CO2 - AJUDA


Carlos T

Recommended Posts

Tenho um aquário de 150lts e pelo que consegui entender através do forum, é que para as plantas convém ter um sistema de CO2.

 

Gostaria de saber qual a sua importância, de que forma posso introduzir CO2 no aquário e que quantidades?

 

Será que me podem ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

Uma explicação rápida:

As plantas quando estão a fazer fotossintese (durante o dia) consomem CO2 e libertam O2. Acontece que o CO2 dissolvido na agua é normalmente muito baixo quando comparado com o ar que nos rodeia.

Quando a quantidade de plantas no aquário é grande, o CO2 aí presente não chega, sendo necessário injecta-lo de forma a que as plantas se possam desenvolver plenamente.

 

O método mais barato é fazer fermentar agua com açucar e um pouco de fermento de padeiro :)

Uma das receitas podes encontrar aqui:

http://aquariofilia.dyndns.org/index.php?o...id=15&Itemid=32

 

Um site que ando a construir muito devagar, pois o tempo disponivel para ele, não é muito :wink:

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo me chegou ao ouvido, a gelatina tem a função de tornar mais dificil o acesso ao açucar pelas bactérias do fermento (leveduras) tornando assim um pouco mais constante a quantidade de CO2 produzido. Devido a isso, a mistura deveria também produzir CO2 durante mais tempo.

Mas pela minha experiencia, dura o mesmo tempo com e sem gelatina. So a primeira vantagem é que parece verificar-se :shock: De facto não acontece aquele "gasão" inicial que vai diminuindo as poucos. Tenho notado que a quantidade produzida se mantem +/- constante até um pouco antes do fim, altura em que se nota uma redução mais ou menos significativa.

 

Mas ainda tenho que fazer mais umas experiencias com e sem gelatina para tirar melhores conclusões 8)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto também mudei do fermento de padeiro para o fermipan... coincidencia ou não... tenho a minha garrafa a produzir CO2 apenas durante 2 semanas em vez das 3 semanas.

Será que o fermento de padeiro é mesmo melhor para isto?

É que me tem sido dificil encontrar o fermento de padeiro ultimamente :shock:

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diferentes leveduras, diferentes tolerancias a alcoois e ph's....se queres mesmo que a mistura dure mais tempo...pelo que ouvi dizer fermento de cerveja funciona ainda melhor e nao tenho a certeza, mas fermento de champanhe bate todos eles.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

 

Segundo me chegou ao ouvido, a gelatina tem a função de tornar mais dificil o acesso ao açucar pelas bactérias do fermento (leveduras) tornando assim um pouco mais constante a quantidade de CO2 produzido.

 

Primeiro as leveduras não são bactérias, mas sim fungos unicelulares, seres que consomem açucar e produzem CO2. A gelatina faz com que a produção de CO2 não tenha aquele salto brusco no início, e claro que desta maneira prolonga um pouco o funcionamento de sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais