ÓSCAR EM ÁGUA ALCALINA


Recommended Posts

Será que alguém me sabe informar qual o setup da água para colocar o meu Óscar. É que estou montar um akua novo para ele, só que está com o PH a 8,0.

Ouvi dizer que o PH para o Óscar é de 7!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Regal!

 

Já li em diversos sitios valores de pH que variam entre os 6.0 e os 7.2

 

Penso que com um pH neutro ou ligeiramente alcalino não terás problemas, agora 8 não é ligeiramente alcalino :lol: tens que baixar isso um pouco.

 

A titulo de referência deixo-te um site porreiro sobre o assunto

 

http://mike-edwardes.members.beeb.net/Aocellatus.html

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas Zonas onde eu mora a água ramamente tem um pH inferior a 7,5 e facilmente chega a um pH de 8 no aquário, após alguma evaporação. Pelo que vi, até agora, os oscares não se importam com estes valores de pH. Já agora Regal, tenho uma questão...Quantos litros vai ter o teu aquário para o oscar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro saber que há mais entusiastas deste fantastico peixe, caro amigo, pela minha experiencia com oscars, o ph não é muito importante , a não ser que haja uma mudança brusca, se sempre o tiveste a 6.5 por ex. e agora o vais por num aqua a 8 ele sentirá claro, mas se for algo gradual ou se ele estiver habituado sinceramente não penso que haja problema, eu ja desisti de fazer testes a aquas com oscars :)

Eles importam-se mais com a qualidade da agua do que com parametros como a sua alcalinidade .

 

Oscar é mesmo : Aquario + agua .. e jogas o bixo la pra dentro :lol:

 

tou a brincar, não é assim tão bruto, mas ele é bem tolerante :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal!

 

Obrigado pela ajuda! Shiva! Obrigado pelo site!

 

CaoTropheus, o meu aqua é pequeno para o meu bichinho de estimação!

Eu comprei-o pequeno (5 cm) e, claro, hoje ele tem 15 cm. Já pensei em dá-lo a alguém com mais condições que eu. Mas, o problema é que o bicho gosta mesmo de mim e tenho pena em dá-lo. Está sozinho, bem alimentado e é mau como as cobras ao contrário dos outros Óscares. Cada vez que vê o seu reflexo no vidro, aí está ele de boca aberta ao ataque! É uma máquina!!!!!!

 

João, o antigo aqua do meu Óscar estava com o PH de 7,6 +-. Acho que ele não vai notar grande diferença. Só achei estranho, sabendo que é um ciclideo, ter como habitat um PH neutro ou ácido. No entanto, é como dizes, o bixo fere-se nas rochas com os seus movimentos bruscos, mas cura-se sozinho sem ganhar qualquer tipo de fungos, pois o meu é mesmo assim, "completamente louco"! Ás vezes dá-lhe para dar saltos para me chamar.

 

CaoTropheus, desculpa mas esqueci-me. O meu aqua só tem 60 litros, mas estou a pensar fazer um maior só para ele. Falta-me €€€€€€! É o problema de toda a gente!

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal : Quanto ás rochas , tenta remover do aqua (como este é pequeno) todas as rochas em que ele potencialmente se possa ferir, pois eles são por natureza muito brutos.

 

Realmente o espaço é tramado, tenhu um oscar de 26 cm num aqua de 120 l , de facto muito pouco para ele e ainda o tenhu com mais 4 pacus vermelhos (15 cm) , um pleco (25 cm), e um synodontis (20 cm), agora que ja melhorei de € ja encomendei um aquario de 525 l (brutos ) :shock: e estou todo contente a fazer a planificação do meu humilde aquario, de facto estou super impaciente para o ter, ainda gostaria de acrescentar mais 3 oscars, ou 1 oscar e 2 severos, são casos a estudar. Depois logo tiro umas fotos para o pessoal dizer o que axa.

 

Alguem com montagens grandes de aquas de oscars para trocar experiencias?

 

Regal, que tens + no teu aquario?

 

Peace

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João!

 

O meu Óscar está sozinho dentro do aqua, mas fora tem-me a mim, que sou a sua natural companhia. Ainda ontem, às 3 da manhã, acordou-me com 2 saltos ao tampo sou para me ver. Parece uma criança!

 

Em relação às rochas, estas são arredondadas e sem qualquer tipo de relevo que o possa ferir. Foi um dos motivos que me levou a eliminar as rochas vulcânicas. Mas se calhar vou seguir o teu conselho pelo facto que estas são calcárias e aumentam muito o PH da água.

