Necessito de ajuda


vcff

Recommended Posts

Depois de ter consultado vários tópicos sobre Killies, decidi que estava na altura de me aventurar e tentar a criação dos meus próprios Killies. :)

 

Como não tenho experiência na criação de peixes decidi colocar aqui algumas questões que gostaria que fossem respondidas. :shock::lol:

 

Adquiri recentemente ovos de Fundulopanchax gardneri no site www.aquabid.com , escolhi esta espécie, porque depois de várias consultas por este fórum e na net pareceu-me que era uma boa espécie para começar ( não sei se estou enganado) :)

 

- Os ovos de Fundulopanchax gardneri chegaram ontem numa pequena caixa com trufa. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi : vou agarrar nisto tudo e enfiar dentro de um copo com agua do Luso ( li num fórum que a agua mineral evitava a formação de fungos nos ovos) gostava de saber se este método é correcto ou existe algum mais eficaz ???????

 

- Também gostava de saber quanto tempo é que os ovos vão demorar para eclodir.

 

- Depois de eclodirem tenho que os alimentar obrigatoriamente com artémia???? Não os posso alimentar com outra coisa qualquer ???????

 

 

Abraços

 

Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há aqui quem saiba ajudar melhor mas para já............aqui vou eu.

 

1º tem de arranjar musgo de java para os primeiros dias de nascimento. Coloca lá os ovos e e os peixes ao nascerem alimentan-se de infusórios que o musgo fornece.

 

Depois tem mesmo de ser com artemia. Nada melhor para um peixe destes que comida viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por ordem:

 

"- Também gostava de saber quanto tempo é que os ovos vão demorar para eclodir. "

 

Os ovos estão prontos a eclodir quando os alevins tiverem os olhos completamente formados. Isto, nos Fp. gardneri, dá-se entre 2-3 semanas depois dos ovos postos. Quem te vendeu os ovos não enviou informação a este respeito? Se não tiveres uma data, então verifica os ovos dia-sim-dia-não com uma lupa. Quando vires o olho completamente formado, com uma aréola dourada em volta da pupila, molha-os.

 

"...vou agarrar nisto tudo e enfiar dentro de um copo com agua do Luso ( li num fórum que a agua mineral evitava a formação de fungos nos ovos) gostava de saber se este método é correcto ou existe algum mais eficaz ??????? "

 

O mais eficaz é aquele em que eles estão, em turfa. A acidez da turfa inibe a formação de fungos e a sua propagação entre ovos, caso algum se estrague. Para os molhares, deitas tudo para dentro de um recipiente amplo com água limpa e fresca (~18º C), por forma a teres 2 ou 3 cm de altura de água.

 

"Depois de eclodirem tenho que os alimentar obrigatoriamente com artémia???? Não os posso alimentar com outra coisa qualquer ???????"

 

Presumo que essa aversão à artémia signifique que quererias alimentá-los com comida seca ou coisa que o valha. Nunca soube de ninguém que o tenha conseguido, mas podes sempre experimentar. Todos os killifilistas com sucesso que conheço usam artémia recém-nascida como alimentação dos alevins. Um possível complemento, mas não alternativa, são os micro-vermes. O musgo de java e um caracol, mais os infusórios que geram, não são obrigatórios (embora possam ser úteis): os alevins de Fp. gardneri são perfeitamente capazes de consumir náuplios de artémia desde que nascem. Começa por dar pequenas quantidades de comida, e vai aumentando à medida que os alevins crescerem. Muda de água com frequência, aumentando a altura de água a cada vez que o fazes.

 

"pareceu-me que era uma boa espécie para começar ( não sei se estou enganado)"

 

Não estás enganado. :)

Quem tos vendeu não deu um nome de população ou um código junto? Atenção, que têm alguma importância.

 

Z

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por terem respondido.

Depois das vossas resposta fui a "correr" para verificar se .....

Quando vires o olho completamente formado, com uma aréola dourada em volta da pupila, molha-os

e já vi os olhos completamente formados :):twisted::twisted:

 

A data de "postura" foi de 10 de Outubro

 

Tambem já os coloquei num pequeno aquario (+ - 10 litros) com cerca de 3 cm de altura de agua.

 

Quanto á artémia :D não tenho aversão, quem tem aversão é a minha mulher :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::lol::lol::lol::lol:

 

Quem tos vendeu não deu um nome de população ou um código junto? Atenção, que têm alguma importância

Não me forneceram o nome de população nem o código, mas vou perguntar :lol::lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando leres isto, já devem ter nascido os alevins. Se, ao fim de 24 horas, não tiver nascido nada, vais ter que secar de novo a turfa. Pergunta aqui como se faz, se precisares.

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não nascerem podes sempre colocar na água onde tens os ovos um pouco de microvermes (se tiveres) ou então poes os ovos numa daquelas caixas de rolo fotografico e leva-os a passear ctg dentro do bolso.

Quando chegares a casa terão nascido.

 

Se achas que a tua mulher tem aversão à artemia, que não suja e não deita cheiro, exprimenta criar microvermes e enquitreia que deitam um "fedor" a podre.

Aí sim ela vai criar aversão...

 

Eu alimento todos os alevins com nauplios de artemia 2 dias depois de terem nascido. Contarriamente ao que tenho lido tenho tido mais resultado sem o musgo do que com ele.

Depois de adquirirem um tamanhinho razoavel (1 a 2 semanas apóas a eclosão), aí sim ponho musgo de Java para eles se poderem entreter e esconder por lá.

Alimento todos os dias com nauplios e depois vou dando uns vermes de Grindal e umas enquitreias que eles aceitam com facilidade. A partir daí poder dar comida congelada, quando vires que já começam a ter um tamanho bom para comerem...

 

Eu tenho tido sucesso assim...

Alguma duvida estamos aqui para ajudar no que for preciso.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está uma coisa que eu nunca medi. A temperatura de eclosão.

Normalmente os meus eclodem à temperatura ambiente (ou talvez um bocadinho mais alta, uma vez que os copos estão em cima do aquario).

Foi coisa que nunca me preocupei.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais