Peso de aquario em apartamento


Recommended Posts

Boas

 

Estou a ponderar a instalação de um aquario com uns 450 a 600l. Ora isto cheio de água e pedras, mais o móvel e equipamentos deve pesar um bom bocado, e tenho algum receio (espero que infundado) de ter problemas com abatimentos do piso do apartamento.

 

Devo ter algum cuidado especial?

 

Além disso tenho "soalho flutante", não ficará danificado com o peso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas um pequeno exemplo:

O aqua que referes poderá vir a pesar, sensivelmente 600 quilos.

Agora imagina, um dia de festa lá em casa, convida-se pelo menos 15 a 20 pessoas, à média de 60/70 quilos, dá o equivalente a cerca de 1400 quilos!

Virá o apartamento abaixo com uma festa de aniversário?

Nas varandas, sim!

É preciso cuidado, apesar de eu já ter feito uma busca de informações por construtores, que me disseram que a construção das mesmas costumam suportar cerca de 500/KsXmt2.

Cumprimentos

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sou engenheiro, mas como arquitecto percebo alguma coisa de construção.

 

A maneira como estão a ver o problema é bastante redutor. O facto de se ter várias pessoas em casa não prova que o piso, ou em termos mais tecnicos, a laje esteja pronta a receber o peso do aquário.

 

Isto porque o que interessa neste caso é a carga para a qual a mesma laje foi dimensionada, e essa é medida (normalmente) em kN/m2. Ou seja, trocando por miudos, a força que se aplica por unidade de área.

 

Para comparar com o numero de pessoas, temos de ver o peso e a área onde se insere o aquário. Prevendo, por exemplo que este venha a pesar entre 650 e 750 quilos, e a sua área de base seja por exemplo, 2.0mx0.60m=1.20m2, então é o mesmo que ter 700 quilos de pessoas (pelo menos 9 ou 10) num quadrado de 1.20 por 1.00m.

Vendo as coisas assim já parece um pouco exagerado, não!?!?

 

Não sei até que ponto a laje está calculada para um peso destes, mas penso que nao deverás ter problemas quanto a isso, visto que coisas pesadas como armários carregados de louça, televisores, e até pianos são coisas que se podem colocar num apartamento, e ele tem que aguentar. No entanto, a ajuda de um engenheiro poderia ser util so para desfazer duvidas.

 

Quanto ao soalho flutuante, aqui poderá ser mais problemático. Não é o facto de ser flutuante, porque apenas de denomina assim por não ser aplicado com colas, mas encontra-se apoiado directamente sobre a laje. Se fosse um soalho tradicional, esse sim já seria "oco" por baixo, visto que se aplica sobre travejamento.

 

No entanto, conforme o tipo de movel que usares para o aquario, o peso do conjunto pode ser transferido, por exemplo para quatro pés, o que aumenta a carga por área. Nesse caso, o soalho flutuante não costuma ser muito resistente ao cargas concentradas, já que normalmente não é feito de madeira maciça, e aqui sim aconselho algum cuidado.

 

Infelizmente nao temos um manual de utilização das nossas casas, para tirarmos algumas duvidas, mas aconselho a recolheres mais informação antes de instalares o conjunto, para nao teres situações desagradaveis no futuro.

 

Vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Recentemente montei um aquario de 2m e antes de o encomendar pedi a um amigo engenheiro civil que fosse comigo 'a camara ver o projecto de estabilidade da minha casa, isto depois de ele tambem ter ido ver o local onde eu pensava o colocar.

Tenta verificar se tens algum pilar perto ou uma viga junto 'a parede por baixo do local onde o vais por ( vai a casa do vizinho de baixo ou entao ve se o teu apartamento tem ).

As lages junto das vigas têm mais reforcos e por isso resistem mais do que os centros das mesmas. Não vais colocar o aquario ao centro da sala para fazer de divisoria pois não ?

Acima de tudo tenta verificar se tens lage macica ou aligeirada e se tens elementos estruturais junto do local onde vais por o aquario. E se possivel pede a ajuda a um profissional qualificado.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

Vou tentar consultar o construtor. Se isto não for possível a câmara tem o projecto e é consultável?

 

Ainda não tenho o local decidido, mas de certeza que fica junto a uma parede.

 

 

Abraço

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se isto não for possível a câmara tem o projecto e é consultável?

 

Sim, é consultavel, convem e' teres o nome do requerente, nome da rua e lote ou entao, mais facil, o numero do processo camarario.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas será que nos temos de preocupar assim tanto com este assunto?

 

Como não percebo nada de projectos de sustentação e na minha ignorância pensei que a placa entre os apartamentos (normalmente constituida por betão e ferro) aguenta-se bem este peso. Pelos vistos estou errado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos estamos de acordo que o peso ultrapassam os valores para os quais as placas foram projectadas.

 

Mas seria interessante saber quantos tem aquarios acima de 1,5 metros em apartamentos, e se notaram rachas ou coisas do genero (Rc não contam :( ).

 

Porque não colocam aqui um setup do genero dimensão, ou litragem e andar.

Não fales do tempo perdido, é perda de tempo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais