CO2


NJP

Recommended Posts

Boas,

Tenho um aquario de 200Lts densamente plantado, (pelo menos pretendo que venha a ser), neste momento estou a introduzir CO2, alguem sabe quantas bolhas por segundo deve libertar o equipamento de CO2, para atingir os meus objectivos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o co2 nunka é demais... o unico cuidado a ter é com o ph da agua que desce brutalmente.

 

Atravez de testes ao ph tenta equilibrar o nivel de libertaçao de co2... vai aumentandogradualmente o co2 ate xegares a um nivel de ph bom pro tipo de especies que nele habitam

 

O meu ph esta nos 6.5 ... pois so tenho neos, tubarao bala, camaores, etc...

 

NOTA: Atenção as descidas bruscas de ph... vai aumentando o nivel de co2 gradualmente

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Eu penso que o co2 nunka é demais... o unico cuidado a ter é com o ph da agua que desce brutalmente.

 

Não é bem assim, níveis em demasia de Co2 não só prejudicam os peixes, mas também as plantas.

 

Para além do PH tens de controlar o KH a relação entre os dois dar-te-á o valor de Co2 diluido na água.

 

Vê aqui a tabela com os valores de Co2 ideais em função do PH e KH

 

http://aquariofilia.dyndns.org/index.php?o...id=15&Itemid=32

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao existe resposta a essa pergunta... se perguntasses quais os mg/l de cO2 na agua, ai sim seria possivel dar resposta, mas á tua pergunta apenas se poderia responder tendo um aquario igual com a mesma "carga fotossintetica" o mesmo difusor, etc...etc...

 

a medição de CO2 em bolhas por segundo é perfeitamente inutil!

 

um exemplo rápido:

 

aquario 1- 50 litros muitas plantas,muita luz tubo directo a mandar bolhas para fora sem difusor de qualquer estilo, precisaria de muito co2 a sair pelo tubo

 

aquario 2- 200 litros, poucas plantas, pouca luz, bom difusor ou reactor de co2, nenhuma agitação superficial, precisaria de muito co2 a sair pelo tubo

 

aquario 3- 200 litros, muitas plantas, muita luz, bom difusor ou reactor de CO2, precisa de menos CO2 que o 1 e mais que o 2 a sair pelo tubo.

 

AS perguntas erradas raramente teem respostas certas :lol:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Medindo os níveis de PH e KH e comparando com a tabela para saber os níveis de Co2 diluido na água poderemos facilmente chegar à conclusão se estamos a injectar demais ou de menos.

 

A quantidade de bolhas por segundo é realmente indiferente, o que interessa são os níveis que pretendemos atingir em função do PH e KH que temos.

 

Certo? :lol::P:roll:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais