Reprodução de Melanotaenias, alguém?


Pedro Borges

Recommended Posts

Olá Pedro,

 

A reprodução desses peixes não é dificil.

EU faço voluntariado no Aquário Vasco da Gama e lá reproduzem-se varias esécies de Melanotaenias.

Eles juntam varios individuos num aquario e uma porçao de musgo de java considerável.

Depois há duas hipoteses:

ou deixas e esperas que se safem os alevins pondo mais musgo ou esconderijos

ou retirs o musgo de java apos a desova.

Espero ter ajudado

Também gosto imenso destes peixes, sao mta giros.ATENÇAO:a qualidade e estabilidade da água sao fundamentais quer pa saude dos adultos quer pa desova e conseuqente "ninhada".

 

Cumprimentos

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

nunca os tive mas acho-os giros, encontrei na revista online da aquaphyllum (www.aquaphyllum.com) um artigo do Paulo Almeida (tb é membro deste forum) sobre Melanotaenia boesemani (peixe em destaque) em q ele descreve a origem, caracteristicas da especie, alimentaço recomendada, habitat e caracteristicas do aquario, reprodução e crescimento.

 

deixo-vos aqui o capitulo da reprodução

 

Citando Paulo Almeida:

 

" A maioria dos Arco-Íris hoje em dia são criados em cativeiro, isto porque é extremamente fácil reproduzi-los ao contrário do que poderá supor. Deve ter em atenção na altura do acasalamento que se mantiver várias espécies de Arco-Ìris estes podem cruzar-se entre si criando híbridos não puros.

 

A melhor maneira de reproduzir estes peixes é pegar num casal, ou em 2 machos e 3 fêmeas e colocá-los num aquário de cerca de 1 metro com água até cerca de 20 cms de altura. Pode usar para a postura Musgo de Java ou outras plantas rasteiras, visto que estes põem os ovos em plantas, ficando estes colados às mesmas.

 

Se preferir pode usar um "mop" tal como é usado para reproduzir Killies. Para quem não sabe "mop" é o nome que se dá a um conjunto de fios de lã, de preferência de cor escura, feito em forma de cama, que é colocado no aquário preso à extremidade do mesmo e onde os peixes acabarão por depositar os seus ovos.

 

O acasalamento dá-se normalmente na primavera, no período da manhã, logo que o sol nasça, ou no aquário, assim que acende as luzes. O casal começa com o ritual de acasalamento que consiste na fuga da fêmea pelo aquário fora e pela perseguição do macho até que ambos param lado a lado, cabeça com cauda, com o macho a mostrar as suas belas cores, que nesta altura estão mais intensas e é apenas ao fim de alguma correria que a fêmea deita os ovos e o macho os ferteliza.

 

Este ritual dá-se normalmente durante várias semanas consecutivas sendo que a fêmea colocará vários ovos por dia, espaçados por 2 ou 3 dias. Após a fertilização os ovos, que a príncipio são transparentes, acabam por mostrar ao fim de 10 dias os olhos dos alevinos e ecolodem ao fim de mais 5 dias. As crias alimentar-se-ão de planctón nos pimeiros 15 dias e artémia nos 15 dias seguintes, altura em que já poderá comer flocos bem pequenos.

 

Uma boa ajuda e foi a forma como consegui que os alevinos crescessem nos primeiros tempos, é colocar ampulárias ou outros caracóis que não comam plantas nos primeiros tempos, pois estes promovem o aparecimento de rotíferos, dos quais os alevinos acabados de nascer se poderão alimentar.

 

Uma situação merece agora uma referência, existe divergência a nível da questão sobre se será aconselhável retirar os país de junto dos ovos, ou não. Isto porque os Arco-Íris comerão tudo o que encontrem e supostamente também os ovos.

 

Existe quem defenda que se retire os ovos do aquário, ou retire os país do mesmo, no entanto como foi dito os país vão continuar a por ovos durante várias semanas, como tal não é muito aconselhável retirar os pais e retirar os ovos é complicado.

 

No reverso da medalha muitos acreditam que se os país estiverem bem alimentados não comerão os próprios ovos. Ora em relação à minha experiência e pode não ser válida para todos os peixes, é que ao casal com o qual consegui a reprodução, não foi preciso retirar os ovos, nem mesmo nas alturas em que não os alimentava tão regularmente, mas como disse tal pode não ser válido para todos os casais, se vir que estes comem os ovos retire-os (neste caso o uso de um "mop" pode ajudar).

 

A temperatura para a reprodução pode ser establecida entre os 26 e os 28 graus."

 

boa sorte

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Leitão, obrigado pela transcrição. Para ser franco não dou grande crédito ao aquaphyllum.com, mas este artigo está muito bem escrito e coíncide com a maioria dos rumores que já tinha ouvido falar.

Obrigado pelo post, espero que ajude mais gente... a mim ajuda.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva muito bom, dom leitão, eu tb gosto muito dos arco-irís, aqui na minha zona existe uma loja que custuma ter, mas é uma má loja os peixes são caros e muito mal tratados.

 

MrPCB acho que o Paulo Almeida sabe alguma coisa sobre aquariofilia, como tu acabaste de o reconhecer, pelo que a meu ver tem muito crédito, não só pelo que tem feito aqui no fórum mas tb pelo site aquaphyllum.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo

 

Ola pedro a ideia era ajudar (ja agora trata-me por domingos sff, se me chamas só por leitão fazes-me lembrar a tropa :D ) :D

 

Qto ao artigo é do Paulo Almeida q descobri atraves de um topico relativo à revista online e pelo q li penso q se baseia na experiencia dele.

 

Pessoalmente ainda n tive oportunidade de o conhecer mas do q li do primeiro numero, achei os artigos mto interessantes pq relatam experiencias REAIS dos próprios autores e não a compilação de informação de várias pessoas.....com a extracção do q é comum a todos...pois mas como cada caso é um caso, a replicação das mesmas circunstancias pode tb não levar ao sucesso de reprodução duma mesma espécie, mas é um contributo para mim muito mais interessante do q a mera compilação..

 

Prefiro por isso estes artigos baseados em experiencias pessoais e partilhadas do q os artigos generalistas em q nada se partilha e se remoi sempre os mesmos assuntos sem grandes desenvolvimentos practicos.

 

Deixa-me tb q te diga q reparei q não concordas mto com os conteudos da Aquamania para além do próprio folhetim da aquaphyllum...

 

Só q lembra-te, não ha mais nada publicado em portugues, e falar mal e criticar é muito fácil, mas ajudar a melhorar é q e complicado......

 

Deixaram-te um "meio desafio" no topico http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=2930

 

e eu mais outros membros estamos à espera q redigas um artigo/folheto etc o q lhe kiseres chamar para aumentarmos os nossos cohecimentos sobre plantas, em outras palavras pedimos-te q partilhes os teus conhecimentos connosco, assim como tentamos fazer ctgo :multi:

 

No outro tópico disseste e cito:

"Mas eu disse que não aguardava que a revista melhore? eu espero é que esteja a contribuir para que isso aconteça despertando a atenção para este fenómeno. "

 

Acho q o melhor contributo q podes dar é redigi-lo como achas ou pensas que se deve fazer....

 

Se não podes, não consegues ou não queres então congratula-te q haja quem o faça, mal ou bem, mas faça :D

 

Continuação de boas festas

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao sergio so queria dizer q devias ter dito sim

 

viva, muito bom PAULO ALMEIDA :D

 

só queria REFORÇAR q o artigo n é meu é do paulo e q fiz akilo q acho q todos aqui deviamos fazer, encaminhei a info q um aquariofilo como eu necessitava e procurava, tal e qual como eu gostaria q me fizessem, têm feito e vão continuar a fazer neste espaço sempre q necessito :D

 

"A todos um bom natallllll"

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, é sempre um prazer mudar a minha opinião para melhor :D Eu digo sempre que sou muito simpático, as pessoas é que me dão poucas oportunidades para o ser :D

 

Não conheço o folhetim que falas, mas se tiver metade do interesse que descreves devo gostar.

 

Quanto à contribuição para a aquamania, até já chegou a ser falada há uns meses, mas não andou por falta de dinâmica e interesse dos supostos interessados. De qq forma estou a braços com a tradução para .pt da F.A.Q. sobre artémia do Kay Schumann... depois deixo aqui o link.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ler a revista da aquaphillum e acho-a de elevado nível. Tanto os artigos do Paulo (que curiosamente tem um gosto muito parecido com o meu) como os outros de outros autores. Chegaram-me recentemente aos ouvidos rumores que o artigo da aquamania que tanto critiquei tinha sido escrito por alguém da aquaphillum, ora se foi não foi pelo Paulo que para além de saber o que está a dizer, sabe também escrever português :D

 

Obrigado pela dica Domingos.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pedro

 

Fico contente pq ajudei mas repito ....os louros a kem merece, alias para dissipares as duvidas em relação a esse artigo (q eu tb começo a ter) pq n mandas uma MP ao paulo almeida e lhe perguntas? (e aproveitas e elogias a revista online para ver se ele se despacha a por o numero 2 ca fora :D)

 

Sobre os paratocinclus, arranjei-os numa loja q te vou indicar por MP, pq brevemente vai haver patrocinios no forum e porque é proibido referir ou mencionar lojas fora da secção de anuncios comerciais.

 

Poucos respeitam isso, eu não sou um deles, mas tenho de passar a ser por respeito a quem vai contribuir para que este magnifico forum continue por muitos e bons anos e se mantenha gratuito né?

 

 

 

Um abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais