Rochas do MaxMat para Tanganyika


Recommended Posts

Olá!

 

Estou a ter um problemazinho com as rochas que comprei para o meu tanganyika.

Estas rochas são as famosas rochas calcarias esburacadas que se vendem nas grandes superficies de jardinagem, e eu não consigo limpar completamente as verduras e ervas que vinham agarradas ás rochas, e tambem nao consigo limpar a argila que vem dentro dos buracos.

Já fervi as rochas durante 40mins mas não aquilo não sái.

Tenho medo que aquilo contamine de alguma maneira a agua ou os peixes...

 

alguem me pode ajudar?

 

Obrigado

 

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu limpei as minhas com uma escova de arame e um jacto de água.

Os liquenes que tinham agarrados não sairam nem assim, mas os meus mbunas chamaram-lhe um figo :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta dar um banho de HCl. essa argila não deve sair com facilidade porque está impregnada com carbonatos, resultantes da dissoluçao da rocha, mas com um banho de ácido deve-se soltar facilmente.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu esfreguei as minhas com escova de arame(rijo) á mão, cansa bastante, mas se usares daquelas escovas que se adaptam ao berbequim fica de certeza o trabalho bastante mais facilitado. Este tal "lixar" das pedras deve ser practicamente um "polir", não só para ficar bem limpo como também alisar as partes mais agrestes das pedras com o intuito de os peixes não se virem a magoar.

 

Depois da "esfrega", fervi-as e pumba lá para dentro.

 

Acabaram por ficar ainda algumas zonas verdes, mas aquilo era da própria pedra... parece ser uma espécie de argila que faz parte da composição da pedra. Não faz mal aos peixes e só suja a água no inicio, depois fica fixe. Quanto á caca que não consegues tirar dos buracos, é por a mangueira com bastante pressão (se for preciso até a podes estrangular um bocado) mesmo dentro dos buracos (ou "á porta") que aquilo acaba por saír. Este ponto é também muito importante... tirar essas cacas que estão dentro dos buracos... sabe-se lá o que podem ser...

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leva-as a uma lavagem automática, tipo self-service, e dá-lhes com o jacto de agua...assegura- te é que é a fase sem detergente.... tudo o que possa sair, sai...

 

Foi só uma ideia...

 

Cumps

Fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigadão pessoal!!! vou tentar!!

 

Já agora, esse Tal produto HCI o que é?

Isso compra-se onde?

Isso n faz mal aos peixes ou á rocha?

 

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É HCl e não HCI. HCl, Ácido Clorídrico... Existe à venda sobre a forma de Ácido Muriático, que é Ácido Clorídrico diluído (a 30% salvo erro).

 

Não faz mal às pedras nem aos peixes. Tens é que passar bem as pedras por água após a utilização. E toma cuidado ao manuseares o ácido, tem sempre muita água à disposição e sabão (não sabonete) para neutralizar. NUNCA uses lixívia com esse ácido, a sua reacção forma Cloro gasoso que é altamente tóxico...

 

Espero ter ajudado/alertado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mete as pedras ao Sol (com as temperaturas que têm estado não vai ser problema).

 

Tudo o que é vegetal acaba por secar e depois sai muito melhor mecanicamente.

 

inté

Sabias que a maior palavra em PT é: ''Pneumoultramicrosc opicossilicovulcanoconiótico"?

 

Quem muito dorme pouco aprende............:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da proxima vez que levares o carro ao elefante bra....her...azul, levas as rochas contigo. aquelas maquinas de pressão devm ser optimas para limpar isso.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da proxima vez que levares o carro ao elefante bra....her...azul, levas as rochas contigo. aquelas maquinas de pressão devm ser optimas para limpar isso.

 

As maquinas de pressão do elefante bran...cof cof, azul são de uma eficiencia nas limpezas fora do comum.... :wink:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se cada vez que se monta um Tanganyika se tem de ir ao Elefant Br....

F....-se sai caro.

Barato, barato só mesmo os discus.

JPm

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena...

 

Onde a conversa já vái!

Vou limitar-me a ferver o maximo possivel, esfregar as rochas e tentar limpar o maximo possivel. Já percebi que tanto a argila como as ervas n devem fazer mto mal.

 

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.