Com que frequência removem o areão/substracto para limpeza??


Com que frequência retiram o areão/substracto para limpeza??  

35 votos

  1. 1.

    • Entre 3 e 6 meses?
      1
    • Entre 6 e 9 meses?
      2
    • Entre 9 e 12 meses?
      1
    • Entre 1 e 1 ano e meio?
      2
    • Entre 1 ano e meio e 2 anos?
      3
    • Entre 2 e 3 anos?
      0
    • Mais de 3 anos?
      3
    • Nunca?
      16
    • Este gajo é parvo??? Já viram o trabalhão que isso dá???
      7


Recommended Posts

Boas!!

 

Eu sei que à partida, a questão pode parecer estranha. Mas acontece que as aspirações/sinfonagens nunca conseguem limpar na totalidade o areão, por muito boas ou frequentes que sejam. Há sempre dejectos ou restos de comida que, com o tempo, acabam por se afundar e em que retirá-los de forma normal (aspiração) se torna impossível.

 

Claro que o trabalho das bactérias também serve para isso, mas mesmo assim, fiquei com a dúvida. Costumam retirar todo o areão com alguma regularidade para o limpar a fundo "cá fora" ou nem por isso? Nem que seja só por partes... Tipo metade de cada vez?

Fazem isso??

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pá... EU montei o aquário e ano e meio depois fiz isso. Deopis fiz passado 3 meses... Agora, 3 meses depois, estava a pensar dar uma arrumadela aquilo. É muito relativo. Mas dá um trabalhão!!! Quantos menos melhor :)

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu sei o trabalhão que dá!!!!!!

 

Mas acho que às vezes se torna necessário! Em especial em aquários sobrepovoados, com poucas plantas, com limpezas irregulares, com filtros pouco potentes, etc...

 

E já agora, interessa saber se o pessoal acha que uma limpeza tão profunda é mesmo indispensável com alguma regularidade (nem que seja uma regularidade anual) ou pelo contrário o stress provocado aos peixes é tanto que se torna desaconselhada e não a fazem...

 

Xauz

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o meu de 45L e de 6 em 6 meses (natal e princípio do verão).

Retiro a água, guardo com os peixes dentro e dou uma limpeza geral no aquário (Areão, vidro, rochas, pote decorativo :shock: , etc...) Depois volto a colocar a àgua e meto 20% de água nova e tá pronto!!!

 

Se dá trabalho? DÁ! Mas claro que fica com um melhor aspecto. e os peixes agradecem (acho eu :) )...

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu respondi Nunca, pois a pergunta que fazes no Assunto do Tópico é: Com que frequência removem o areão/substracto para limpeza??

 

Ou seja, eu nunca o removo... Pois muitas das bactérias nitrificantes existentes na água do aquário, encontram-se no areão.

 

O que faço, é todas as semanas quando troco a água, tento aspirar o topo do areão, para retirar folhas mortas, cascas de batata/pepino que tenham ficado, dejectos dos peixes, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tambem respondi nunca, e espero assim continuar...pois tenho 90kgs de areao + 30 kgs de terra fertilizante e era do caneco... a primeira vez já foi o que foi :)

 

quanto á manutenção, pois tenho o aqua relativamente bem plantado, tenho uma equipa de limpeza que considero eficiente, no que diz respeito a restos, e nas tpa's semanais aspiro (ao mesmo tempo que tiro a agua) cerca de metade da supervicie do fundo, alternadamente.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

A única resposta que vejo possível é mesmo NUNCA...

 

Para além da trabalheira incrível que dá, uma boa manutenção da areia/areão é suficiente. Isto inclui uma aspiração mais ou menos frequente e uma boa circulação.

Quem utilizava placas de fundo, era habitual fazer-se uma limpeza anual desta...mas como ninguém as usa hoje em dia (faziam mais mal que bem), não há necessidade de limpar o areão na sua totalidade

Quem remove o areão para total limpeza deste...não sabe o mal que faz ao equilíbrio do aquário. :)

 

Neste momento, no meu tanganyika (sem plantas e areia no fundo) estou a usar uma "praga" de Melanoides tuberculata que remexem o areão com frequência. Além destes, tenho ainda peixes que, nas suas escavações, acabam por remexer muito o areão. Tenho também um peixe que "come" areia (Xenotilapia flavipinnis)...o que ajuda bastante.

Uma boa opção para quem quer o areão bem limpo e arejado, é a instalação de um conjunto de tubos perfurados debaixo do areão que injectam água para cima. Podem ser ligados aquando da TPA ou quando há uma grande acumulação de detritos na areia.

 

downtank.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz agora isso ao fim de 3 anos no comunitario porque devido á grande quantidade de plantas (não chega a ser "um plantado" :) ) não conseguia uma sinfonagem decente e a sobrelotação estava a desiquilibrar todo sistema pois as algas pretas cabeludas estavam a tomar conta do aquario.

 

Agora a agua ja se mantem limpa e as algas quase desapareceram.

 

No plantado nem sinfonagem faço :) quanto mais remover o areão...

 

E AGORA??? onde ponho a cruzinha??? :arrow:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

ivanpantz: a pergunta é mesmo essa! Se removem o areão para o limpar cá fora. A ideia era "sondar" o pessoal para saber o que acham/fazem. Porque no meu caso, noto que mesmo as aspirações e sinfonagens regulares (todas as semanas) parecem não retirar todos os detritos. Deste modo fico na dúvida :) se a retirada do areão de dentro do aquário (nem que seja por partes) para uma limpeza mais profunda, faz sentido, e pode vir a ser vantajosa ou se pelo contrário, a bem da estabilidade do sistema e da colónia de bactérias, se pode tornar mais prejudicial, do que benéfica. No fundo parece ser uma faca de dois gumes...

 

Diesel_Car: A ideia do sistema de tubos a injectar agua para cima, parece-me boa. Pelo menos, liberta os detritos presos no fundo para serem recolhidos pelo filtro, aspiração ou rede... Quanto às antigas placas de fundo, acredito que a principal razão para terem sido abandonadas terá sido exactamente o facto de obrigar quase à desmontagem de todo o aquário para limpeza... Abençoados avanços técnicos. Penso que se não fosse isso, não haveria hoje tanta gente dedidaca à aquariofilia.

 

zefish Fogo!! Em todas as sondagens, há sempre alguém que não tem o seu caso definido nas opções!!! :)

De qualquer forma, acho que podes escolher a que quiseres...

Começo a considerar em colocar, nas próximas sondagens, a opção "nenhuma das anteriores".... :!:

 

Mais uma vez o que se retira de todas as opiniões é que cada caso é um caso. E assim é que deveria ser... Quem tem plantados, não pode (nem precisa) retirar o areão. Quem tem aquários muito grandes, fica quase impossibilitado logisticamente de o fazer além de prejudicar um sistema que à partida já deve ter atingido uma grande estabilidade. E há alguns casos, em que essa limpeza, não só é benéfica, como indispensável à manutenção de boas condições de limpeza e higiene...

 

Parece que o melhor continua a ser, cada um adaptar ao seu caso, as várias hipóteses disponíveis....

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também nunca fiz isso. Tenho um aquario de 80cm há uns 7 anos e um de 120cm há uns 6. Nunca tirei o areão para limpar. A maior limpeza que fiz foi tirar tudo (excepto as plantas), aspirar o areão e a água e depois ficar um data de tempo a aspirar o areão com um daqueles aspiradores a pilhas em que a água volta directamente para o aquário.

 

Abraços

Pedro

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua de 200 l esteve cerca de 3 anos sem ser limpo (o areão) na totalidade e só o fiz pq calhou, já que com as plantas e sifonagem regular consegue-se manter controlado o excesso de detritos.

 

Além disso aquilo até cheirava a turfa, portanto não me parece que tivesse sequer que ser mudado

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.