Ajuda


Recommended Posts

viva,

 

tambem tenho esse problema e julgo ser devido aos residuos provocados pelo co2 de fermentação.

 

finalmente arranjei utilidade para o aspirador a agua xpto que a mulher me "obrigou" a oferecer-lhe num natal :lol::?:

 

com uma tijela ou copo (quanto mais largo melhor) também resolves, colocas inclinado dentro de agua de forma a que seja a água o mais possível à superficie a entrar para o copo, de preferencia com a movimentação de agua parada

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vai essa comida para os peixes? Não colocas em excesso? Algo orgânico é colocado no aquário e não está a ser consumido na totalidade.

 

Isso é inestético mas inofensivo.

São umas proteínas agregadas a bacterias. A solução passa por perturbar o habitat das bactérias e/ou dar-lhes menos comida.

 

Para perturbar o habitat, primeiro retiras o excesso com papel de cozinha á superficie e depois quando parecer limpo (ficam sempre alguns bocadinhos que depois crescem) colocas a saída da água a movimentar a superficie ou a fazer umas bolhinhas (nada de exageros).

 

tambem tenho esse problema e julgo ser devido aos residuos provocados pelo co2 de fermentação.  

 

Os resíduos da fermentação são o alcool, o CO2 e as leveduras! Se por ventura isso fosse residuos, ficavas (em 1,5 dias :lol: ) com um aquário todo branco a cheirar a azedo, como já me aconteceu depois de entornar a garrafa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente como o peixe mário disse. alimentação rica em proteinas e gorduras nao soluveis e crescimento de bacterias a fazer a sua decomposição. inofensivo e desaparece com movimentação de superficie...ou mudança de comida...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

Não é propriamente entornar o copo para dentro do aquário, à saída do Co2 vai-se formando uma pequena camada gordurosa que passado uma semana ou mais tem de ser retirada pois começa a obstruir a saída deste.

 

Agora tenho o difusor limpo mas para a semana coloco uma foto para me explicar melhor

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o zeneo...

 

tenho um sistema DIY de co2 e acontece-me a mesma coisa, como tenho o difusor ligado 24h/dia ás vezes ate demora menos de 1 semana a a começar a entupir.

 

Eu tambem tenho esse problema da gordura ao de cimo, se tiveres um filtro externo o segredo ( q todos conhecem) é meteres o tubo que deita a agua acima do nivel da agua ( tipo catarata).

 

Com isto existe uma maior agitaçao e essa camada dilui-se. Há que dizer que é tambem util para uma maior oxigenaçao

 

Inconveniente: Barulho ... a noite tenho de baixar o tubo pa conseguir dormir

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

NJP desculpa-lá estara usar o teu tópico mas como vejo que tens plantas poderás ter o mesmo problemo que eu e o Palmeiro.

 

Uma foto dois dias depois de ter sido limpo, (limpei apenas o difusor, não a tubagem). Julgo poder perceber-se bem aquela "névoa" branca

 

Pic_3873_11.jpg

 

Assim, estive a majicar e estou a pensar fazer um pré-filtro para colocar na linha do co2 antes da saída deste no aquário.

 

Como dá para ver os meus dotes de desenho são miseráveis

 

Pic_3873_6.jpg

 

A azul gostava da vossa opiniao sobre colocar água ou por exemplo lã acrilica.

 

No caso da aplicação com lã, julgo que funcionaria também como sistema de segurança para o caso da mistura no copo de co2 ser demasiada e começar a subir pelo tubo.

 

A água penso que fará uma melhor filtração pois aquela gordura diluír-se-á nesta

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Zeneo... tens umas ideias interessantes, mas tens alguns conceitos trocados. Pelo menos é o que eu penso... :?

 

Relativamente ao pré-filtro para o reactor de CO2, acho que fazes bem. Mas deixa-me dizer-te, que essa gordura/nhanha, em princípio não se irá dissolver/diluir.

Quanto à gordura que aparece no topo do aquário do NJP, concordo com o que já aqui foi dito. A maneira mais fácil de controlar isso, é revoltear a superfície da água e tomar atenção com a comida que se dá. Não dar exclusivamente comida de origem proteica e com pouca gordura, se possível.

Se for gordura/matéria orgânica não polar, nunca se irá dissolver/diluir na água. Quanto muito, se tiveres a água em agitação, ao em vez de teres uma aglomeração da gordura numa única "bolha", ela encontra-se dispersa e as trocas de ar já se dão facilmente (é este o conselho que dou ao NJP). Por isso, isto:

 

Assim, estás a degradar as condições da água, acho preferivel retirá-la manualmente.

Está errado. A gordura/matéria orgânica não se vai dissolver, logo não vai contaminar a água. É como se deitasses umas gotas de azeite em cima de água. Se mexeres a água, parece-te que o azeite está a dissolver-se na água, mas se parares, ele vem ao de cima de novo e nunca se dissolve.

Claro que mais vale que ela não esteja lá, mas daí a dissolver-se na água e degradar a água... :?

 

Mas adiante... essa "névoa" que aparece nos difusores, tanto quanto sei, não tem nada a ver com a gordura que aparece no topo dos aquários. Isso ou são sais de Bicarbonato/Carbonato ou seres anaeróbios... Geralmente, isso só acontece se o difusor se encontrar numa zona em que a corrente é diminuta, o que faz com se cria essa mesma zona anaeróbia... É tudo o que sei :D

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Luis, toda a tua ajuda é sempre bem vinda, mas colócas-me algumas questões em que não estou de acordo apesar de não ter quaisquer conhecimentos em quimica.

 

Se a gordura dissolvida na água não degrada a água, porque um litro de óleo polui um milhão de litros de água?

 

Ou pelos meus conhecimentos destroí toda uma colónia de bactérias de uma ETAR com por exemplo 100m³ de lamas activadas?

 

Mas o melhor é deixar a teoria e passar à prática, amanhã já devo ter o pré-filtro feito e depois logo se vê

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Se a gordura dissolvida na água não degrada a água, porque um litro de óleo polui um milhão de litros de água?

Estás a falar de um litro de óleo de cozinha? Ou outro tipo de óleo?

Essa poluição, é em termos de ser difícil de retirar da água, e o seu processo, pelo que sei, ainda é um bocado dispendioso de o fazer... :? Mas isso, há pessoas que concerteza conseguiram explicar melhor que eu (tu mesmo deves saber melhor que eu... :D).

A poluição não é apenas o que pode fazer mal aos seres vivos da água. Por exemplo, imagina:

Esses óleos, desde que em quantidades pequenas não nos fazem mal nenhum a nós humanos. E quando voltam a entrar na água para as ETAR's, o pessoal vai ter que adicionar produtos à água para a tornar potável, para nós a podermos consumir. Mas se existir óleo na água, mesmo que em pequenas concentrações, vai-se criar uma zona em que certas moléculas podem-se formar mais facilmente. Então, para retirares essas moléculas da "água" toda, vais ter que adicionar produto suficiente para as retirares, tanto da água (propriamente dita) e do óleo, o que vai fazer com que gastes muitos mais produtos químicos. Sem contar, que ao existirem óleos na água, podem-se formar micelas e coisas do género, que podem conter no seu interior moléculas não solúveis na água, não muito aconselháveis para o nosso organismo. Gostava de explicar isto com um desenho... mas não estou a conseguir encontrar nada :D

 

Tal como já disse, não digo que estejas errado quanto ao facto de quereres retirar a gordura da superfície da água. Até acho bem. Eu só não concordo é em que tenhas dito que a gordura que aparece no topo da água contamina a água. Porque ela aparece devido à comida que tu dás aos peixes e afins, e essas convém que não tenham produtos tóxicos... :?

 

Resumindo, o que faz mal não é a gordura/matéria orgânica que fica no topo da água, mas sim o que poderá acontecer se entrar em contacto com ela, produtos tóxicos que possam existir na Natureza. Por isso, dentro de um aquário, creio que não se coloca essa questão.

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

 

PS: Se quiseres poupar os outros users a esta conversa, podemos sempre continua-la no MSN :?

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não há nada como experimentar, então cá vai

 

Frasco com tampa estanque

Pic_6315_1.jpg

Engates comprados no AKI

Pic_6315_2.jpg

A silicone

Pic_6315_3.jpg

A tampa já com os engates vedados pela silicone

Pic_6315_4.jpg

O aspirador da mulher para retirar a capada superficial de gordura

Pic_6315_5.jpg

Não se coloca o bocal do aspirador dentre de água, vai-se baixando devagarinho até começar a subir pelo cano, de imediato toda a gordura começa a fazer um redemoinho por debaixo deste

Cuidado para não aspirar nenhum peixe mais curioso

Pic_6315_6.jpg

Limpei o difusor e a tubagem do co2 e pronto

Pic_6315_7.jpg

 

Daqui a uma semana teremos os resultados

 

Aceitam-se apostas :?:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Tambem estou curioso em saber kual o resulatado da tua experiência.

 

Já agora o k colocaste dentro do frasco?? Foi só agua???

 

O k utilizas para a produção do co2??? Compras as embalagens ou fazes uma mistura caseira??

 

Se puderes coloca as percentagens da mistura caseira.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

 

O filtro funcionou na perfeição, nunca mais tive problemas com entupimento das mangueiras do Co2, e a pelicula à superficie desapareceu também.

 

A pelicula à superficie, não posso garantir que fose provocada pelo Co2, poderia ser tambem da fertilização, ou excesso de comida.

 

Tenho o copo do filtro cheio com água

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

O tubo que sai do copo de fermentação entra dentro de água. o de saida não, sai directamente da tampa.

 

Também deverás ter atenção para não encher o copo do filtro até cima de água, deixando assim uma margem para um possível excesso de mistura no copo.

 

Assim, para além de funcionar como filtro, serve também como segurança para a enventualidade de um derrame da mistura de fermentação.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora e como uma pequena ajuda, ha quem use este sistema de um filtro intermedio com uma garrafa plastica ( agua do luso ou outra) de p/ exemplo 50cc e funciona, façam uma busca e vao encontrar muita informaçao sobre co2`s DIY.

 

Outra coisa, pela foto ( a da saida do tubo de difusor) nao me parece q/ seja de CO2, mas sim alimentaçao liquida??.

Se nao for q/ me perdoem, mas parece mesmo!, de qq maneira para sair mistura de fermentaçao pelo tubo e pq a garrafa esta muito cheia! Experimenta menor quantidade de todos ingredientes ou arranja uma garrafa maior (CO2 caseiro)!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.