 

Já agora, como é que consegues eliminar os Nitritos e os Nitratos que aumentam poderosamente com a presença do Óscar? Alguma matéria específica e eficaz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo Regal

 

Medir Nitritos e Nitratos dentro de um aquario de 60 cm com um oscar (como no seu caso) lamento informar mas na minha opinião é algo bastante infrutifero, tentar controlá-los então penso ainda ser mais infrutifero.

 

Sou o ferrenho amigo dos oscars que defende que para eles os parametros da agua não interessa verdadeiramente, um ph de 7 a 8 e uma temperatura de 26 a 28 graus é o ideal. Contudo há que vigiar e zelar pela qualidade da aqua, como tal há que ter um bom sistema de filtragem, pelo menos com 5 vezes a capacidade total do aquario (no meu novo aquario estou a planear a filtragem para 5700 l/h algo correspondente a mais de 10 vezes o volume bruto do aquario).

 

Trocas de 25 a 40 % da agua semanalmente , ou até em menos tempo.

 

è desta forma que controlo os parametros do meu aquario neste momento, porque com 1 oscar, 4 pacus vermelhos , 1 pleco e 1 sinodontys , todos entre os 20 e os 30 cm axo que dava em maluko :lol:

 

é mesmo o poder do "olhómetro" :)

 

que sistema de filtragem dispõe nesse aquario? débito?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, para já gostava de te agradecer pela ajuda.

 

O filtro de que disponho de momento é um Eheim interno de fraca capacidade. No entanto, tenho feito mudas de água semanais de cerca de 25%.

Só há uma alternativa. É contruir um novo aqua para ele, maior e com um melhor sistema de filtragem, nomeadamente, um filtro externo (estava a pensar no 2213 da Eheim porque é o mais barato e para um Óscar só eu acho que dá).

Realmente, com esses bichinhos e com esses tamanhos...... ainda eu me preocupo com os nitritos.

 

Boa sorte para os teus amigos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é caro amigo Regal, se tens um aquario com 60 litros, e um oscar la dentro, ainda por cima com espaço ocupado por um filtro interior de fraco débito aconselho-te mesmo a arranjares algo maior para o coitado, dentro de um aquario maior verás que o teu oscar se transformará, mostrando um peixe com um comportamento muito mais natural , e não a monotonia que deve estar ai a passar , apenas de um lado para outro :wink:

 

Se o problema é € por vezes aparecem aqui no forum em "particulares" aquarios em segunda mão a muito bom preço, é questão de esperares por um negócio oportuno . Recomendo-te também que quando o queiras adquirir começes com os requisitos de ter pelo menos 200 l .

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele é agressivo porque esta num espaço tao pequeno, ele quer proteger o seu pequeno territorio até do seu reflexo que ele encara como outro oscar.

Aconselho vivamente a comprares um aqua com mais litros para disfrutares do teu peixe e para nao tornar cruel á medida que ele atinge os 25/30 cm.

Moro na Av. dos bons amigos, a que lojas custumas ir?

Se reparares no 1º andar por cima do oculista junto ao tunel consegues quase sempre ver os meus oscars no aquario junto à janela.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu moro no Cacém de cima. Costumo ir à loja do 1º andar Shopping Flores. Conheço o homem e então vou-me safando. De resto não há nada de especial aqui na zona. Penso eu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os òscars são uns peixes espectaculares, tive 2 com mais de 20 cm que não se podiam ver um ao outro, o que fez com que fosse obrigada a dada altura dividir o aquário, mesmo estando habituados um ao outro desde pequenos.

São peixes mt resistentes e tive-os num ph bastante ácido (+- 6.2/ 6.4). Como o aquário se tornava pequeno para eles e são bichos que sujam mt a água era um pouco complicado alterar estes valores de ph, mesmo com as mudas de água.

Agora estão num sitio bem melhor, se alguém passar pelo Aq. Vasco da Gama pode encontrar os meus dois bichinhos no mesmo aquário das piranhas :) ... pelo menos era onde estavam da ultima vez que os fui visitar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal,

 

Tens uma loja bastante razoavel em ciclideos em massama norte ao lado da farmacia em frente ao jardim grande que lá existe, o dono tambem é bastante acessivel. A loja do shopping tem muito pouca coisa para peixes e peixes.

 

Isabel,

 

Já tive varios tipos de ciclideos (que considero dos peixes mais inteligentes e interactivos) e os oscars sao sem duvida o mais parecido com o cachorrinho que encontrei.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais