Aiptásia com sete vidas...


PST

Recommended Posts

Que diabo: comprei o célebre joe's juice, para arrasar com uma aiptásia e nada. Da primeira vez, desapareceu durante umas semanas, mas renasceu (!) de um coto que tinha ficado num furo da rocha. Anteontem, voltei a dar-lhe uma esguichadela mesmo no centro, encolheu-se durante umas horas, mas passado um bocado estava a pavonear-se como uma xénia bem iluminada. Estará a desenvolver anticorpos?

P.S. A única boa notícia é que nunca me apareceram "filhotes"...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...o problema é que a minha está numa rocha com 1,5 quilos, com xénias, zohantus e rodactis agarrados...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo uma injecção de Hidróxido de Sódio. Tem é de ser usado com cuidado. Está para a injecção de kalk como o TNT está para a bomba nuclear.

 

Se houver "danos colaterais" nos Zoanthus e Xenia, eles voltam a nascer. A coralina morre de imediato mas em poucas semanas recupera.

 

Quanto à "nossa" Aiptasia vai para o "céu das anémonas" e não volta para nos assombrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anteontem voltei a dar-lhe um tratamento de JJ e, pelo menos recolheu, embora não tenha morrido. O meu receio em relação a outros métodos é que tenho na rocha, mesmo ao pé do sítio onde a xénia se instalou, uma espécie de coral que nunca vi em mais lado nenhum (vinha com a rv) e que não quero pôr em risco. Isto para não falar dos outros vizinhos: xénias, rhodactis, zohantus, etc...

 

P.S. Para quem estiver curioso, o dito "coral" tem riscas azuis e brancas, uns orifícos (de respiração?) rosados a todo o comprimento, e vai crescendo ao longo da rocha. Não faço ideia do que seja...em termos de textura é vagamente parecido com uma estrela-do-mar...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ate hoje apenas tive uma aptasia e desapareceu em menos de 2 minutos apos a ter encontrado. foi o tempo de pegar num copo, enche-lo com agua e aquece-la no microondas, depois misturei-lhe imenso hidroxido de calcio (vulgo kalk), dissolvi-o ao maximo, enchi uma seringa com a dita soluçao e mandei tudo para cima da aptasia. ate hoje nunca mais a vi! :D

 

ja agora, penso que esta soluçao e a mais eficiente, e uma das mais baratas, ja que a maior parte de nos tem hidroxido de calcio em casa... assim mata-se logo a aptasia (o que nem sempre, pelo que aqui foi relatado, acontece com o Joe´s Juice) e poupa-se dinheiro em produtos especialmente feitos para esse efeito.

 

abraço,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre existe a solução de arranjar uns camarões seticaudata da empresa Lusoreef se persistir o incomodo,

 

A Lusoreef também reproduz um nudibrânquio (Berghia verrucicornis) alimentando-os com aiptásias que pode ser um complemento interessante na guerra às mesmas.

 

Podem dar uma olhadela em http://www.lusoreef.com (Estão no Algarve em Lagoa - I&D nacional no seu melhor...) :roll: .

 

Abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, estou sem net em casa e com a digital meio avariada, mas vou ver o que consigo fazer.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais