CO2.. Reagente básico


Recommended Posts

Boas...

 

Tenho 2 sistemas de Co2 da 'Nutrafin' a funcionar no meu aquário. Recentemente um amigo meu arranjou 3 caixas de recargas para os mesmos. As embalagens são diferentes das que costumo comprar pois só vem com o 'Activador' e 'Estabilizador', não tendo o reagente básico. A minha pergunta é: O reagente básico é composto por algum produto que possa ser adquirido noutro sitio qualquer? Ou tenho mesmo de comprar da própria marca?

 

Cumprimentos

 

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é sal vulgar :roll:

Depois numa das saquetas tem bicarbonato de sodio e na outra fermento de padeiro.

 

Por isso depois podes fazer tudo em casa

 

Abraço...

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então.... basta por sal a substiutir o reagente que vem nas embalagens? O que costuma vir nas embalagens é mesmo sal? Tipo o que se compra nos supermercados para por na comida?

 

Obrigado

 

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sal sim pode ter algum outro produto mas é basicamente sal de cozinha. Eu acabei de instalar agora o meu com os que vinha com o kit mas depois não compro mais faço em casa que fica mais barato :roll:

 

Boa sorte...

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

o reagente base dos kits da nutrafin nao é de maneira nenhuma sal de cozinha :roll: é açucar :roll: estavas a imaginar as leveduras a decomporem o sal em que para libertar CO2?o activador é fermento, podes comprar nos supermercados. eu uso um da Fermipan custa 1.45€.

 

tambem tenho um reactor desses e fiquei um bocado desiludido quando abri os sacos e vi que eram apenas de açucar e fermento (estava à espera de algo mais elaborado)

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já há algum tempo que recarrego esse sistema com uma colher de chá de fermento e açucar até à primeira medida.... Acho estranho como é que a nutrafin pode cobrar tanto dinheiro por uma simples recarga de açucar, fermento e bicarbonato de sódio.... Nem tenho palavras para descrever o que eu penso dessa situação....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas recargas são mesmo assim!

Não acrescentes mais nada!

Um dos sacos tem dois produtos, e o outro é o reagente. Se acrescentares mais alguma coisa, vai tudo à vida.

Lê o folheto de instruções.

Se não tiveres diz que envio-te cópia.

Cumps

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas desculpas estava farto de saber que era açucar :D

 

Pesso desculpa e já agora obrigado por me terem corrigido :)

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas desculpas estava farto de saber que era açucar :D

 

Pesso desculpa e já agora obrigado por me terem corrigido :)

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.. Obrigado a todos...

 

Em relação ao dinheiro que as pessoas dão por essas recargas, acho que é mesmo por ignorancia dos produtos que compõe as recargas. Eu sou disso um exemplo que já gastei uns € nisso. :?

 

Para concluir... basta uma colher de fermento e o resto de açucar até á 1ª marca... e depois uma colher de bicarbonato de sódio?

 

Um abraço

 

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as colheres que estás a falar são de café é como disses-te.

 

Mais uma vez desculpa pelo meu erro, espero não te ter feito gastar material á toa :?

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Antes de mais obrigado, pois futuramente hei-de poupar uns €. No dia em que pus a duvida ( infelizmente ) estava de serviço e só no dia a seguir tive oportunidade de por o CO2 a funcionar por isso ainda foi a tempo :lol: .

 

Obrigado a todos pela ajuda

 

Um abraço

 

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um dos "segredos" das misturas caseiras é a utilização das proporções correctas. Aproveita uma dessas recargas da Nutrafim, para teres uma ideia melhor das medidas a utilizar numa garrafa desse tamanho. E já sabes: Activador = Fermipan; Estabilizador = Bicarbonato de sódio; Reagente= açucar

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sejam tão mauzinhos para a nutrafin, jbl, etc... a verdade é que os reagentes deles não são tao simples assim.

 

Por exemplo:

 

- diferentes leveduras produzem resultados diferentes sendo que algumas leveduras menos comuns sobrevivem em concentrações de alcool maiores o que permite mudar a receita para que dure mais?

 

- a incorporação de gelatina na receita permite uma maior estabilização da produçao de CO2?

 

-diferentes hidratos de carbono produzem resultados diferentes? (açucar refinado e açucar mascavado por exemplo)

 

o método DIY é bom e funciona...mas nao é igual ao dos kits e aos reagentes das marcas :P não se metam já a chamar ladrão a quem investiga e procura combinações optimas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é tenho que reconhecer que de facto a mesma quantidade de "receita" da nutrafin dura uma semana mais do que a minha melhor receita caseira. o da nutrafin durou pouco mais de 3 semanas o que é bastante bom :P

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje quando chegar a casa já vou ver a 'pressão', pois com as recargas da nutrafin consigo ter sempre mais ou menos 6/7 bolas a circular na serpentina... será que se consegue o mesmo com essa mistura? Desta vez também só adicionei o açucar, pois o activador e estabilizador são da marca. A próxima recarga irei só por os produtos caseiros para ver a diferença entre eles. Daqui a um tempo espero já ter conclusões acerca das misturas :

 

1º - Açucar normal e estabilizador e activador da marca

 

2º - Apenas produtos caseiros

 

3º - Recargas da marca

 

 

Espero chegar a uma conclusão e depois dar a conhecer aqui neste tópico, pois concordo com o 'Just_me' que os resultados obtidos devem ter as suas diferenças. Seja na durabilidade, quantidade de bolhas e mais importante o impacto que têm no aquário.

 

Agradeço a todos a ajuda e se alguem já tiver estas experiencias.. bem.. que as partilhe.

 

Um abraço

 

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Aqui tens a receita. A min costuma durar cerca de 3 semanas.

 

- 1 litro de água (se for morna as leveduras actuam mais rapido)

- 1 chávena de chá de açúcar

- 1 colher de chá de fermento biológico (fermipan ou fermento de padeiro)

- 1 colher de chá de bicabornato de sódio

- agitar/misturar muito bem

 

Bicarbonato encontra-se nas famacias custa um pacote cerca de 0,35€ e fermento padeiro em qlqr padaria e compra-se a peso 1kg 5€, 50g chega.t +/- para fazeres a mistela 6 vezes.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Aqui tens a receita. A min costuma durar cerca de 3 semanas.

 

- 1 litro de água (se for morna as leveduras actuam mais rapido)

- 1 chávena de chá de açúcar

- 1 colher de chá de fermento biológico (fermipan ou fermento de padeiro)

- 1 colher de chá de bicabornato de sódio

- agitar/misturar muito bem

 

Bicarbonato encontra-se nas famacias custa um pacote cerca de 0,35€ e fermento padeiro em qlqr padaria e compra-se a peso 1kg 5€, 50g chega.t +/- para fazeres a mistela 6 vezes.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha receita não é muito diferente, mas também resulta.

-1 litro de água

-1 pacote de fermento(fermipan-11g)

-3 colheres de sopa de açúcar

-1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio(cheia)

Misturar bem até ter uma cor uniforme.

Conforme a necessidade, acrescenta-se bicabornato de sódio e açúcar,(metade das doses)isto p/ra aí umas 2 vezes ou mais, isto é +ou- mas resulta mesmo.

Este sistema é trabalhoso e requer atenção.(obrigatório ter o teste de co2)

Alguns desse sistemas de recargas são bons, mas são muito dispendiosos.(deve-se ter o teste também)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.