Filtro Externo Eihem Ecco 2232. Qual a vossa opinião?


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Pretendo comprar filtro Externo Eihem para um aqua de 60 L, agua fria com peixes dourados e plantas.

 

Alguem tem este filtro?

Será muito forte,

 

Gostaria de saber avossa opinião ?

 

Cumprimentos

 

Snan.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É capaz de ser muito forte..

No entanto tens de ter em conta certos factores: a quantidade de material que vais colocar e a altura desde o filtro até ao aquário. Isto são factores que vão reduzir o caudal do mesmo.

 

Se vier com torneiras podes sempre reduzir um pouco ao fluxo da água.

 

Na minha opinião pessoal, sempre gostei de comprar os filtros um pouco "acima" do recomendado. Outro aspecto é que se quiseres comprar um aquário maior (não muito...) podes sempre aproveitar esse filtro. :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem é a minha ideia.

 

Quando quiser evoluir para um aqua de 100L, em principio irá servir.

 

Actualmente estou a usar um Interno da Hydor Cristal Duo (Filtragem Mecânica e Biológica), e os resultados são razoaveis ( 450L de Caudal Máximo).

 

Tenho o aqua instalado à 1 mês, plantado de plantas naturais e o ciclo de azoto parece ir em bom ritmo.

 

Amónia=0

Nitritos= 0.5 e 0.1

Nitratos=20

 

Serão valores normais ?

 

Ao investir neste filtro interno, talvez eu consiga ter mais bactérias anaeróbicas.

Consequentemente será que consigo maior controlo sobre os nitratos ?

 

Tenho feitos a TPAs mais assiduamente e não consigo baixar os valores. Porquê?

 

Saudações amigas.

 

Snan :cry:

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tenho o aqua instalado à 1 mês, plantado de plantas naturais e o ciclo de azoto parece ir em bom ritmo.

 

Amónia=0

Nitritos= 0.5 e 0.1

Nitratos=20

 

Serão valores normais ?

 

Está a altura de uma pequena mudança de água, para eliminar os nitratos.

De resto parece bom e estável.

 

Ao investir neste filtro interno, talvez eu consiga ter mais bactérias anaeróbicas.

Consequentemente será que consigo maior controlo sobre os nitratos ?

 

Não.

Um filtro externo, sendo um local fechado e com caudal constante, não tem capacidade para albergar uma zona anaeróbia...e assim fazer uma eficaz desnitrificação.

A única hipótese que tens para eliminar os nitratos é procedendo a mudanças de água regulares e mantendo as plantas saudáveis.

Mas não te preocupes com os nitratos, desde que não atinjam níveis extremamente elevados não há problema para o peixe.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho feito 2 TPA`s por semana e os valores teimam em não baixar.

 

Como vou de férias, estou um pouco apreensivo.

Vou estar fora 20 dias, dai que não poderei fazer TPA`s frequentes.

 

Estava a pensar usar um redutor de nitratos da Amtra:

 

http://www.amtra.de/english/indexgb.html

 

Será uma boa solução ?

 

Cumprimentos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tenho feito 2 TPA`s por semana e os valores teimam em não baixar.

 

Sendo os nitratos o último produto azotado resultante da degradação da matéria orgânica (no teu aquário, claro, num sistema com desnitrificação ainda se forma azoto livre), é normal que se acumule num aquário.

No entanto, se fazes as 2 TPA's por semana, este valor deveria estar bastante mais baixo. Isto é, o peixe está a produzir demasiada matéria orgânica no teu aquário...talvez devido ao facto de dares comida a mais ou teres algo a decômpor-se na água. A acumulação de nitratos e ausência de nitritos/amónia significa que tens uma filtragem eficaz, no que diz respeito á nitrificação.

Tens de ter atenção, e descubrir, porque se produz tanta matéria orgânica...

 

Estava a pensar usar um redutor de nitratos da Amtra:

 

Não te ponhas a comprar produtos, todos os parâmetros do aquário se tornam estáveis quando se adquire uma rotina de limpeza e se mantém o mesmo em condições de habitabilidade para o peixe, incluindo correcta oxigenação, alimentação e filtragem.

 

Faz uma mudança de água rotineira e não alimentes o peixe enquanto estás de férias (tu não...quem irá tratar dele :D ), ou pede para o alimentarem 1 vez por semana com pequenas quantidades.

E vai de férias descansado! :cry:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Concordo contigo.

 

É melhor tentar descobrir a causa.

Para no futuro, proceder a correcções adequadas.

 

Confesso que cedi á tentação...e introduzi outro companheiro. O outro Dourado andava triste :D e eu assumi o compromisso de honra no futuro montar um aqua de 100L. :cry:

 

É um especimen mais pequeno.

 

Quanto à alimentação, está automatizada para 2 refeições dia....vou tratar de por menos alimento.

 

Verdade seja dita, o aqua acusa mais nitratos do que nitritos...

 

Achas que se eu introduzir mais bacterias na filtragem irei aumentar os nitratos ou irei diminuir os nitritos ?

 

Saudações amigas.

 

PS: Li no forum qua há pessoal a fazer filtragem osmótica para controlar nitratos. Isso funciona ?É caro?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fizeste o teste dos nitratos á própria água da torneira? ás vezes pode acusar alguma coisa e depois por ir para o aquário devido ao baixo ph e por o ciclo de azoto ainda não estar completo pode este valor aumentar para os tais 20.

Não sei se poderá ser causa mas alguma planta em decomposição ou restos de comida.

Cumprimentos,

João Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Depois da tua sugestão fui efectuar os testes de NO2,NO3 e nada.

Vivo aqui na zona de V.F.Xira e até agora nunca encontrei nitratos na água, por descargo de consciência fui verificar.

 

O Cloro atinge os 3.0 e o PH entre 8.2 e 8.4.

 

Estou inclinado para o excesso de alimentação ou talvez detritos organicos de origem vegetal.

 

Os rapazinhos vão ter que passar um pouco de fome :)

 

A entrada de outro peixe pode provocar o desiquilibrio do sistema desta maneira ?

 

Tambem introduzi mais plantas + bolas fertilizantes da JBL (eles dizem que não contem nitratos, somente nutrientes essênciais)...

 

Este hobby é um verdadeiro quebra-cabeças...mas dá cá um gozo... :D

 

Cumprimentos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por estar a ser maçudo, inclusivé o tópico inicial nem era este...

 

Só queria adicionar 2 factos sobre o meu aqua:

 

- Plantas: 1 Anúbia e 3 Echinodorus Paniculatus.

- PH medido com Kit de Piscina, aponta valores identicos á água da companhia ( acima dos 8.2...nem consigo ler mais alto).

 

Como poderei reduzir o PH com os peixes dentro de água e sem provocar grande choque ?

 

PH alto anula o bom desempenho destas plantas ?

 

Saudações amigas.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quanto à alimentação, está automatizada para 2 refeições dia....vou tratar de por menos alimento.

 

Quando fores de férias, terás de diminuir muito no que toca á alimentação...ainda por cima com 2 peixes em vez de um.

 

Verdade seja dita, o aqua acusa mais nitratos do que nitritos...Achas que se eu introduzir mais bacterias na filtragem irei aumentar os nitratos ou irei diminuir os nitritos ?

 

Não percebi. :)

Durante o ciclo do azoto, a amónia é transformada em nitritos e estes em nitratos (esta parte já deves estar farto de ouvir :D ). Ao introduzires mais bactérias, estas irão transformar "todos" os nitritos em nitratos...aumentando a concentração do segundo, e diminuindo a do primeiro.

Conclusão: não necessitas introduzir nada...pois já tens bactérias suficientes (para o que tens no aquário, claro) para degradar os nitritos em nitratos.

 

Li no forum qua há pessoal a fazer filtragem osmótica para controlar nitratos. Isso funciona ?É caro?

 

Não sei se sabes do que se trata, mas vou tentar explicar.

Básicamente um filtro de osmose inversa é um filtro que se liga a uma torneira de água da rede pública. Esta água, bastante rica em minerais, passa por uma membrana semi-permeável que os retira através de um processo de osmose inversa a alta pressão. A água originada é muito pura (pH "7,0", gH e kH 0 e teor de minerais nulo), isto é, não contém substâncias dissolvidas...incluindo nitratos.

É um sistema muito eficaz para remover nitratos e substâncias indesejáveis (cloro e metais pesados, por exemplo) da água da companhia...mas não termina com o excesso de nitratos do teu aquário.

Assim, se tens água com nitratos = 0, então pouca vantagem te trás uma osmose inversa.

Custa entre 75-250 euros.

 

A entrada de outro peixe pode provocar o desiquilibrio do sistema desta maneira ?

 

Qual desiquilibrio?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa.

De facto não me tinha explicado correctamente. :)

 

Mas a verdade é que chegaste lá e obrigado pelo esclarecimento.

 

Tb. tens mais uma vez razão, com a entrada do novo inquilino somente aumentaria a Amónia, que não é o caso.

 

Quanto a nitrificação, o processo está a correr bem.

 

Eu possuo em minha casa um filtro de osmose inversa para consumo doméstico...só não percebia era como o pessoal da aquarofilia usava o dito cujo.

 

Pensei em colocar um filtro desses no aquário, assistido por uma bomba e um tanque hidropneumático. Adicionalmente levaria o PH aos 7.0

Assim popava TPA´s e era mais ecológico.

 

O que me dizes ?

 

PS: Quando estou a falar de um filtro osmótico, estaria a pensar num que faria uma filtragem de 5 L /Hora.

 

Saudações amigas.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Pensei em colocar um filtro desses no aquário, assistido por uma bomba e um tanque hidropneumático. Adicionalmente levaria o PH aos 7.0

Assim popava TPA´s e era mais ecológico.

O que me dizes ?

PS: Quando estou a falar de um filtro osmótico, estaria a pensar num que faria uma filtragem de 5 L /Hora.

 

Mais uma vez...não percebi. :)

 

Não podes utilizar um aparelho de osmose inversa no aquário....este tem de estar ligado á água da rede pública devido á elevada pressão necessária e ao desperdício causado pelo mesmo (1/4 água pura + 3/4 água para o esgoto).

Os aparelhos de osmose inversa são pouco ecológicos no que diz respeito á utilização de água potável pois, como referi acima, por cada litro de água que produzes, 3-4 litros vão para o lixo (é a água utilizada dentro do aparelho para limpeza da membrana de osmose e que tem um teor de minerais muito elevado).

 

 

Eu possuo em minha casa um filtro de osmose inversa para consumo doméstico...só não percebia era como o pessoal da aquarofilia usava o dito cujo.

 

Os aparelhos de osmose, e a respectiva água 8) , são utilizados em aquariofilia para vários fins...entre eles:

- Reposição de água evaporada em aquários salgados -> a água que evapora é muito pura, tendo de ser substituída por água com estas caracteristicas.

- Utilização em aquários cuja água terá de ter um ph e durezas (gH e kH) muito baixos (ciclideos amazónicos, por exemplo).

- Utilização para filtrar águas muito "duras" e alcalinas e/ou demasiado ricas em nitratos -> a água do algarve, por exemplo, que não permite a utilização da mesma em alguns aquários.

- Utilização para "fazer" água salgada -> a água de osmose, para além de permitir uma maior solubilidade de alguns compostos, não contém substâncias que poderiam prejudicar os seres de água salgada (cobre, por exemplo) e que estão presentes em algumas água da rede pública.

 

Atenção ao aparelho que tens, pois poderá não ser bem um filtro de osmose inversa...mas uma unidade de filtragem por resinas permutadoras de iões ou um filtro de carvão activado ou de argila (não sei se o material é este :D ). Estes três apenas eliminam o cloro e alguns metais.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha sugestão para baixares o ph passaria talvez pela utilização de turfa em pequenas quantidades, aos poucos para que a mudança no pH não fosse muito brusca, no entanto vais-te deparar com a água um pouco castanha o unico senão ou talvez não.

Para utilizares a turfa, eu utilizo dois métodos, o primeiro é meter a turfa dentro do filtro numa meia daquelas das gajas tipo colans fininhas, metes uma beca dentro do filtro e vêz quanto te baixou o pH, aconcelho-te a não meter muito para que não haja nenhuma queda brusca do pH e uma possivel consequente trajédia.

O outro método é colocares a turfa na água ke utilizas para as TPA's metes a turfa na água num garrafao cortado dentro da mesma meia no dia anterior á muda ou 2 dias antes e esperas vêz se o ph baixa um bocadinho, assim até o cloro evapora, tens de ter atenção para a água não ficar muito tempo parada e depois adicionas a água, não convem haver uma grande diferença do pH da água da muda para a do aqua.

é melhor esperares por outras opiniões mais experientes, pois eu sou novato. No entanto fica a minha sugestão.

Cumprimentos,

João Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como poderei reduzir o PH com os peixes dentro de água e sem provocar grande choque ?

 

PH alto anula o bom desempenho destas plantas ?

Dizes que o pH da água do teu aquário é superior a 8.2???

Pelo menos foi o que eu percebi, não percebo nada de peixes de água fria, mas creio que esse não será o pH mais indicado para eles :)

Tens alguma rocha calcária dentro do aquário? Para teres um pH desses...

 

Para reduzires o pH, podes usar diversas coisas, desde troncos a turfa, passando pelo CO2.

Já agora, hás-de, se puderes, determinar o KH e o GH da tua água, é que se o KH for muito alto, não vais conseguir baixar o pH com CO2.

 

Quanto ao pH fazer mal às plantas, não sei bem. Eu creio que essas plantas são resistentes, e devem aguentar bem. O único senão, é que quanto mais alto o pH, menos CO2 dissolvido existe dentro de água. Logo, as plantas devem crescer bem devagar... :D

 

A entrada de outro peixe pode provocar o desiquilibrio do sistema desta maneira ?

A entrada de outro peixe, só vai fazer com que mais Amónia seja produzida. Se tiveres um bom número de bactérias, tanto a amónia como os nitritos, deverão andar sempre em valores muito baixos. O senão é que os nitratos vão aumentar na água mais rapidamente...

 

Quanto à Resposta do João Coito, concordo plenamente, só queria chamar a atenção para uma coisa. Se por ventura tiveres as durezas muito altas nesse aquário (parece-me que sim) a introdução de pouca turfa, quase que não se vai notar, pois para baixares o pH, ainda vais ter que consumir alguns carbonatos da dureza carbonatada.

 

O melhor que tens a fazer, na minha opinião, é arranjares uma água para trocas, que tenha um pH e dureza mais baixos. Trocas alguma água do teu aquário, de modo a conseguires baixar os valores do pH e da dureza, e depois podes usar os métodos já aqui descritos para baixar o pH. É que se vais começar a baixar o pH, com a água ainda "cheia" de carbonatos e com a dureza alta, vais consumir muitos "ácidos" (leia-se turfa ou produtos para baixar o pH) de forma desnecessária...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já quero agradecer toda a vossa ajuda.

 

A água da companhia infelizmente é muito alcalina conforme já escrevi.

 

E neste momento que estava a ler as vossas respostas, lembrei-me de fectuar medições (Teste de tiras da Amtra):

 

PH = 9.0

KH = 17

GH = 5

NO2 = 1,0

NO3= 20

 

Conforme disse tenho um aparelho de osmose inversa para uso doméstico e já pensei em usar essa água nas TPA`s, que apresenta um PH 6,5. O grande senão será a falta de minerais segundo entendi.

 

Estava a ler um livro de aquorofilia, em que afirmava, que durante os 37 dias iniciais de activação do aquário era incontornavel os valores que eu tenho. Acham que faz sentido?

 

PS: Não tenho nenhuma rocha de origem calcária e tenho somente areão do rio, que segundo me informei não interfere com o PH.

 

Saudações amigas.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

PH = 9.0  

KH = 17  

GH = 5  

NO2 = 1,0  

NO3= 20

pH=9.0???? Epah!! Acho que para uma água da torneira, esse valor é muito alto 8)

Não é querer duvidar dos teus testes, mas hás-de medir o pH novamente com um indicador colorimetrico (daqueles em que deitas 2-3 gotas para um tubo de ensaio e medes o pH consoante a cor).

E essa água é extremamente carbonatada, tem um KH alto. Acho que o pessoal de Ciclídeos Africanos ficaria radiante em ter água assim :D

 

Já agora. Tu mediste os parâmetros da água da companhia, mas quando puderes, mete os parâmetros da água do teu aquário. Para ver se o KH e outros parâmetros descem. Apenas temos valores para os compostos azotados :)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ivanpantz

 

Os valores que estão ai registados pertencem ao aqua.

 

Tirei agora. Assim sendo são os seguintes valores:

 

Aquário

PH = 9.0

KH = 17

GH = 5

NO2 = 1,0

NO3= 20

 

Companhia da Àgua

PH = 9.0

KH = 17

GH = 5

NO2 = 0

NO3= 0

 

 

Através do metodo de coloração (Phenol) os resultados apontam acima de 8,2 (é o valor mais alto que tenho referência).

 

É curioso que falo com algumas lojas e dizem que as águas locais são de Ph = 8,0 (estamos a falar de uma Área de 1 km quadrado).

 

Cerca de 3 meses atrás tentei corrigir a agua com PH Minus da Sera, e o resultado foi satisfatório por algumas horas, posteriormente voltou à estaca zero.

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Através do metodo de coloração (Phenol) os resultados apontam acima de 8,2 (é o valor mais alto que tenho referência).

Bem... isso pode ser muita coisa :D Dizeres que é um fenol... não adianta de muito...

Como eu disse, tenta ler o valor de pH com um teste de pH colorimétrico e não te baseies apenas num único indicador colorimétrico.

 

É curioso que falo com algumas lojas e dizem que as águas locais são de Ph = 8,0 (estamos a falar de uma Área de 1 km quadrado).

Eu também acho curioso, por isso te andar a chatear para medires o pH da tua água com outro indicador... já não digo nada. Pode ser que esteja estragado... ou tenha apanhado qualquer impureza que esteja a deturpar os testes...

 

Cerca de 3 meses atrás tentei corrigir a agua com PH Minus da Sera, e o resultado foi satisfatório por algumas horas, posteriormente voltou à estaca zero.

Lol... Por isso é que eu dou na cabeça ao pessoal para eliminarem os problemas pela raíz, e não andarem a contraria-los...

E como já disse em cima, mais vale trocares a água até teres valores de KH e pH mais baixos, só depois podes começar a utilizar produtos para baixar o pH. Nesta altura do campeonato não vale a pena gastares frascos de reagentes ou pacotes de turfa para isso. Irias precisar de muito...

 

Tenta levar uma amostra da tua água de casa e do aquário a umas das lojas, e pede para fazerem os testes de pH (pelo menos) à água. É que eu também estou a achar muito estranho teres valores dessas ordem :)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Depois de muita pesquisa, afinal sempre existe o tal filtro de osmose inversa que pode ser aplicado directamente ao aquário ou tanques. :shock:

 

Assim numa assentada corrigia nitratos e Ph`s :)

Poupar TPA´s :roll:

 

O uso poderia ser intermitente conforme as necessidades de equilibrar os parametros da água.

 

Preços? Não sei.

 

Vejam este link:(JBL Osmose 120

Reverse osmosis unit with fine filter and carbon filter).

 

http://www.jbl.de/index_uk.html

 

Estarei certo na minha interpretação?

 

PS: De momento estou a usar dois métodos de medição de Ph, o de tiras da Amtra e o de Coloração Vermelha ( especificamente de Phenol), aquele que é comum ser usado nas piscinas) e os valores sõa coincidentes. :lol:

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Em relação a acertos de pH, o químico de serviço :lol: ivanpantz já disse tudo.

Os valores que apresentas são altíssimos, talvez fosse melhor falares com alguém de uma loja para te medirem os valores.

 

Depois de muita pesquisa, afinal sempre existe o tal filtro de osmose inversa que pode ser aplicado directamente ao aquário ou tanques

 

Eu devo ser mesmo lento, ou então não sei ler em português...mas mais uma vez não percebo o que queres fazer. :oops:

Não existem filtros de osmose para serem ligados ao aquário (pressão elevada, desperdicio de água...blah blah).

Correndo o risco de ser muito repetitivo, e cansar os meus dedinhos por carregar sempre nas mesmas teclas, volto a dizer: os aparelhos de osmose utilizam água da companhia para produzir água muito pura (97-99% H2O).

O que tu tens são nitratos muito elevados, não porque vieram da água da companhia, mas porque as bactérias presentes no teu aquário transformaram a amónia-> nitritos (produzidos pelos peixes) em nitratos.

 

Se melhorares a água da companhia produzindo água de osmose, vais apenas baixar o pH, gH e kH para valores nulos (pH = 7,0 á saída, pH = 6,5 após alguns segundos -> diluição de CO2...blah blah).

 

Assim numa assentada corrigia nitratos e Ph`s

Poupar TPA´s

 

Não...a única coisa que aconteceria seria um abaixamento do valor de pH para valores neutros (+/- 7,0). Quanto a nitratos não iriam baixar porque a água da companhia tem valores nulos.

A água de osmose não é para brincadeiras, pois ao ter valores nulos de kH...tens de ter muito cuidado com as oscilações de pH. :shock:

 

Se avançares para a aquisição de um aparelho de osmose (ainda não explicaste como é o teu aparelho :roll: ), aconselho-te a misturar a água de osmose com água da companhia...de modo a obter uma água pouco mineralizada mas com um valor de kH e pH estável.

Não uses água de osmose por si só, mas sempre misturada com outro tipo de água.

 

Preços? Não sei.

 

Vejam este link:(JBL Osmose 120

Reverse osmosis unit with fine filter and carbon filter).

 

Tenho uma exactamente igual, mas "linha branca" e custou-me cerca de 100 euros (portes e 2 cartuchos de substituição incluídos).

 

http://www.um-um.pl/product_info.php?cPath...roducts_id=1374

 

PS: De momento estou a usar dois métodos de medição de Ph, o de tiras da Amtra e o de Coloração Vermelha ( especificamente de Phenol), aquele que é comum ser usado nas piscinas) e os valores sõa coincidentes.

 

Estás a usar vermelho de fenol, cuja interpretação de resultados vai do amarelo (ácido) ao púrpura (básico -> acima de 8,0) e vermelho (vários tons -> acima de 7,0).

Pelo que conheço, o valor máximo dos testes com vermelho fenol é de 8,2...o que significa que tens pH acima de 8,2 -> muito elevado...mas quem me dera ter água assim para o meu tanganyika. :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok..Ok...não me batas mais.... :roll:

 

Tens razão, o equipamento da JBL é igual ao que tenho em casa.

 

Sabes isto de ser novato e querer ser prefeccionista por vezes dá em teimoso... :shock:

 

Estou convencido.

 

Obrigado por toda a paciência.

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.