Plantar - substrato?


Rita L.

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estou a pensar montar um aquário de 54 litros com peixes e algumas plantas. Quanto às plantas, tenho uma dúvida: é preciso turfa ou outro substrato por baixo do areão, ou posso plantá-las só em areão? O substrato não me turva a água?

 

Obrigada em avanço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Podes optar por colocar substracto fértil mas não concordo com a utilização de turfa visto não ter nenhuma vantagem em termos de fertilização! :) o substracto não te vai turvar a água de maneira nenhuma a não ser que uses algum tipo de terra vegetal! :lol:

 

Aconselho-te a usar os substractos da marca ADA visto serem muito bem equilibrados em termos de nutrientes e não teres de usar mais nenhum tipo de fertilizante liquido, a não ser alguns traces, enquanto este não se tornar inerte o que é algum tempo! :lol:

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Devido a experiencia propria tenho de discordar com o João Paiva, pois a medo arrisquei meter cerca de 1,5cm de turfa por baixo do areão.

O resultado foi que as plantas crescem como nunca me cresceram e ficam muito melhor agarradas ao fundo.

De qualquer forma só o areão, também serve pois num outro aquario tenho só areão e elas também se desenvovem bem.

A diferença é que no de apenas areão demorou quase um ano a desenvolverem-se bem e no outro desde o inicio que acontece tal.

Eu, apartir de agora colocarei sempre turfa, mas claro, sem aditivos artificiais, os quais poderão prejudicar os peixes.

Um abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de elas estarem a crescer bem não tem a haver com a turfa... :wink: a turfa em si não tem nenhuma fonte de fertilizante que possa fazer com que as plantas se desenvolvam melhor! :) Quanto ao agarrarem melhor do que no areão até acredito!

 

A única vantagem que a turfa traz é baixar o pH e a dureza! :wink:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O facto de elas estarem a crescer bem não tem a haver com a turfa... Wink a turfa em si não tem nenhuma fonte de fertilizante que possa fazer com que as plantas se desenvolvam melhor! Smile Quanto ao agarrarem melhor do que no areão até acredito!

 

A única vantagem que a turfa traz é baixar o pH e a dureza!

Eu não concordo com isso... a turfa, basicamente é matéria vegetal em decomposição, o que faz que tenha uma dose "respeitável" de fertilizantes.

Se assim não fosse, não era usada em horticultura:

 

http://www.pindstrup.com/en/profprod/produ...ktoversigt.html

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A turfa é rica em micronutrientes e possivelmente alguns macros, daí ser um bom complemento quando usado com substracto inerte, para além de baixar os parâmetros da água para níveis mais satisfatórios para as plantas, quer no seu desenvolvimento, quer na assimilação de nutrientes. Um substracto com turfa tem condições muito boas para desenvolver plantas. E apesar da ADA não divulgar os constituintes do Power Sand e Aquasoil, um dos componentes que se tem a certeza que existe nestes substractos é a turfa. Não é à toa que todos os substractos da ADA alteram radicalmente os parâmetros da água ( gH, kH, pH).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além de criar uma zona no fundo do substrato bastante mais acida o que torna os nutrientes mais disponiveis para as plantas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Por acaso tinha a ideia que as turfas comercializadas pelas mais diversas marcas tais como a hagen, Eheim, JBL, eram completamente inertes! :wink: As que se utilizam em horticultura sei são utilizadas para fertilizar assim como os substractos da ADA...eu quando respondi estava a referir-me á turfa de ''marca'' :wink: e se calhar nem pensei na utilizada na horticultura!

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as de marca a unica diferença que deverão ter em realação á de horticultura é serem granuladas ou em barra (o que pode dar jeito para colocar no filtro) ...de resto...é turfa que é matéria vegetal num estado de decomposição x. No entanto algumas de horticultura poderão ter, se não me engano, pesticidas por isso nada como pedir turfa sem aditivos num horto...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada por todas as respostas! :wink: Fica só mais uma questão: a turfa (ou qualquer outro substrato) não fica a certa altura esgotada de nutrientes? É que se fica por baixo do areão, seria um bocado difícil de fazer mudanças... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Peço desculpa por usar o tópico mas a dúvida é a mais ou menos a mesma! :lol:

O que acham do substrato JBL AquaBasis plus? É que é bem mais barato que o da ADA :lol:

Qual o tempo de vida "normal" para os vários substratos?

Que tipo de areão aconselham por cima?

 

Obrigado,

 

Abraços

 

PS: O objectivo é fazer um plantado, o aqua tem 80 de comprimento e 30 de largura.

Abraços

 

João D'Eça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

relativamente ao aquabasis plus não te sei dizer nada mas uso actualmente o aquabasis e posso-te dizer que é um substracto fértil mediano, durou-me talvez uns 6 meses! :lol:

 

Por cima podes optar pela linha da ADA aquasoil ou então se quiseres um efeito também natural e sem gastar tanto dinheiro opta por colocar Akadama! :lol:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais