Tubos entupidos ?


Recommended Posts

Tenho um filtro externo Fluval 204 e actualmente noto que o fluxo de água é bastante inferior ao de há uns meses atrás. Será que os tubos de Input/Output estão entupidos :D

 

:) Ideias para desentupi-lo :?::?:

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Podes sempre comprar um escolvilhão próprio para limpar os tubos dos filtros (vendem-se nas lojas de animais). Eu uso um e nem imaginas a quantidade de porcaria que sai de lá!!! :)

 

Espero ter ajudado e mais alguma dúvida não hesites.

 

Cumprimentos a todos! :D

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu nos meu fluval também tenho o mesmo problema.

 

Como a tubagem é corrugada, não entopem, mas acumulam muita porcaria nas rugas

 

Nota-se bem quando, depois de limpares o filtro, quando o ligas sái uma data de porcaria.

 

Eu faço assim:

 

À 3ª ou 4ª limpeza do filtro, retiro a tubagem do aquário, levos-a para a banheira, desmonto o chuveiro, ficando só com uma ponta de mangueira fina que dá um jacto com boa pressão.

 

Ao mesmo tempo que injecto a água para os tubos, estico-os para os abrir e sai montes de porcaria

 

coloco essa ponta na tubagem e ao mesmo tempo estico-os ao máximo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E conseguiste aumentar o caudal da filtragem  :lol:

 

Olá!

 

Como já foi dito aumenta sim, e muito!! :lol:

 

Dá um bocado de trabalho a esfregar mas se não fosse assim tinha que mudar os tubos de mês a mês! :D

 

E quando se acaba a limpeza até parece que tens um filtro novo. :lol:

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos a todos!

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também tenho um fluval 204 com o mesmo problema, que me obriga a limpezas periódicas das mangueiras.

 

Desconhecia que havia dois tipos de mangueiras possíves, as corrugadas e lisas. Qual a vantagem de cada tipo?

 

 

Cpts

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Desconhecia que havia dois tipos de mangueiras possíves, as corrugadas e lisas. Qual a vantagem de cada tipo?

 

São utilizadas mangueira corrugada porque:

 

O perigo de se desencaixarem é menor

A possibilidade de vincarem tambem é mais reduzida

 

As mangueiras lisas permitirão maiores fluxos mas serão bem menos seguras

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tenho um história engraçada (até certo ponto) que é exactamente ao contrário.

 

Tinha um Fluval 204 e como tinha mangueiras caneladas, não coloquei abraçadeiras. Conclusão: um dia (felizmente) vim a casa à hora de almoço e tinha o aquário quase vazio. Não confiem e coloquem sempre abraçadeiras quando têm que encaixar mangueiras umas nas outras (no meu caso foi necessário porque tenho um aquecedor exterior).

 

Actualmente tenho um Eheim 2213 e nas ligações entre mangueiras (lisas) e tubos rígidos não é necessário colocar abraçadeiras.

 

Quanto à limpeza, no meu caso uso um escovilão flexível de 160 cm que é uma maravilha. Ainda onde limpei tudo e ficou óptimo.

 

Cumps,

Henrique Ferreira

"A água é de todos, mas principalmente deles..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tenho um história engraçada (até certo ponto) que é exactamente ao contrário.

 

Tinha um Fluval 204 e como tinha mangueiras caneladas, não coloquei abraçadeiras. Conclusão: um dia (felizmente) vim a casa à hora de almoço e tinha o aquário quase vazio. Não confiem e coloquem sempre abraçadeiras quando têm que encaixar mangueiras umas nas outras (no meu caso foi necessário porque tenho um aquecedor exterior).

 

Actualmente tenho um Eheim 2213 e nas ligações entre mangueiras (lisas) e tubos rígidos não é necessário colocar abraçadeiras.

 

Quanto à limpeza, no meu caso uso um escovilão flexível de 160 cm que é uma maravilha. Ainda hoje limpei tudo e ficou óptimo.

 

Cumps,

Henrique Ferreira

"A água é de todos, mas principalmente deles..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desisti de limpar mangueiras

Dava um trabalhão cabecadura

 

Agora opto por ir á drogaria e comprar mangueiras novas por cada muda acabo por gastar cerca de 2€ em mangueira de 16mm.

As mangueiras são transparentes o que é óptimo para verificar o estado de sujidade delas, outra vantagem é de nunca ter mangueiras ressequidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas,

 

eu opto por uma outra solução. Corto um pedaço de cordel um bocado maior que o comprimento da mangueira e, de seguida, dou um nó num bocado de algodão, tendo em atenção que este tem de conseguir passar dentro do tubo com dificuldade. Assim consigo limpar convenientemente o interior das minhas mangueiras.

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.