Apareceu-me Algas... o que irei fazer será correcto?


Artur

Recommended Posts

Á cerca de duas semanas tem havido um aumento sgnificativo de green Spot e tb uma parecem fios de cabelos nas plantas, tive a ler num site brasileiro um caso identico e uma das maneiras de combater foi aumentar a temperatura da água, reduzir o Co2, e fazer Tpa´s com mais frequencia, que vos parece?

Uma coisa notei elas aumentaram desde que tapei a fuga de Co2 na tampa da garrafa :roll: .

Que dizem retiro o Co2 ? ou continuo?

 

Nota: O aqua em causa é um de 120x40x50 com bastantes plantas, tenho de luz 2x55w ligadas 6 horas por dia, e um filtro Marathon 1000.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi

Estou a ter o mesmo problema que o Artur mas sempre ouvi dizer que uma boa injecção de CO2 ajuda muito na redução e desaparecimeto das algas!

Afinal como é? devemos bombar no co2 ou reduzi-lo?? ;)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Artur

 

O meu problema é idêntico ao teu, comecei a notar o aparecimento de algas green spot e de algas filamentosas (penso que se chamam assim, porque parecem cabelos e agarram-se às plantas e a tudo o que podem). Julgo que o meu maior erro foi a injecção de CO2 em demasia.

 

Estou a tentar controlar esta praga, através do corte das folhas das plantas que estão completamente infestadas, a aumentar a temperatuda da água, TPA´s mais frequentes, a reduzir o tempo de exposição à luz, a diminuir gradulamente a injecção de CO2 e introduzi uma nova espécie de peixes no aqua (na esperança de se alimentarem das algas), mas até agora não obtive grandes resultados.

 

Nota: O aqua em causa é um de 150x50x70 com bastantes plantas, tenho de luz 2x55w ligadas 10 horas por dia, e um filtro JBL Cristal Profi 500.

 

Caso consigas alcançar melhores resultados que eu, agradeço que me informes, eu farei o mesmo. Pode ser que entre ambos tenhamos alguma sorte.

 

Abraços

 

António Passinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu por acaso tb estou a ter o mesmo problema.

Apesar de tudo ainda não tenho co2, mas estou a pensar por.

Já comprei 4 Ottocinclus e tenho 2 SAE e 3 CAEs e continuo com as algas na mesma.

 

Eu tanbem sempre ouvi dizer que com o Co2 as algas desapareciam.

A minha teoria para o aparecimento das mesmas...corrijam-me se estiver errado :

 

O aquario tinha poucas plantas (no meu caso) e cerca de 10h Diarias de Luz, nunca apanhou luz solar directa. Os detritos dos peixes, plantas e restos de comida acumulam. A agua fica rica em termos de nutrientes para as plantas.

Ora como não existem plantas, acabam sempre por proliferar as algas que usam e abusam da "comida" que a agua tem crescendo assim a um ritmo acelarado.

 

Solução: Aqui é que a porca torce o rabo, eu no meu caso estou a optar por por mais plantas (como já referi poucas ou nenhumas tinha)desta maneira retiram os nutrientes que necessitam ajudando a pelo menos a impedir o crescimento das algas), comprei os Comedores de algas possiveis e imaginaveis (SAE, CAE, Botias; Kuhlli, Pleco, etc..), cortei todas as folhas de plantas que já estivessem com algas, faço TPAS semanais e ......CONTINUO NA MESMA!!!#$"#$"% :lol:

 

Tanbem já me deram a dica aqui no forum, para as borrifar com Agua oxigenada :D mas torna-se comlicado pois estão por todo o lado e eu não quero que os meus peixes comecem a hiperventilar eheheheh :P

 

Caso queiram comparar tenho aqui no forum/plantas/ um topico com fotos das algas que tenho.

 

 

Fico então a aguradar como todos por uma solução mais eficiente.

 

 

P.S. Estou a pensar partir para uma solução mais radical comprar um peixe Esfreganius Verdius (vulgarmente conhecido por esfregão) e limpar tudo :(

 

Abreijos

NJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O problema não é o CO2...o problema é que toda a gente julga que é so meter CO2 que as coisas ficam bonitinhas...como se o CO2 fosse assim o milagre do aquario!

 

O CO2 proporciona ás plantas melhores condições para se desenvolverem, logo vão consumir mais nutrientes, logo teem que se colocar mais nutrientes nas proporções certas....

 

Assim, o problema nao é do CO2 mas sim dos nutrientes na agua.

 

 

Estou a tentar controlar esta praga, através do corte das folhas das plantas que estão completamente infestadas, a aumentar a temperatuda da água, TPA´s mais frequentes, a reduzir o tempo de exposição à luz, a diminuir gradulamente a injecção de CO2 e introduzi uma nova espécie de peixes no aqua (na esperança de se alimentarem das algas), mas até agora não obtive grandes resultados.

 

Passinhas:

 

cortar folhas totalmente infestadas: bom

aumentar temperatura da agua: depende do resto das medidas, é basicamente aumentar o metabolismo de tudo no aquario

TPA's mais frequentes: reduzem alguns nutrientes que possam estar em excesso

Reduzir o tempo de explosição á luz: 10 horas é perfeitamente aceitavel

Diminuir CO2: Se os peixes estão bem, é asneira...

Comedores de algas: vão ajudar (nao fazem maravilhas de 1 dia para o outro)

 

E a fertilização?metes comida para os peixes mas nada para as plantas...

 

quando as algas começarem a diminuir por causa das TPA's ,dos comedores de algas, etc...depois veem dizer que foi de diminuirem o CO2...

 

Puer: reduzir CO2 e desligar a luz por 20 minutos ao longo do dia? para que? para as plantas gastarem mais a abrir e fechar as folhas?

 

 

Nestes posts todos nao vi uma unica referencia á fertilização... :lol: será que poderá ser este o problema??? i wonder!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em fertilização, alguém sabe se a utilização de barras fertilizantes para as plantas de casa são uma hipótese, ou é uma ideia completamente ridicula?

 

è mt ridicula pk as plantas absorvem do adubo um nutriente muito importante que é o azoto. As plantas de jardim absorvem azoto sob forma de amónia (que em agua de aquario mais básica penso k vira amoniaco!) que é altamente tóxico. As plantas de aquario absorvem sob forma de nitrato tal como as algas.

 

Por isso iria ser estúpido meteres essa substancia no aquario, k nem sker vai ser aproveitada, para não falar de nutrientes como o ferro e outros que não vem da mesma maneira nos adubos normais como nos de aquario, e não iam ser bem aproveitados.

 

Espero k fikes esclarecido, Fika bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a pergunta deste topico era outra. E posso dizer k passei por esse problema e de certa forma ainda passo porque fiz asneiras com a adubação!

 

Mas o que eu costumo fazer nesses casos é:

 

Escolho um dia para começar, nesse dia dou uma dose mais generosa ao ventre dos meus meninos;

kuando acabarem de comer faço uma limpeza daltoabaixo no aqua para reduzir o lixo;

E logo de seguida desligo a luz durante tres dias, mudando 10% de água em cada um deles.

 

Se os teus peixes tiverem bem alimentados dantemão (nada de exagerar atenção!), e se tiverem de boa saude os teus peixes vao passar bem, bem como as plantas. As algas é que não!

 

E se tiveres peixes "limpadores"(é bom arranjares antes de começares isto), eles fazem o seu trabalho muito melhor e mais avontade com a luz apagada.

 

Experimenta :) comigo o resultado é 5*****

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

è muito (palavra corrigida) ridicula porque (palavra corrigida) as plantas absorvem do adubo um nutriente muito importante que é o azoto. As plantas de jardim absorvem azoto sob forma de amónia (que em agua de aquario mais básica penso k vira amoniaco!) que é altamente tóxico. As plantas de aquario absorvem sob forma de nitrato tal como as algas.

 

Por isso iria ser estúpido meteres essa substancia no aquario, k nem sker vai ser aproveitada, para não falar de nutrientes como o ferro e outros que não vem da mesma maneira nos adubos normais como nos de aquario, e não iam ser bem aproveitados.

Bem... o que tu escreveste está errado.

 

Aconselho-te a leres este tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22350

 

E a amónia/amoníaco é um equilíbrio. Ou seja, independentemente do pH, existem sempre as duas formas num aquário. O que é correcto dizer, é que quanto maior for o pH, maior a razão [NH3]/[NH4+]

NH4+ não passa a NH3 na sua totalidade, a nenhum valor de pH específico. E para teres uma ideia, as concentrações de NH3 e NH4+ só são iguais a pH=9.24

Por isso, na maior parte dos aquários, a forma que está em excesso é sempre NH4+

 

E o Ferro nas plantas não-aquáticas é absorvido exactamente da mesma maneira que nas plantas aquáticas...

 

Quanto às barras de fertilizante, antes de usares, vê sempre a composição em Fosfatos, pois costumam ter teores altos, necessárias às plantas não aquáticas. E se abusares no adubo, poderás ter um boom de algas, pois a concentração de Fosfato vai ser elevada.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais