Mini Reef - 3 litros !!! (FOTOS 16-9-05)


Jpbp

Recommended Posts

Acredito que com equipamento pensado será possivel, mas bem pensado!!!.

 

Apesar das vozes contra, não nos poderemos esquecer que a noção de espaço varia de especie para especie e devemos sempre tentar perceber as necessidades biológicas de cada especie, e não, fazer uma "antropomorfização" das necessidades dos diferentes seres.

 

Para algumas especies 3 litros é mais do que suficiente, claro que não estou a falar de baleias.

 

exemplos retirados de

 

www.nano-reef.com :

 

6h2mih.jpg

 

6h2mtt.jpg

 

frente6xw.jpg

 

pico20050707.jpg

 

Como podes ver existe equipamento e acredito que dê trabalho uma peça destas. Todos os seres vivos tomados à nossa responsabilidade requerem cuidados. Se não tens tempo ou paciencia poderás sempre dedicar-te a outro hobbie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 134
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Na minha mensagem inicial disse que o mini reef de 3 litros era um projecto pois sabia que este tema gerava alguma polémica...

Não sabia era que havia tantos Velhos do Restelo!!...

 

Meus amigos ... não é um projecto não!

A fotografia que eu coloquei na minha mensagem anterior é actual mas aquele aquário tem quase 4 meses!!!

 

Por isso é que eu tinha tanta certeza que iria resultar... porque na realidade resultou!

 

Não se notou nenhuma fase critica nas primeiras semanas, nenhum sintoma de ciclo. Posso mesmo dizer que correu mesmo muito bem!

 

Para os profetas da desgraça tenho a dizer que, como podem verificar na foto, o camarão goza de muita saúde. Depois de todo este tempo apresenta toda a vitalidade própria de um camarão. Os parametros da água estão normais. O pé de caleurpa continua verde apesar de pouco crescer, o que também é um bom sinal. E como podem ver o coral (com o qual ninguem se preocupou particularmente) está com os seus polipos todos abertos demonstrando estar bem integrado neste novo meio.

 

Se algumas pessoas deste forum pusessem de lado algumas ideias erradas e preconcebidas talvez criticassem menos aquilo que não conhecem, e talvez assim as outras pessoas partilhassem mais as suas próprias experiências.

 

Claro que na montagem deste aquário, como de qualquer outro, sempre tive e terei respeito pelos seres vivos em causa procurando proporcionar as melhores condições. Mas se puder proporcionar as melhores condições com o minimo de esforço, tanto melhor.

Algumas pessoas exageraram, quase que choraram pela saúde dos bichinhos (saúde que sabemos agora que não está em causa). Para esses tenho a dizer que talvez fosse boa ideia deixarem o hobby da aquariofilia e devolver todos os seus bichinhos aos seus meios naturais. Recomendo ainda que se tornem vegetarianos.

 

Agora pelo menos já sabem que, ao contrário de algumas ideias que correm neste forum, é possivel ter um aquário pequeno, praticamente sem equipamentos, facilmente equilibrado.

 

Aguardo mais ideias positivas e menos derrotistas para que todos possamos aprender um pouco mais deste hobby maravilhoso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho do pior esse tipo de atitude. Pedir ajuda e depois dizer que já estava montado á 2 meses?? Qualquer dia vamos ter um iluminado qualquer a por um qualquer post á espera que alguém meta o pé na argola e depois diz , é porque é possível porque eu tenho á 2 meses de certeza que não há muita gente com vontade de experimentar um reef com 3 litros,(pelo menos até ontem). Se por acaso tivesse corrido mal?? Depois de isto tudo dizias que montas-te e morreu??

Na aquariofilia não sou grande adepto de “se não tem cão caça com gato”

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Dificilmente acreditarei em algém que diz no dia 21 de Julho

 

Estou a pensar montar um aquário simples.

 

O equipamento será:  

- um aquário "bola de vidro" de 3 litros  

 

Eu acho que vai funcionar muito bem...

 

Tudo no futuro...

 

e que depois no dia 24 apresenta uma fotografia do dito aquário e que no dia 25 de Julho diz

 

 

Meus amigos ... não é um projecto não!  

A fotografia que eu coloquei na minha mensagem anterior é actual mas aquele aquário tem quase 4 meses!!!  

 

Algo se passa realmente no reino do Nestum...

 

Do resto nem me vou dar ao trabalho de comentar.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara, não quero faltar o respeito com ninguem...mas pela descrição, vc tem é preguiça, se vc assume a responsabilidade de retirar qualquer animal do seu meio deveria proporcionar um bom ambiente para ele..e isso ai que vc falou é ridiculo, enquanto muitos aqui se esforçam na compra de equipamentos, medidores etc..para proporcionar uma boa vida aos seres dos aquarios...diz que nao quer ter equipamento, nao quer fazer tpa's...etc...cara...então cria baratas...acho que nao terás trabalho algum. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero lembrar a todos os intervenientes neste tópico, que todos os membros têm direito a expôr as suas ideias, montagens etc., independentemente de estas se enquadrarem ou não naquilo que é aceite como norma neste ramo da aquariofilia.

 

Pode não se concordar e parecer mais ou menos humano a forma como estes animais são mantidos. É preferível criticar construtivamente e evitar os ataques pessoais e directos só porque não se partilha a mesma opinião.

As criticas quando construtivas, não só ajudam quem consulta o tópico no momento, mas também aqueles que futuramente virão aqui à procura de informação caso queiram fazer uma montagem semelhante. Para esses, é muito mais enriquecedor encontrar um tópico sobre o assunto que procuram, cheio de informação importante, do que um tópico com ataques verbais e directos entre os membros que nele participaram.

 

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser um pouco contraditório, eu, desde que muito bem planeado, acho que um mini-reef destes pode ser muito bem mantido...

 

Existem muitos exemplos, uns melhores que outros...

 

Aqui estão alguns...

 

http://www.nano-reef.com/forums/showthread...&threadid=48438

 

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...threadid=553708

Este, acho que está muito bom, embora se fosse eu, não puria ali nenhum peixe... mas está cuidadosamente planeado... um refugio no filtro externo... Como podem ler nos vários posts, o mini-reef tem-se mantido muito bem...

 

 

abraços

João

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De notar que, nos exemplos, há uma utilização extensiva de equipamento, quer a nivel de iluminação, quer a nivel de filtração...

 

Mantem-se a regra de, quanto mais pequeno o sistema, mais hi-tech precisa de ser (mesmo que DIY) para se manter estavel e saudável.

 

Tal com os globos selados com o camarão e a alga, é talvez possivel um sistema como o que foi exposto aqui no forum, manter-se estavel durante mto tempo. Se as criaturas forem suficientemente resistentes.

 

Seria sem duvida um avanço no dogma e no modo de fazer aquários Reef...

No entanto, acho que é algo semelhante a transplantar a cabeça de uma pessoa para um macaco. Tem algum valor como curiosidade científica, e podem aprender-se montes de coisas interessantes acerca de sistemas complexos, mas acaba por não ser muito ético e de utilidade limitada.

 

O que nos devemos perguntar é se mantemos aquários para provar que conseguimos fazer coisas diferentes e difíceis, pelo simples desafio tecnico, ou se há também uma componente emocional de apreciar algo belo e dar uma boa vida a seres que nos dão prazer.

 

cumps

 

PS: Grandes links João Pereira

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Qualquer dos minireefs que puseste nos links teem filtração... e teem mais capacidade do que o de 3 L.

Não comparemos coisas incomparáveis. E com isto não estou a dizer que esses mini, micro, nano reefs sejam algo de benéfico para a aquariofilia marinha e para os seres envolvidos isto do meu ponto de vista é claro... afinal ainda posso ter o meu ponto de vista...

 

António Paes

 

PS: Se os meus posts anteriores forem considerados ataques pessoais, peço desculpas. Relativamente a respostas construtivas... parece que a pessoa em questão nem se preocupou em pedir sugestões, pois afinal até já tinha tudo montado há 4 meses... vejamos apenas as contradições do seu post original e dos posteriores.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

erazor, mais que 3 litros?? o cubo sim... mas o calice, não sei não...

 

A mesma pessoa que tem aquele cubo, estava a iniciar um projecto que era um globo..., mas um globo totalmente fechado.. usando o mesmo mecanismo do cubo... sem ar no sistema... agora, tal como o Alaphor disse, todos estes pequenos sistemas precisam de equipamentos bastante avançados, para poderem ser minimamente seguros e estáveis...

 

abraços

João

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

erazor, mais que 3 litros?? o cubo sim... mas o calice, não sei não...  

 

Tank specs: 1gal "burbon glass" tank, 18w PC (coralife 2 x 9 W ,1- 10,000k & 1- actinic ) closed loop with heater chamber

 

1 gallon [uS, liquid] = 3.7854118 liter

 

e ainda o closed loop para o aquecimento que origina circulação usando uma bomba como se vê nas imagens.

 

Mas realmente são aberr... ups, não posso dizer isso senão ainda estou a fazer um ataque pessoal...

Mas ainda bem que este post foi colocado, esperemos que os futuros visitantes e membros deste forum tenham a possibilidade de ver este género de aquários e que depois possam tirar as suas conclusões.

Mas ainda gostaria de ver esclarecida a questão relativa a:

 

Citação:  

Estou a pensar montar um aquário simples.  

 

 

Citação:  

O equipamento será:  

- um aquário "bola de vidro" de 3 litros  

 

 

 

Citação:  

Eu acho que vai funcionar muito bem...  

 

e

 

Citação:  

Meus amigos ... não é um projecto não!  

A fotografia que eu coloquei na minha mensagem anterior é actual mas aquele aquário tem quase 4 meses!!!  

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro essa questão já foi esclarecida na minha mensagem anterior...

 

Mas se não percebeu passo a explicar novamente:

Se algumas pessoas não fossem tão rápidas a condenar talvez as mensagens colocadas neste forum passassem a ser mais sinceras... as outras pessoas passariam a partilhar as suas experiências sem constrangimentos, sem receio de serem criticadas.

 

Já tenho lido outras mensagens colocadas neste forum, sobre assuntos que são até bem interessantes, mas que o seu autor recebe de imediato uma chuva de criticas de alguns que se acham iluminados e que só prejudicam a discussão franca das questões colocadas.

 

Nada tenho a acrescentar...

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...E pensar que me dei ao trabalho de pesquisar e colocar fotos para alguem que nos engana!

 

fixe :wink:

 

Entretanto devo considerar que, se chegasses aqui a dizer que o tinhas há uns meses, além de conseguires algo de extraordinário que é quebrar os alguns "velhos do Restelo" talvez ainda te pedissem alguns concelhos. Assim, vou tomar nota do teu nome e farei questão de não te esclarecer nenhuma duvida que apresentes a este forum ou claro que duvidarei da tua palavra sempre que partilhares alguma informação.

 

Isto claro se não te reportares e reconheceres que procedeste erradamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Dou por terminada a minha participação nesta discussão após uma resposta minha, devidamente fundamentada em citações, ter sido apagada.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso é que eu tinha tanta certeza que iria resultar... porque na realidade resultou!
E o que te dá assim tanta certeza? Perguntás-te ao camarão? :wink::oops::?:

 

Uma preso na solitária sem ver a luz do sol, consegue sobreviver uns largos meses. Isso é sinal que está bem?!

 

Essa ideia de que deu certo, porque o peixe ou seja lá o que for não morreu é algo de estranho, para não dizer outra coisa pior. Já estou como a outra: "Estar vivo é o contrário de estar morto!" Por isso se está vivo resulta, quando morre é porque tinha de morrer.

 

Tá certo... :?:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejo-me obrigado a dar a minha opinião.

 

Nunca gostei de peixes em aquarios de globo. mesmo os Betta combatentes que tanto se vendem por ai...algums em copos de agua.

 

a questão não é bem se resulta...mas sim se vai ou não contra o que é normal.

 

Eu por mim não acho muito normal a agitação que é tão importante na agua salgada ser providenciada pelas simples nadadeiras de um camarão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ter um aquário é um divertimento e uma responsabilidade. Há gente que se diverte com o sofrimento dos animais (touradas), há outros que não se incomodam com ele o que é o caso. A solução técnica é boa mas nunca deveria ter um objectivo de longo prazo com macro-vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem nao acrescento mais nada...

Quando as coisas roçam o ridiculo e as pessoas alem de mentirem, pensarem que estão acima de tudo e todos... e o que achei mais curioso Jpbb é tu a falares de sinceridade so deu mesmo para :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena que neste fórum pouco ou nada se encontre sobre nanos.

Este tópico é raro, senão o único, que neste fórum fala de um aquário tão pequeno -> 3 litros.

 

Parabéns Jpbp! Espero que esteja resultando mesmo.

 

Porém, para além das tuas mensagens e de mais meia duzia, o resto é só lixo...

Este parece mais o tópico do bota abaixo!

Parece que as pessoas aqui não gostam muito de nanos !!! ... :D

 

Que pena... Talvez seja por isso que não há neste fórum uma "secção" só dedicada a NANO REEFS como acontece em muitos fóruns de reefs estrangeiros. Ou então por não haver uma "secção" especifica é que as pessoas acham tão "anormal". Não sei... :lol:

 

Ao contrário de tantas vozes contra, não vejo nenhum problema num aquário de 3 litros, ou menos, desde que claro a qualidade da água esteja garantida. è uma questão de ir controlando os parametros e fazer TPA parciais que forem sendo necessárias. No teu caso, como conseguiste equilibrar o sistema sem equipamentos, vai ser necessário, na minha opinião, fazer algumas limpezas gerais, por exemplo de duas em duas TPAs. Se a matéria que se acumula no areão não for sendo limpa isso pode levar a desiquilibrar o teu sistema, a prazo.

 

Na minha opoinião devias procurar colocar mais corais diferentes. Claro que se não tens equipamento de movimentação da água terás que selecionar corais que se dêem bem com pouca ou nenhuma circulação, tal como as palythoas.

 

Já tenho visto nanos de 3 litros, e menos. Aqui fica um exemplo,

http://www.acquaportal.it/nanoportal/Artic...eef/default.asp

 

alguns até com peixes,

http://saltaquarium.about.com/cs/msub10s5t..._mcclin1gre.htm

 

com peixes, sem circulação, sem iluminação, TPA uma vez por mês,

http://www.lakehouse.com/aquarium/mytank2.htm

 

outro,

http://www.nanotank.com/images/karas%20nan...no/tankfull.jpg

 

São apenas exemplos. Espero que contribuam para que as pessoas comecem a gostar mais de nanos "por estas bandas".

 

Jpbp vai dando noticias desse nano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Dou por terminada a minha participação nesta discussão após uma resposta minha, devidamente fundamentada em citações, ter sido apagada.

 

António Paes

 

 

Fico perplexo com situações destas!!!!!

Se a resposta foi fundamentada e partindo do principio que não tenha ataques pessoais, pergunto aos administradores e moderadores do site, onde está??????

Que tipo de censura é esta???

 

Pensei deixar a minha opinião devidamente fundamentada, mas não o farei porque este tópico perdeu interesse devido a ataques,mentiras e censura.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

 

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena que neste fórum pouco ou nada se encontre sobre nanos.

Este tópico é raro, senão o único, que neste fórum fala de um aquário tão pequeno -> 3 litros.

 

Não encontrou nada sobre nanos porque não procurou, ora vejamos entendo como nano um aquário sem sump's e equipamentos de maior calibre, sendo assim temos o meu que pouco mais é que uma primeira experiência na água salgada o aquário do Duarte Conceição que foi um nano de sucesso e até um maiorzinho do Marco Madeira... é uma questão de vontade de pesquisa por este forum...

 

Porém, para além das tuas mensagens e de mais meia duzia, o resto é só lixo...

Este parece mais o tópico do bota abaixo!

Parece que as pessoas aqui não gostam muito de nanos !!! ... Sad

 

Muito pelo contrário penso que todos aqui amam os salgados em geral sejam eles nanos ou reef's ou mesmo oceanos como o Rui Ferreira de Almeida :) Penso que deveriamos era dar as condições para ser apreciado pelos user's deste forum, agora apresentar um projecto que penso que estaria a ser montado e depois dizer que já estava montado e de alguma incompreensão pelos que lêm as mensagens, quanto ao nosso amor pelos nanos se tiverem as condições que achamos serem inquívocamente necessárias de certeza que nunca se ouve comentários contra :? E a minha opinião

 

Ao contrário de tantas vozes contra, não vejo nenhum problema num aquário de 3 litros, ou menos, desde que claro a qualidade da água esteja garantida

 

Acho que não a ver com a qualidade da água mas sim com as condições dos animais, era como um ser humano viver na mala de um carro...

 

Na minha opoinião devias procurar colocar mais corais diferentes. Claro que se não tens equipamento de movimentação da água terás que selecionar corais que se dêem bem com pouca ou nenhuma circulação, tal como as palythoas.

 

Acho que nenhum coral gostaria de águas paradas... pouca circulação não significa nenhuma circulação, os oceanos não são nem nunca foram águas paradas...

 

Bom foi apenas uma opinião de um rapaz com quase 20 anos que nem de perto tem metade da vossa sabedoria.

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que contribuam para que as pessoas comecem a gostar mais de nanos "por estas bandas".

Eu espero que contribuam para que as pessoas comecem a gostar mais de seres vivos "por estas bandas".

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.