Mini Reef - 3 litros !!! (FOTOS 16-9-05)


Jpbp

Recommended Posts

Estou a pensar montar um aquário simples.

 

Apenas simples...

 

Penso que a grande desvantagem dos aquários de água salgada é a "trabalheira" que dão!

Vou montar um mini-reef que não vai dar trabalho nenhum.

 

O equipamento será:

- um aquário "bola de vidro" de 3 litros

 

Leram bem... só... e apenas... uma "bola de vidro"...

Sem toda aquela parafernália de equipamento. Nada de iluminações artificiais, nada de skimmer, nada de bombas, nem difusor de ar... nada...

 

Seres vivos:

- um camarão pequeno

- um caramujo

- um mini eremita

- um pé de caleurpa

- um coral - palythoas

- um pedaço pequeno de rocha viva

 

Que acham?

 

Eu acho que vai funcionar muito bem...

e o que é melhor ... praticamente sem cuidados de manutenção...

 

Tenciono apenas mudar 10% de água (0,3 l, que maravilha... que facilidade!...) de 15 em 15 dias.

 

Aguardo os vossos comentários

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 134
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olás,

 

Sem toda aquela parafernália de equipamento. Nada de iluminações artificiais, nada de skimmer, nada de bombas, nem difusor de ar... nada...

 

Aquário sem movimentação = ausência de oxigénio = ausência de nitrificação = morte dos peixes. :shock:

Sem iluminação, não podes manter corais (fotosintéticos)...nem criar algas para alimentar os caracóis.

 

Tenciono apenas mudar 10% de água (0,3 l, que maravilha... que facilidade) de 15 em 15 dias.

 

Estes 300ml deveriam ser diários...

Talvez um pouco mais (50% :shock: ), seja um pouco melhor. Para as TPA's deverias utilizar água de um aquário maior, já ciclado, ao invés de água "acabada de fazer" ou de recolher.

 

Não acredito que esse projecto, da forma como estará montado, funcione. Lembro-me de ver um aquário assim, há coisa de 3 anos, na Natantia (Porto)...sendo que a única diferença era que o aquário era piramidal e os habitantes, penso, eram outros. Entra em contacto com a loja em questão, e pergunta como fizeram.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não entender nada de salgados tenho a impressão que uma boa circulação da agua é fundamental...

Como vais contornar esse problema?

e penso que a iluminação tambem seja importante mas nesse caso um candeeiro de secretaria com uma lampada apropriada deve resolver o problema...

 

Se pensares levar isso adiante conta os resultados pois se resultar o que não vai faltar são seguidores :shock:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a certeza que resulta!!

 

Nunca digam que não funciona antes de experimentarem!!

 

Vou responder a algumas questões entretanto levantadas:

 

 

Aquário sem movimentação = ausência de oxigénio = ausência de nitrificação = morte dos peixes.

Alguma movimentação vai ter. Afinal de contas para que serve o camarão. Sei que não é nenhuma bomba mas os seus apendices no abdomen certamente evitarão que a água fique completamente estagnada.

Ausência de oxigénio?!!!... Afinal para que serve o pé de caleurpa?!

Quem falou em peixes?!!!

 

 

Sem iluminação, não podes manter corais (fotosintéticos)...nem criar algas para alimentar os caracóis.

Eu apenas disse que não iria pôr qualquer equipamento de iluminação artificial. Estou convencido que a luz indirecta que entra pela janela será suficiente para a parte fotosintética daqueles corais e também para produzir algas para o caracol.

 

 

Estes 300ml deveriam ser diários...  

Talvez um pouco mais (50%  ), seja um pouco melhor. Para as TPA's deverias utilizar água de um aquário maior, já ciclado, ao invés de água "acabada de fazer" ou de recolher.

Diários!!??... Nem pensar... De 15 em 15 dias é mais do que suficiente.

TPA's de 50 % é demais, provocaria o desiquilibrio que entretanto se vai estabelecer no Mini Reef. Não há necessidade de a água ser ciclada... afinal para que serve a porção de rocha viva que vou introduzir?!

 

 

Apesar de não entender nada de salgados tenho a impressão que uma boa circulação da agua é fundamental...

Um aquário com a água mais parada pode até funcionar melhor do que grande parte dos aquários tradicionais. Nestes frequentemente existe variações na quimica da água. A evaporação e a reposição da agua evaporada introduz variações constantes na densidade da água. Para além disso a água de reposição nem sempre é H2O pura introduzindo mais factores de variações quimica na água. A evaporação num aquario com a agua "parada" é minima, permitindo uma estabilidade de longo prazo. Não haverá variações de ph provocadas pela adição de kalk. Não serão introduzidos quaisquer aditivos.

O aquário só tem um requisito... que a porção de rocha viva cumpra o seu papel e permita rapidamente atingir um equilibrio inicial, sem todas aquelas fases paranoicas do ciclo.

 

 

Estou CONVENCIDISSIMO que irei ter sucesso neste mini projecto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq nao fazes esse projecto num garrafão de 5 Litros de agua do Luso ?

Sempre levava quase o dobro da capacidade lOL

 

isso nao vai resultar de maneira nenhuma..

Mesmo que resultasse que interesse tem uma coisa com 3 litros... Ja li ideias desinteressantes, mas esta bate todas :shock:

Sem ofensa :shock: mas é a minha opiniao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Esse projecto é quase um "biodome" :shock: já vi um, uma vez que era só umas algas(ou plantas) e um camarão fechados a maçarico numa ampola de vidro.

 

Já lá vão uns anos não sei se era salgado(ainda nem sabia que gostava disto).

 

A ideia era um sistema fechado em que o camarão comia e respirava da alga e a alga fazia a fotossintese e aproveitava os dejectos do camarão. Não sei quanto tempo durou.

 

Mas para os Nanos pessoalmente gosto muito forum americano

 

www.nano-reef.com

 

lá são quebrados muitos tabus e mitos criados para a aquariofilia salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È sem duvida um projecto interessante (pouco ortodoxo)

Já vi um aquario (de bola) marinho bem sucedido mas não creio que sem o minimo de movimentação e apenas com a luz solar n irás ter problemas.

 

Dizeres que vais criar movimentação do aquario com o camarão não mefaz qualquer logica. Num aquario desse tamanho vai passar grande parte do tempo parado... quiça com a ajuda do caracol isso resulte (lol)

 

Estamos aqui para ver;) Vai dando novidades sobre o projecto.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vi uma vez no forum da reefcetral ate fui procurar agora mas sem sucesso um projecto de aquario com 5 ou 6 litros em acrilico, o senhor pos areao e uma rocha no meio nessa rosha enfiou uma pequena maxijet para movimentar a agua cortando o fluxo a propria rocha, foi um sucesso corais a crescerem e tudo, a luz e que era daqueles candeeiros de secretária mas com luz especial. deveras interessante mas talvez sem sucesso devido ao tamanho, 3 litros nao da praticamente pra nada, as mudas sao um copo de agua e tal :shock:... enfim se conseguires arranjar um cubozito em acrilico maiorzinho talvez tenhas muito sucesso.

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou montar um mini-reef que não vai dar trabalho nenhum.

 

Que acham?

 

Acho que devias reflectir um pouco sobre o que escreveste e sobre a tua postura relativamente a este hobbie e aos seres que estão envolvidos.

Não é por serem pequenos que deixam de ser seres vivos com necessidades, nomeadamente de condições mínimas para sobreviverem.

Até pode ser que vivam durante um mes, dois, mas será que é isso que queres proporcionar a esses seres vivos que são retirados do seu meio natural para satisfazer o prazer do aquariofilo ? Ou será que queres simplesmente bater um record a nivel de nanos ?

Estas a lidar com seres vivos, não com objectos inanimados. Pensa um pouco mais sobre isso, irás estar a fazer um bem a ti proprio e aos seres vivos marinhos.

Acho que deverias era provavelmente comprar um aquário virtual...

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo por completo o que o Erazor disse.

A aquariofilia deveria fazer com que cada aquariofilista entendesse, que todos nós individualmente, temos responsabilidades e obrigações para com este planeta, e para com seus ecosistemas.

E temos de nos dar ao«Trabalho» de o fazer.

No further coment's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que ambicionas não é de todo viável e nem vou dizer porquê! Parece-me tão lógico que estás consenado ao insucesso...

 

Subscrevo os 2 posts acima e o meu conselho vai para que reflitas um pouco antes de o fazer - pensa que terás à tua responsabilidade alguns seres vivos - por mais insignificantes que eles te possam parecer.

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi jpbp,

 

Olha, ainda sou caloiro nisto dos salgados e penso que só fazendo várias experiências podemos aprender mais sobre o hobby, por isso penso que a tua ideia é inovadora e portanto é importante discuti-la.

 

No entanto penso que deves ter muito em atenção as necessidades de todos os seres vivos que vais por no globo e ter um aqua maior pronto para receber a bicharada, só para o caso desse dar para o torto.

 

Não sei em que zona do país vives ( se a temperatura dia/noite varia muito ou não). Por exemplo, de momento estou em Faro e aqui no Algarve a temperatura ambiente não varia muito de dia para a noite o que é uma vantagem.

Em pouca água qualquer variação da temperatura ambiente é repercutida na temperatura da água. Tenho um aqua de 54 litros e conseguia observar uma variação significativa na temperatura no aqua ( até que lhe pus uma ventoinha ). Num de 3 litros acho que vais ter mais problemas.

Quanto à luz inderecta do sol, isso implica ter sempre de dia a divisão da casa onde vais por o aqua com persianas abertas o que poderá aumentar mais uma vez a diferênça de temperatura dia/noite.

Este é apenas um dos aspectos a ter em conta a somar aos descritos acima e muitos outros que poderam surgir.

 

De qualquer forma, se seguires com o teu projecto em frente desejo-te muita sorte e vai dando notícias para que todos possamos aprender com ele.

 

Abraço,

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desculpa a minha frontalidade, mas por quanto tempo pretendes manter essa aberração - para mim não passa de um atentado à aquariofilia e ao respeito que TODOS os animais nos merecem...

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tiago, eram vendidos em bolas de vidro ... isso aconteceu logo a seguir ao "finding Nemo", quer cá quer internacionalmente.

Claro que algumas pessoas sem escrupulos se aproveitaram imediatamente da situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com certeza que na tua vida vives num T1 , T2 ou mesmo num T3!!!!

 

porque nao experimentas ir viver uma semana para a mala do teu carro???

depois colocavas aqui as tuas experiencias alucinantes dessa semana!!!! que me dizes??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.