65L: Criação de Mikrogeophagus ramirezi


André Silvestre

Recommended Posts

Olá

 

 

Os microvermes são muito mais pobres nutricionalmente que os nauplios de artemia e sem estes, desde o inicio, o crescimento dos peixes será não só lento mas tambem os alevins não atingirão em tamanho o seu maximo potencial alem de que serão mais fracos.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva Marc, também penso que sim. Os putos, dentro do seu ritmo, estão a ir muito bem.

 

Caro Paulo José, não me diga que os alevins de ramirezis no seu habitat natural também só comem nauplios de artémia... e os que não comem ficam atrofiados no crescimento e fracos de saúde... :lol:

 

Está mais que provado que os microvermes são uma boa alternativa aos nauplios de artémia no que toca a alevins de peixes pequenos. É só dar uma vista de olhos no Google para ver com os seus próprios olhos. Têm um alto teor proteico ( não digo que seja mais ou menos que os nauplios, nunca fiz a experiência de medir os constituintes nutricionais de cada animal) e são prontamente aceites pelos alevins. Isto, em conjunto com a comida líquida que lhes estou a dar é o suficiente para os fazer crescer saudavelmente desde que não niglegencie as quantidades e frequência da alimentação.

 

De qualquer maneira agradeço a sua chamada de atenção.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Então e updates do layout do aquário?

Quero ver como é que isso anda!!

Rams muito bonitos sim senhor, e tens aí umas macros dos alevinos bem comoventes :D

Sim senhor, estou a gostar muito das fotos..

 

Updates, vá lá.... !

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aqui ficam umas fotos tiradas dia 14. Neste momento os alevins têm 35 dias. Em duas semanas quase que duplicaram de tamanho com a introdução de microvermes na dieta, apesar do seu crescimento ser naturalmente lento. Ainda comem a comida liquída.

 

32D1.jpg

 

32D2.jpg

 

32D3.jpg

 

 

Neste momento o aquário está com outra montagem, esta: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...2&highlight=65l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola andre...

 

Desejo-te muita sorte com essa criação.

 

2 duvidas, se tiveres paxorra para as responderes.

 

1ra, qual é a alimentação liquida que lhes dás? Marca, e quantidade e forma de admnistrar, se possivel.

 

2da, que cuidados tiveste para que essa posturar tivesse vingado? Macho retirado?Femea retirada?, ou os 2? e Qual a melhor altura para os por de parte?

 

Obrigado.

Abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vitlated... os ramirezis do André morreram (os procriadores)... :roll:

 

Aliás, acho que ele alerta disso num post...

 

Dia 22-04-2006: chego mais uma vez de viagem e não há sinal do casal. Procuro em toda a volta do aquário mas nada! Dois dias antes tinha colocado 2 SAE´s que tinha comprado numa loja. Nem SAE´s, nem ramirezis. É possível que os SAE´s tenham trazido algum " bug" que tenha provocado quer a sua morte, quer a morte do meu casal reprodutor. Foi uma grande perda, especialmente porque era um casal de peixes bastante fiável, com bons genes e muito bom na reprodução. É raro encontrar peixes assim hoje em dia. Sad Felizmente nem tudo são desgraças e os putos continuam bem de saúde no outro aquário por isso tenho esperança que daqui a uns tempos volte a ter um bom casal reprodutor desta espécie.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder.

 

Obrigado. A alimentação liquída é da JBL com artémia ( ou dizem eles). Quando começam a nadar é a única comida que conseguem meter nas minúsculas bocas. Depois de algumas semanas já conseguem comer microvermes, artémia recém-eclodida, etc. A comida liquída dou 2-3 vezes por dia através de uma seringa. 0.5 ml por cada vez que injecto no aquário dentro da maternidade e não injecto logo tudo, é aos poucos, para eles terem tempo de comer sem se desperdiçar.

 

Sim, tive de retirar os putos dos pais. Optei por tirar os putos por ser mais fácil depois alimentá-los e impedir que fossem comidos pelos outros peixes. A altura indicada, pela minha experiência, é quando os putos começam a nadar ou seja, consoante a temperatura, por volta do 5º/6º dia. O pai é normalmente quem cuida da prole por isso se o deixares com os alevins e retirares só a fêmea ( desde que não haja mais peixes) ele vai fazer um bom trabalho ou, normalmente faz. O meu mostrou sinais de ser um bom pai mas não dava conta do recado para tanto tetra e para a fêmea.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro André Silvestre

 

 

O valor nutricional dos nauplios de artemia é bastante superior ao dos microvermes. Falo por ter observado e comparado e é algo que muitos criadores experientes lhe dirão. As minhas observações foram sobretudo feitas com Killis e Apistogrammas. Os estudos cientificos feitos ao longo dos anos mostram claramente a sua superioridade nutricional e é devido a isso que usam na piscicultura profissional os nauplios de artemia.

Outra questão é que os ovos de Artemia são caros e dão trabalho enquanto os microvermes não custam quase nada e são simples de manter.

Na natureza os alevins de agua doce têm o equivalente dos nauplios de artemia que são os copepodes(cyclops, diaptomus, etc). O seu valor nutritivo é tão elevado como o da Artemia, para alguns criadores ainda é mais. Fiz há muitos anos a experiência de criar duas especies de Killis anuais, de crescimento muito rapido, só com copepodes capturados, o resultado foi que tiveram o seu crescimento fulgurante como sempre. O problema é que não dá para os cultivar de forma produtiva.

Teve sorte com os seus Ramirezis, durante anos eu e uns amigos só conseguiamos exemplares que comiam os ovos. Cheguei a trazê-los da Holanda mas nada. Só conseguiamos alevins atravès de esquemas complicados. Por alguma razão há estirpes que não comem os ovos.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o facto dos ramirezis do André não comerem os ovos não será só sorte.

Os pais comerem os ovos não será algo muito perceptivel genéticamente. Qualquer individuo que tivesse esse erro genético não deixaria descendencia.

O que faz sentido do ponto de vista genético é os pais comerem os ovos quando sentem que estes não têm condições para nascer e crescer.

Acho que o casal em causa não come os ovos porque lhe foram proporcionadas condições fantásticas.

Parabéns pelo sucesso.

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ruioliveira, até mesmo na natureza os pais podem comer os seus alevins, a diferença está no facto de que estes, no meio natural, têm muito mais hipóteses de fuga. Nunca viu alevins junto as margens de rios e lagoas? Aliás uma das técnicas de reprodução "ao natural" em aquários, consiste em criar espaços de baixas profundidades, inacessíveis a peixes adultos, onde os alevins podem permanecer e escapar.

 

Em relação aos ovos, creio que na natureza o comportamento de qualquer peixe, é será bastante diferente daquele que observamos em cativeiro.. As dimensões do meio habitat, são incomparáveis com qualquer que seja o aquário e sus dimensões. Se calhar na natureza os peixes até se esquecem do local da desova e continuam a sua exploração e busca incessante de alimento por todo o meio aquático, ora num aquário é normal que o peixe saiba onde estão os ovos.

 

Até pode acontecer que os pais não comam os ovos na natureza, por verem a sobrevivência da sus espécie ameaçada. (Predadores, escassez de alimento, etc.) Num aquário com boas condições, uma boa alimentação, e a inexistência de espécies predatórias, fará o animal não se sentir ameaçado.

Claro que isto é contraditório com o caso do André Silvestre... :twisted:

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Para obter êxito consistentemente com ciclideos anões costumo usar aquarios de 100 litros e com bastantes plantas, algumas rochas e poucos peixes. Geralmente aqui as fêmeas não comem os ovos, e se não comem os ovos da primeira vez tendem a não os comer das vezes seguintes, mas há excepções. Com os Ramirezi quer eu quer outros criadores tivemos bastantes experiências frustrantes. Creio que os individuos selvagens seriam a melhor aposta e já os tive mas sem êxito. Portanto só o ambiente favoravel não chega. Por outro lado sei de um criador americano que criou dezenas de especies de Apistogrammas em aquarios de 20 litros!

Ainda sobre os Ramirezi. os criadores profissionais tendem a separar os pais dos ovos e dos alevins, não sei se ao longo das gerações isto não terá um mau efeito sobre as fêmeas não se sentirem ligadas aos seus ovos.

Há sempre excepções, há uns anos estava a ter uma experiência frustrante com Laetacara dorsiger que comiam sistematicamente os ovos apesar das condições inatacaveis em que viviam. Mudei-os para outro aquario só com areão e umas rochas e ainda sem plantas e devido a isso sem iluminação artficial, ia pô-la mais tarde juntamente com as plantas. E não é que com a penumbra do aquario os pais reproduziram-se , não comeram os ovos e passeavem os alevins á vontade ás vezes a mm do meu nariz pespegado ao vidro? Por outro lado, recentemente a mesma especie partilhando o espaço com bastantes peixes jovens em crescimento, que teoricamente os iria incomodar, reproduziu-se sem problema.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá.

 

Sobre o facto de os pais comerem os alevins, a fêmea foi quem começou e, só depois, é que o macho se juntou à festa e continuou o infanticídio, mas isto aconteceu apenas nas primeias posturas. Nas últimas posturas, antes de morrerem, o macho antecipou-se e expulsou a fêmea com agressividade antes que esta começasse a comer os alevins. Pelos vários relatos que tenho visto, nesta espécie, é o macho quem toma conta da prole, ficando a fêmea incumbida de proteger o território, coisa que não acontece no género apistogramma, por exemplo.

 

Se, por outro lado, os pais comem os ovos algunas dias após a postura, isso pode-se dever a várias razões:

 

- os pais sentem que não há condições de manter os ovos e comem-nos;

 

- podem-se assustar com algo, normalmente durante a noite, e comem-nos;

 

- não têm ainda experiência no que toca à reprodução e comem-nos;

 

- o macho pode ser estéril ou a água pode ser dura demais para que a fertilização tenha ocorrido e, como tal, os ovos não são viáveis, daí serem comidos;

 

No meu caso, não tinha a água mole, antes pelo contrário, mas o facto de serem peixes de criação e quem sabe senão têm sido criados em águas cada vez mais duras do que as que abundam no seu habitat natural, levou-os a se adaptarem e desenvolverem a reprodução em águas similares à que me sai da torneira. Outra coisa que posso dizer é que este casal era portador de um genótipo excelente e portanto, com as boas condições que recebeu, os seus genes manifestaram-se e consegui quer reproduções bem sucedidas, quer transferência desses genes à descêndencia ( espero eu).

 

Vamos às fotos; Alevins com 42 dias: têm crescido bem e os maiores já comem cyclopeeze. Com esta nova introdução alimentar, o seu ritmo de crescimento deve aumentar um pouco mais nos próximos tempos. Ainda têm zonas um pouco transparentes, daí que nas fotos haja partes do corpo que não são perceptíveis. Daqui a umas 2/3 semanas é altura de os retirar da maternidade e colocá-los a nadar livremente pelo aquário.

 

A4D42.jpg

 

A3D42.jpg

 

A2D42.jpg

 

A1D42.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Trago mais umas novidades: hoje foi o dia em que os pequenos saíram da maternidade e se alojaram confortavelmente no aquário. Depois de uns minutos a aclimatizarem-se ao novo ambiente, ainda um pouco tímidos, lá foram aos poucos saíndo por entre as plantas... Exploration time!.

 

COntam com 48 dias de vida e revelam já o típico comportamento natatório dos ramirezis. Agora com mais espaço têm oportunidade de se desenvolverem melhor e há menos probabilidades de se chatearem uns aos outros; na maternidade já tinha testemunhado algum comportamento agressivo dos maiores para com os mais pequenos, na hora da comida. Grandes rufias!!! :shock:

 

Como companheiros tenho: dezenas e dezenas de red cherrys ( aquela praga) desde os acabados de nascer aos pais, o que é óptimo para quando os ramirezis tiverem boca para eles; alguns CAridina sp. " tiger"; caracóis às centenas ( muito provavelmente devido à constante alimentação dos ramirezis neste aquário); otocinclus e um SAE - ao início estava receoso em colocar os putos com este peixe mas depois de muito tempo a observar o aquário cheguei à conclusão que não há problema nenhum. Passa pelos pequenos e não lhesliga nenhuma.

 

As plantas mais cobiçadas para refúgio são as Pogostemon helferi e a Eleocharis sp. A Utricularia também já começa a ser explorada mas apenas pelos mais aventureiros. Seguem as fotos:

 

O gang:

 

Bando2.jpg

 

bando3.jpg

 

bando4.jpg

 

A dupla de exploradores:

 

duplaexplorao.jpg

 

duplaexplorao2.jpg

 

dupla.jpg

 

Os solitários:

 

explorador1.jpg

 

explorador2.jpg

 

explorador3.jpg

 

explorador4.jpg

 

explorador5.jpg

 

explorador6.jpg

 

explorador7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fantastico.Pelo que tenho visto tu a reproduzir e criar es um espectaculo.São neons rosa, sao ramirezis.Impressionante.Parabens pelas crias que apresentam um saúde espectacular e boa sorte.Um dia destes andas por cá com topicos de reprodução de neons :oops: Força nisso....Parabens tambem pela excelente montagem.Pelos visto tambem es bom a fazer plantados como o ja demonstraste neste e noutros aquarios....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha desistido de pensar em arranjar um par para o meu ramirezi. Mas este tópico é entusiasmante. Devo reconsiderar.

 

A risca preta na barbatana dorsal já é visível em alguns peixes. Espero que saiam ao pai que foi um dos Rams mais bonitos que eu já vi.

 

Abraço,

Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem os viu com um mês e quem os vê agora...

 

Ser pai de um cardume desses não é tarefa fácil, mas deve ser muito reconfortante vê-los a crescer...

 

Continuação de boa sorte e vai dando updates...

 

P.S. - O CO2 já bomba :D

 

Abraço.

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
qual e o nomedesse filtro?(estou a pensar comprar um para um futuro plantado)

e ja agora como e que destingues na loja o macho da femea sem eles serem casal??

 

É um Eheim Liberty. Está no setup do aquário, no início do tópico. Quanto a distinguir macho e fêmea, tens duas fotos na terceira página, do casal. É olhares e veres as diferenças. São bem notórias.

 

Dia 19-06-2006 ( Juvenis com 68 dias): Tudo corre bem, os pequenos estão maiorzitos e já andam a treinar defesa pessoal uns com os outros. De vez em quando, lá se zangam e mandam uns caldos aos irmãos. Ficam umas fotos, bem como uns videos na altura da alimentação:

 

PICT0002-1.jpg

 

PICT0005-1.jpg

 

PICT0010-1.jpg

 

PICT0011-1.jpg

 

:wink:Videos:

http://video.google.com/videoplay?docid=-5...510943816917945

 

http://video.google.com/videoplay?docid=-4...614334655766764

 

http://video.google.com/videoplay?docid=63...889688880624987

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.