Dúvida Movel.....


Recommended Posts

Após uma pesquisa no forum fiquei com bastantes dúvidas.

Tou a pensar construir um movel para o meu aqua, acontece que agora fiquei com umas dúvidas.

 

1º O tipo de madeira, tava a pensar por pinho por ser maçico mas li aqui num tópico que não é a melhor solução.

Pois pode rachar a madeira e ai é desastre certo, então deduzo a melhor solução ser contraplacado ?

O Problema é que o meu actual é daqueles que se compram na loja e com o tempo e água ele tá inchado ;) .

 

2º A estrutura a utilizar é a mesma daquelas usadas nos moveis comprados nas lojas, á minha pergunta é a seguinte.

Haverá problema de estrutura se aumentar a altura do movel ai um palmo.

 

Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pode rachar a madeira e ai é desastre certo, então deduzo a melhor solução ser contraplacado

Rachar onde? :idea:

 

O pinho deve ser "mais forte" que o contra placado. Digo eu...

Se o envernizares depois ainda deve ficar melhor (por causa das pingas da água, etc.

 

Quando à altura penso que não terás problemas. Para que aquário é?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só tive dois móveis que comprei quando comprei os aquarios. Eram ambos de contraplacado. Sempre optei por comprar já feito porque sempre tive algumas dúvidas sobre a minha "habilidade" com madeiras e como foram ambos para por na sala não quis arriscar a que ficassem feiosos.

 

No teu caso, se estás mesmo a pensar fazer um de raiz acho que a melhor opção é mandares fazer uma estrutura em ferro. Se a estética for importante podes sempre "forrar" a estrutura com contraplacado para ficar "bonito". Dessa forma podes dar-te ao luxo de teres o espaço por baixo do aquario todo livre... para a tralha, para uma sump... enfim...

 

A ideia não é minha, mas achei que podia ser interessante falar nela.

 

Hasta!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pinho deve ser "mais forte" que o contra placado.

Que o aglomerado de madeira isso não há duvidas... agora mais forte que contraplacado... não sei não.

 

O aglomerado de madeira é feito com aparas de madeira.

O contraplacado é feito à base de placas de madeira prensadas e é muito resistente. O problema é que cortar contraplacado não é fácil, por isso o melhor é pedir já cortado nas medidas certas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente como aqui foi dito fazer uma estrutura em metal nao era má ideia, mas nao sei onde o fazer e realmente quero dar valor á estectica pois é para ficar na entrada da casa.

 

O movel das lojas é aglomerado ou contraplacado?

 

O aquário em questão é um de 240L com as medidas de 1,20x40.

Que madeira me aconselham ? já agora onde a comprar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente como aqui foi dito fazer uma estrutura em metal não (palavra corrigida) era má ideia, mas não (palavra corrigida) sei onde o fazer

 

Se a questão for o não saberes onde fazer, isso é fácil de resolver. Sei que muitas das lojas de aquariofilia (incluindo algumas com tópicos neste site) trabalham com serralheiros. É uma questão de falares com eles. A mim chegaram-me a dizer o seguinte: "Você faz um desenho daquilo que quer, como quer as portas e fazemos tal e qual. Inclusivamente já me encomendaram móveis que sairam iguaizinhos ao da marca X e mesmo feitos á mão sairam mais baratos."

 

Mas pronto é como tudo, a falar é que as pessoas se entendem.

 

Se por outro lado te der pica fazer, sugiro-te que te baseies num esquema de um móvel real próprio para aquario, não vá a coisa dar para o torto... (a menos que percebas do assunto, nesse caso não está cá quem falou)

 

 

Espero ter ajudado.

 

Hasta

 

 

PS: Não sei se é normal escrever nos posts deste género os nomes das lojas, por isso não concretezei. Se quiseres saber qual manda-me mp.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente como aqui foi dito fazer uma estrutura em metal não era má ideia, mas não sei onde o fazer

Vais a um serralheiro que de certeza que ta faz sem grandes problemas e sem te levar "couro e cabelo". Eu mandei fazer as minhas estruturas metálicas (em tubo de ferro galvanizado que não enferruja) a um serralheiro, levei um desenho básico com as medidas, expliquei para que as queria e em 3 dias estavam prontas :wink:

 

Depois foi questão de encontrar um tampo (aglomerado todo "pipi") e aparafusar à estrutura.

Para as laterais a mesma cena. E se pensares bem a estrutura até gavetas e portas podes meter.

E acredita... no fim fica-te o mesmo preço que um móvel dos mais baratos mas com uma solidez impressionante.

 

A minha estrutura está de momento com perto de 500kg em cima e nada se passa :evil:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que o aglomerado de madeira isso não há duvidas... agora mais forte que contraplacado... não sei não.

Condunfi os 2. :wink::evil:

Condunfir... ora aí está uma palavra interessante. :lol:

 

O aglomerado é aquela coisa toda linda que se vende nos akis, macos e cª.

O problema é que se dá muito mal com água e tem o desagradável hábito de enfolar e apodrecer.

 

Já o contraplacado é feioso como tudo, mas em contrapartida pode levar ainda muita água em cima até ficar todo encarquilhado. Para os endinheirados há sempre a opção de contraplacado maritimo... esse sim quase que à prova de água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O contraplacado o aglomerado e o MDF têm a desvantagem em relação à madeira da água poder entrar para o interior e fazer com que inche, mas a madeira têm o problema dos empenos e se não tiver sido bem sêca com o tempo e a humidade (não só a agua que possa vir do aquário como humidade relativa do ar o que não acontece com os aglomerados)pode criar empenos que no caso da base do aquário ser um problema se não tiveres o esferovite, além de ser mais cara.

Eu aconselho o aglomerado ou MDF com uma espessura de 16 mm ou mais, revestido com formica é mais económica, o ideal seria a estrutura em ferro mas se tiveres um aqua de dimensões muito grandes, se for um médio até 200 kg = 200 litros, o aglomerado serve perfeitamente desde que o tampo do movel não tenha grande distância entre apoios porque aqui é que o aglomerado perde bastante para a madeira é na resistência à flexão porq à compressão a resistência é aceitável para o fim em causa.

Podes fazer um móvel bem barato se não tiveres muitos problemas estéticos, vais a um hiper e compras um móvel daqueles para montar com duas portas (tipo cómoda) com uma largura e altura aceitáveis para o teu aqua, no aki ou semelhantes mandas cortar duas placas de aglomeradas revestidas (há de várias cores mas o mais barato é o branco) maiores doque o comp do móvel, uma para cima e outra para baixo que vão ser aparafusadas ao topo e base do móvel respectivamente tens q ter tambem duas outras placas cortadas com a altura do móvel para unir as abas que ficam de cada lado do móvel entre o tampo e base, aí tambem se tiveres jeito podes colocar uma parteleira de cada lado. arranjas uma fita de formica para colar nos bordos das placas com o aglomerado á vista. se quiseres coloca uns rodizios por baixo.

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Parece-me que a ideia é ter um movel forte, bonito e barato.

 

Como já foi referido o pinho natural tem tendendia a empenar, quanto a outras madeiras mais nobres com um comportamento mais estável os preços sobem exponencialmente e se for para DIY só sevende as pranchas em bruto, o que para as transformar em tabuas é o cabo dos trabalhos.

 

Assim partindo do principio que é para fazer o movel em casa deixo testemunho do processo que apliquei a um movel que fiz para um aquario de 120lts.

 

O material é "aparite" ou seja aglomerado de fibras de madeira com 19 mm de espessura. comprei as placas cortadas à medida em aparite cru, i.e. sem nenhum material a folhear.

 

O mais importante no desenho do movel será a robustez e particular atenção a que haza travamentos entre as diversas peças de forma a que o conjunto não sofra de forma alguma torções.

 

A fização entre peças faz-se com parafusos proprios para este material reforçando todas as uniões com cola branca.

Se não se quizer parafusos à mosta ou se coloca por cima das cabeças dos mesmos umas pequenas tampas plasticas (solução praticada pela maioria dos "hipermercados de mobiliario"),que eu particularmente não aprecio, ou então em vez de parafusos podem ser uzadas buchas de madeira, mas esta é a tecnica mais pro.

 

Se o problema destes materias é o contacto com a agua, então a solução é impedirmos que isso aconteça; e temos duas maneiras.

 

Conforme o acabamento final desejado, varia a solução.

Se o movel for para ser pintado (foi a minha primeira solução) então devemos depois de todo montado dar uma camada de tapa poros, por cima uma camada de subcapa que é uma especie de tinta mais grossa, que tem duas funções a primeira é criar uma camada impermiavel o já resolve o problema da agua, e a segunda é estetica, tornando a superficie mais "lisa" para receber a tinta final. A tinta final é esclha do "artista". brilho, sem brilho, cor, etc....

 

Se a escolha for um acabamento a folheado natural, então a solução é duas camadas de tapa poros, e duas a trez de verniz, neste caso o tapa poros´é alpicado a pincel e o verniz a rolo ou à pistola, se tiver o equipamento e a prática. Fazendo uma plicação cuidada o movel ficará impermiavel.

Entre camadas deverá a superficie ser lichada com uma lixa fina para ajudar a aderir a camada seguinte.

 

Desaconselho francamente os materias revestidos a formicas e similares, pois nas arestas ficam sem protecção e é por ai que começam os problemas.

 

Não esquecer de ter em conta as condições para trabalho. pois este tipo de coisas costuma sujar em pouco, os cheiros dos vernizes são fortes, e durante o tempo de secagem não convem nada que caia poeira ou que fique com dedadas.

 

Se o projecto for para avançar pode-se dar uma ajuda no desenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro Pelote muito boa ideia a tua para proteger a madeira da água.

Agora essa madeira que utilizas "Aparite" nos hipermercados de bricolage há disso ?

 

Mete ai as fotos atão do teu esquema, quanto tempo tem ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Supondo que Fanzeres é no Porto ou perto, na Rua de Santa Catarina existe uma loja de aquariofilia chamada de "Virginia", ate tem site na net e tudo, fica na Rua de Santa Catarina, 625,Porto, e faz moveis para áquas.

Se quizeres podes sempre passar por lá.

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva

 

Com o apoio do Google Earth deu para ver onde fica Fanzeres. Bem perto da cidado do Porto, depois foi ir a www.pai.pt que são as paginas amarelas na internet e procurar "madeira placas" e das muitas ocurrencias selecionar somente as do grande Porto e aparecem apenas 38 casas que vendem placas de aglomerado. podes refinar ainda mais a pesquisa por conselho a ver qual é que te interessa mais.

Posto isto é começar com telefonemas para escolher o fornecedor.

As perguntas mais inportantes serão:

-Se cortam ou só vendem a prancha inteira (nem todas as casas fazem o trabalho de corte).

- Se vende a retalho (algumas casas cortam mas só vendem à placa inteira).

- Se colocam orla, i.e. se a placa for folheada a espessura dela fica com as fobras à vista e nessa espessura eles podem logo colar a dita orla que fica com aspecto todo pro...

- e depois preços claro

---------

Quanto ao desenho primeiro é preciso saber qual o tamanho do aquario e o tamanho pretendido do movel. depois tento fazer uns bonecos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

O tamanho do aquário é de 1,20x40, e sao mesmo esta as medidas que quero para o movel quanto á altura ando com ideias de uns 80cm ou seja mais 10cm que os moveis das lojas.

 

ja agora vou pedir informações a esta empresa deculpem a pub http://www.jomar.pt/jomar_f.html que acham destas placas que protegem da humidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ja escolhi as madeiras agora no final apareceu-me um duvida.

Gostava se fosse possivel de ver as fotos dos vossos móveis, pois neste momento tenho Filtro mas neste momento ja ando a pensar em Sump.

E como tal o movel que ia fazer nao da para sump, pois é um movel igual aqueles que se compra nas lojas com duas portas e uma parteleira entre as mesmas.

Por isso seria interessante ver as vossas ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.