colocar algumas anubias nana presas nas rochas, mas é uma questão de me informar sobre essa planta que me falas e saber se a compatilidade com os parametros que pretendo é boa para a planta.

 

Devo salientar que a água não levou nada de sais ou buffers, apenas aragamax, e os valores das medições deram isto, agora quando meter os sais, faço outra medição até para ver se me aproximo dos valores ideais. Mas já agora, como faço para subir o KH?

 

A Rocha que está encostada ao vidro, já não está mais, não estava colada e fiquei com medo de arranjar algun sarilho por um erro parvo, coloquei-a deitada em cima de outras rochas...

 

Quanto à fauna está decidido:

 

18-20 Tropheus Duboisi Kigoma (São os melhores para iniciados)

5 Julidochromis Marlieri

5 Oscellatus

5 Similis

2 Tanganicodus irsacae (Kigoma)

 

Como podes ver até a população é quase similar ao aquário da redfish :?

 

PedroDionisio,

 

Para substituir um fundo 3D, uitilizei uma coisa muito simples chamada... CARTOLINA :D mas preta! Acho que ficou muito louco, mas é a minha opinião... :D

 

Bem obrigado a todos...

 

Agora é só esperar que os peixes entrem lá dentro e enviarei mais fotos!!

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à fauna está decidido:

 

18-20 Tropheus Duboisi Kigoma (São os melhores para iniciados)

Porque dizes que são melhores para iniciados? Não leste a documentação toda :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto do teu aquário mas acho que ainda lhe falta um toque final, não sei qual mas ainda o preenchia com mais qualquer coisa..

 

Parabéns! um dia também hei-de saber cuidar de peixes tão espectaculares..

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, digo isto porque pelo que tenho lido, num forum comum a nós os 2 e mais pessoal concerteza, os Duboisi são os aconselhados para iniciantes, pois são mais resistentes a possiveis erros que se possam cometer, esta pelo menos é a ideia com que fiquei... e também são mais baratos, e já perdi aquela oportunidade de os arranjar a preços acessiveis, por isso tenho de levar tudo isso em conta. Mas tb depende do que a loja for importar no final deste mês.... isto pode mudar... mas por enquanto são estes...

 

Não percebi o teu comentário, referes-te a que documentação?? :wink:

 

Quero saber como estão os teus Orange II.... :D

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Refiro-me á documentação no forum que frequentamos :wink:

 

Por lá eles dizem que é ideia geral que os duboisi são para os iniciados mas que isso não é bem verdade, pois são tão exigentes como os restantes tropheus e são igualmente agressivos.

Quanto a serem mais resistentes, bom são tropheus... podem ser resistentes ou não, é uma lotaria.

 

Os orange II estão porreiros. Já tenho fotos novas no tópico (aliás, refiz o tópico) e em breve vou acrescentar 2 videos com as minhas julies a medirem forças, só preciso de os meter mais pequenos (50Mb por 3 minutos é muita coisa...) e alojar os mesmos online :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Hoje fiz a adição dos sais, fiz testes logo de seguida para ver qual era o efeito e o resultado foi este :

 

Temp: 27ºC

PH: 8,8

KH: 10

GH: 12

No2(Nitritos): 0,05

No3(Nitratos): 0

Condutividade: 790 uS/cm

 

Penso que o KH ainda esteja baixo, tem de ir para valores na ordem dos 16. E o GH? Alguem me indica um valor aceitável para se ter o GH?

 

Adicionei 2 Oscellatus Gold, vão ser o primeiros habitantes do meu áqua. Prometo colocar aqui fotos, mas 1 deles enfiou-se logo numa concha e não consegui apanha-lo...

 

Ajudem-me relativamente a estes parametros da água, ok?

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2horas depois, fui fazer novos testes e deram o seguinte :

 

Temp: 27,4ºC

PH: 8,8

KH: 10

GH: 16

No2(Nitritos): 0

No3(Nitratos): 0

Condutividade: 793 uS/cm

 

Preciso mesmo de aumentar o KH, mas já fiz a adição dos sais e supostamente os valores tinham de subir para os 16, mas ainda não subiu... talvez espere 24h para o efeito estar a 100%.

 

Alguem me dê umas dicas...

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aqua ta a ficar porreiro , só acho que devias por os calhaus em cantos separados devido ao que o Nuno te disse

 

Refiro-me á documentação no forum que frequentamos :lol:

 

Por lá eles dizem que é ideia geral que os duboisi são para os iniciados mas que isso não é bem verdade, pois são tão exigentes como os restantes tropheus e são igualmente agressivos.

Quanto a serem mais resistentes, bom são tropheus... podem ser resistentes ou não, é uma lotaria.

 

Os orange II estão porreiros. Já tenho fotos novas no tópico (aliás, refiz o tópico) e em breve vou acrescentar 2 videos com as minhas julies a medirem forças, só preciso de os meter mais pequenos (50Mb por 3 minutos é muita coisa...) e alojar os mesmos online :lol:

 

Nuno:

A unica coisa que sei que é uma mais valia dos duboisi( sem ser o preço ) e serem os mais sociaveis

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quais são os sais que estás a usar? Eu estou a usar o Seachem Tanganyika Buffer, Tanganyika Buffer™ is a blend of carbonate salts designed to enhance the natural environment of cichlids by increasing hardness, buffer capacity, and pH. It is formulated to maintain a pH of 9.0–9.4.

 

Tenho efectuado as alterações nos parametros duma forma gradual, e na generalidade tem corrido bem. O pH, kH subiram gradualmente até aos 9 e 240 ppm. O gH apesar de ter subido inicialmente, nas ultimas três semanas tem vindo a descer ligeiramente o que não consigo perceber.

 

Da experiência que tenho tido, é que as alterações nos parametros são "imediatas", mas para atingir estes valores levou cerca de três semanas, com adição de sais duas a três vezes por semana.

 

Mas parece-me que os parametros que tens estão bons, mas dava jeito subir um pouco mais o KH.

 

Cumps.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais