sera falta de oxigenaçao


Visitante

Recommended Posts

O meu aqua de metro tem apenas um casal de nigrofashiatus e as suas 2 procriaçoes +/- 100 alvins .

o curioso é q eu ontem tirei a pedra difusora do aqua e eles hoje estao todos a superficie como se estivessem a comer. sera a necessidade de oxigeneo ,terei diminuido o oxigeneo qd tirei a pedra difusora?????

 

 

 

 

obrigado pela vossa atençao........................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá MArco!!!

 

 

Claro que é falta de Oxigenação!!! Ou ligas novamente a pedra difusora ou vão morrer!!!!!

 

Se não keres ligar a pedra tens de arranjar maneira de aumentar a oxigenação. Ou atraves de plantas ou com a saida do filtro a fazer bolhas.

 

Se n fizeres nada morrem asfixiados!!

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Um aquario de 1 metro com uma pedra difusora?

Sou totalmente contra as pedras difusoras nos aquarios! Alem de fazer aquelas bolhinhas que não servem para nada, ainda por cima vão assustar os peixes, as pedras difusoras não fazem filtragem nenhuma e são barulhentas!

 

O facto dos peixes estarem à tona da agua é claramente sinal de falta de oxigeneo.. repara se a respiração é ofegante!

Também poderá ter alguma coisa a ver com o nivel de Ph mas segunda a descrição que fazes é mais certo que seja a falta de oxigeneo.

 

Compra um filtro interno ou externo (sendo o primeiro muito menos eficiente) e faz com que haja alguma ondulação à superficie. Essa ondulação é o suficiente para que haja trocas de gases entre o aquario e o exterior. Numa solução mais urgente.. existem umas pastilhas de oxigeneo (acho que é da JBL). Podes por algumas no aquario.. elas derretem e libertam esse precioso gas para a vida dos teus peixes!

 

Esperemos que estes posts não cheguem atrasados!!

Ahh. faz uma muda de pelo menos 50% da água.. essa agua está "velha" e demasiado "pesada".

Dá novidades.

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os sinais são mais q certos q se trata de falta de oxigenio...

Tens o aqua plantado? Uma boa solução é plantare so aqua com umas plantas c gde capacidade d oxigenação. Outra e mais imediada é fazeres uma troca de agua de 40/50%(c os mm parametros!!!)e voltares a ligar a pedra difusora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

a falta de oxigenio e clara, mas deve haver mais algum motivo para em um aqua com um metro a taxa de oxigenio cair tão rapido, como esta os niveis de amonia?

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal obrigado pelos vossos conselhos e opinioes.......

Ja descobri a causa do problema, era mesmo da pedra difusora ja voltei a coloca-la no aqua e o problema ficou resolvido

 

 

 

 

 

 

mais uma vez obrigado pela atençao..............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá marco!

 

Ainda bem que já estam bem.

 

Mas pensa noq ue o ezstyle disse:

Oi Pessoal!

a falta de oxigenio e clara, mas deve haver mais algum motivo para em um aqua com um metro a taxa de oxigenio cair tão rapido, como esta os niveis de amonia?  

abração

 

 

O aquario esta montado à quanto tempo??? Quanto tempo esteve a ciclar???

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jony..

 

Será porque pensas que as bolhas fazem a oxigenação da agua?

Tenho a certeza que tens a experiencia necessária para saber que a principal forma de oxigenação da água é a ondulação à superficie.

Mesmo assim.. podes ter uma ideia diferente.. gostava de saber a tua opinião! :)

Tenho lido que as bolhas causam stress a alguns peixes, será verdade? Alguém tem alguma experiencia nisto? Da minha parte.. prefiro nunca usar bombas de ar, mas reconheço que às vezes são bastante praticas para movimentar a agua em zonas mais paradas.

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

nessa questão eu fecho com o Jony, por menos que pareça as pequenas bolhas fazem movimentação na coluna de agua, deslocando agua do fundo para a superficie, ou seja troca gasosa forçada, movimentação = disperção de co2, diminuição de co2 na agua = aumento de oxigenação.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto Ez...

As bombas de ar, embora já não usadas em filtros, têm um papel muito activo quando se trata de situações de emergência. Num aquário estabilizado (filtragem/plantas/iluminação suficientes), os níveis de oxigénio são mantidos por estes 3 factores em conjunto...no entanto se a temperatura sobe muito corre-se o risco de os níveis de oxigenio baixem pa valores anormais. Ou mesmo as plantas (quando em excesso), que produzem C02 a mais durante a noite... como resolver esta situação?

1-Aumentar fluxo do filtro, á superficie.

2- Bomba de ar!

3- Mudança de água

Além disso, em alguns aquário de alevins, por exemplo, é impossivel manter um filtro motorizado pois suga as crias. A solução é usar filtros movidos a ar (mais fracos).

Aconselho a todos terem uma bomba de ar, mesmo que achem que têm oxigénio suficiente...nem que seja apenas para uma situação de emergência.

A única desvantagem das bombas de ar é retirarem CO2 da água, coisa que os filtros que agitem a superficie também fazem.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Eu tb sou contra as pedras difusoras. Só usso em tratamento que exigem forte oxigenação.

 

Mas não posso concordar quando dizem que n fazem nada. Se é verdade que as trocas gasosas entra água e atmosfera são feitas pela superficie basta pensar que akelas bolhas todas aumentam imenso essa superficie entre água/ar. Além disso, no caso de a pedra esta no fundo do aquario, devido a pressão essas trocas são muito maiores do que a pressão da superficie.

 

 

Abraços!!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquelas bolhinhas que não servem para nada

 

Quando digo isto.. é uma "maneira de dizer".. claro que existem algumas funções´benéficas, mas será que compensão o facto de assustarem os peixes e de libertarem o CO2 (que tb é importante) do aquario?

Para um aquario hospital, ou para os alevins, tudo bem.. concordo.. mas para um comunitário? será viável?

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se num aquario de metro tens 1 casal de nigros... e os seus alevins todos a respirar á superficie, algo se passa de muito errado no teu aquario, que por experiencia me indica duas coisas:

 

-camada oleosa que se formou á superficie, devido a alimentação que daz, fumos ou outrtos p+oluentes na divisão da casa onde tens o aquario, e que nao deixa que as trocas gasosas se efectuem á superficie.

 

-Uma nitida falta de circulação na agua do teu aquario, que te ira conduzir, a uma situação de anerobiose (aumento de bacterias prejudiciais, de CO2, etc.)

 

Aconselhava-tea tentar retirar essa camada , o que se podera revelar muito dificil, e quase impossivel utlizando uma mangueira para efeito.

 

se não tens uma cabeça motorizada em casa que possas utlizar, experimenta retirar a pedra difusora ao tubo, se o efeito for o de "mar agitado", afastando a camada oleosa contra os vidros do aquario, deixa assim ate teres possibilidades de resolver realmente a situação.

Se retirares ou abrires a tampa do teu aquario, vai ajudar muito tb.

 

Quanto á questão polemica das bombas de ar, penso que todos têm razão, á sua maneira.

-Não , a bomba de ar não produz oxigenio, aumenta sim o arejamento e a circulação da agua

-São idiais em pequenos aquarios de 20/30 litros para alevins

-Da parte estética, não devemos falar, temos de saber respeitar os gostos dos outros, eu pessalmente respeito os gostos dos meus peixes e todos os aquarios que monto são de biótopo.

-Sim, provavelmente provoca stress nos peixes

 

Cada aquariofilo deve utilizar os materiais e meios de que dispoe de maneira a obter os resultados que pretende, independetemente , do que vem escrito no modo de utilização, na parte de traz das caixinhas onde o material é embalado.

 

Espero ter ajudado

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo

 

as bombas de ar servem principalmente para "agitação" ou circulação, a dissolução do o2 da-se preferencialmente pela respiração das plantas e pela pressãoi atmosférica na superfície da água.

 

Se o aquário for muito alto, penso que há a possibilidade durante a ascensão de algumas bolhas de ar da bomba de ar disolverem parcialmente na água, mas a participação destas na oxigenação da água será diminuta....

 

Qto aos nigros com essa população toda tenms de rever a circulação de água .... e trocar um pouco de 2/2 dia ou 3 em 3 ....e começar a separa-los por varios aquas... :roll:

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais