Confusão!Nutrientes!


Black Dragon

Recommended Posts

OizZ!

[/size]

 

Como muitos sabem,vou fazer um plantado com 1 aqua de 36x36x36 biggrin

 

Mas pa ja li, ja fiz montes de coisas mas,que é que eu preciso de fazer e dar as plantas:

 

:D CO2(isto eu sei)

:arrow: Luz(isto eu sei)

 

Mas sei que elas precisam de nutrientes. Que nutrientes? Quando é que lhes tenho de dar esses nutriendes ?

Vou por como substracto turfa,é bom?

 

Aconselharam-me pa por estas cenas:

 

:arrow: Sera florenette

:arrow: Sera florena

 

Preciso disto?já agora que são estas cenas que me aconselharam?

 

 

PS:que mais preciso?

 

:lol:Regars Black Dragon :D

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Tens os links incorrectos. Isso vai sempre dar à mesma página. Tens de tomar atenção. Deixa os nomes dos productos.

 

Não que seja muito problemático, mas esta tua dúvida relaciona-se mais com as plantas. Talvez fosse boa ideia pedires para mudarem o tópico para essa secção. Ou então que pesquises lá.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Esses produtos são fertilizantes. O Florena não tem nitratos nem fosfatos, por isso se não tiveres muitos peixes (ou tiveres muitas plantas), vais ter de introduzir estes elementos (Azoto N e Fósforo P) à mão.

Quanto ao Florenette, parece-me ser um fertilizante sólido, tipo aquelas bolas da JBL, que contêm os minerais essenciais às plantas. Salvo erro, este produto também não tem Nitratos nem Fosfatos.

 

Eu não sei o que será melhor, mas eu acho que um fertilizante líquido é melhor que um fertilizante sólido. Nem que seja pelo simples facto de puderes dosear melhor (escusas de andar às marteladas às pastilhas). Acho que os fertilizantes líquidos mais usados são o TMG (Tropica Master Grow) e o Seachem Flourish.

Agora qual dos dois é melhor, não te sei responder.

Espera por respostas dos gurus dos plantados. Eles concerteza que te esclarecerão melhor.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

o fertilizante a colocar no aqua depende muito da quantidade de luz que tens e têm uma relação proporcionalmente directa (quanto mais luz mais nutrients)!o fertilizante sólido e mais apropriado para plantas que absorvem maior parte de nutrientes pela raiz, tais como, echinodorus,cryptocorines,aponogeton!o fertilizante liquido e apropriado para plantas que absorvem nutrientes pelas folhas como rotalas,ludwigias,hemianthus,etc...

 

 

Quanto ás marcas tens para micronutrientes:

-seachem flourish (embora este tambem tenha alguns macros mas em menor percentagens);

-seachem flourish trace;

-TMG;

-ADA Green Brighty;

 

O melhor não te posso dizer qual é porque ainda só experimentei um deles (flourish) mas o ADA deve ser o melhor porque é ''AQUELA'' marca! :lol::lol::lol:

 

Para macronutrientes tens os elementos em separado da seachem,da kent e mais algumas marcas que não me recordo agora... :D mas para isso era necessario teres os testes de fosfatos e nitratos,ou entao através de tentivas tentas arranjar uma dose ideal que faça as plantas crescer e não crie algas! :P

 

quanto ao substracto podes optar por:

-ADA powersand;

-Seachem flourite;

-Sera floradepot;

 

Na minha opinião,e acho que opiniao geral,é que o ADA powersand é o melhor substracto que podes utilizar porque fornece uma boa quantidade de nutrientes!tambem podes utilizar turfa,mas esta vai-te por a agua um pouco escura (não sei se gostas) :P

 

espero ter ajudado. :)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Esses produtos são fertilizantes. O Florena não tem nitratos nem fosfatos, por isso se não tiveres muitos peixes (ou tiveres muitas plantas), vais ter de introduzir estes elementos (Azoto N e Fósforo P) à mão.

 

 

Pá,eu vou por 4 rasboras,4 neons,2 corys, 2 tetras e 2 guppys,pa estes peixes "cagam" bue por isso nitratos pelo - não vao faltar.

 

Quanto ao Florenette, parece-me ser um fertilizante sólido, tipo aquelas bolas da JBL, que contêm os minerais essenciais às plantas. Salvo erro, este produto também não tem Nitratos nem Fosfatos..

 

Sim sólido,é mas se tem nitratos ou fosfatos não sei,mas que a "alemanha",neste caso a aquaristic me aconselhou.

 

Quanto ao Florenette, parece-me ser um fertilizante Eu não sei o que será melhor, mas eu acho que um fertilizante líquido é melhor que um fertilizante sólido. Nem que seja pelo simples facto de puderes dosear melhor (escusas de andar às marteladas às pastilhas). Acho que os fertilizantes líquidos mais usados são o TMG (Tropica Master Grow) e o Seachem Flourish.

Agora qual dos dois é melhor, não te sei responder.

Espera por respostas dos gurus dos plantados. Eles concerteza que te esclarecerão melhor.

 

O que eu vou fazer é manter estes dois fertilizantes para as varias especies de plantas que tenho,ou seja as bolinhas/comprimidos para as plantas que se alimentam pelas raizes e o fertilizante liquido para as que se alimentam pelas folhas,que achas?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Turfa apenas como substrato nao me parece o mais indicado...utilizando turfa convem cobrir com outro substrato de libertação lenta ou um substrato inerte.

 

Quanto ao melhor substrato...dando-te apenas dois exemplos há quem tenha muito bons resultados com substrato inerte (Sérgio Veterano) e quem tenha bons resultados com substratos ferteis (Rui Alves- Ramirezi).

 

Eu prefiro ou usar substratos inertes colocando pastilhas apenas nos sitios criticos ( até podem ser de adubo normal para plantas de vaso ,ex: substral) ou usar substratos com micro nutrientes e libertação lenta , caso de substratos a base de argilas cozidas.

 

Atenção que mau manuseamento de substratos ferteis podem-te dar um problema de algas que te vai moer a cabeça!

 

A fertilização fica na sua maior parte a cargo dos peixes e apenas adiciono o necessario. Como tipicamente o que falta são micros e potássio, estou a usar neste momento um substrato á base de argilas e apenas adiciono potássio. Se reparar nalguma carência então sim, dou o que estiver em falta.

 

Quanto a marcas de fertilizantes...sinceramente penso que terás bons resultados com quase todos... e os bons ou maus resultados dependem muito menos do adubo, mas sim, do teu aquario e de como tratares dele e do teu conhecimento.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tao e se eu puser

 

EHEIM EHFITORF

 

como substracto?

 

tipo punha areao em baixo depois EHEIM EHFITORF e depois em cima areao,não acham bom o EHEIM EHFITORF(subtracto)

 

para quem não conhece EHEIM EHEHFITORF clique aqui

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei por baixo do areão Sera Floradepot e nunca tive qualquer problema. As plantas têm crescido lindamente, tê,-se reproduzido, e nunca apliquei nenhum fertilizante. Ou seja, crescem apenas devido ao subtracto que lhes pus... Estou contente com ele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres meter turfa, mete placas de turfa...essa é mais adequada para filtros...

 

dolphins_girl...quanto tempo tem o teu aquario? que peixes tens, quantidade de plantas, etc...

 

dizer que se deve tudo ao substrato, eu tenho um areão que é preto e "totalmente" inerte...a riccia da-se maravilhosamente...e o musgo tambem e são as unicas que la tenho...agora nao posso é dizer que seja do substrato.... :twisted:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just Me,lembras-te de eu ter feito o topico sobre um cubo de 36x36x36 para um plantado,pois estas questões todas devem-se a ele,eu inda não o montei,alias,daqui bocado,lá para o meio dia vou buscar o aqua ao cacem,segunda recebo ca em casa os equipamentos da alemanha,depois inda falta fazer a iluminacao---> 1x PL-S 18W 4000K e 2x PL-S 18W

6000K

Inda falta fazer o movel...eu vou tentar fazer um :twisted: [corajoso]

 

Por isso eu tava a pensar pôr (de baixo para cima) areao(1 cm de altura) depois EHEIM EHFITORF e depois novamente areao,e depois é plantas a dar com um pau

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

do site que meteste:

 

"Article Description:

Chemically effective, acid filter peat which enriches the water with useful hormones and humic substances.

"

 

o qeu ahcas que as substancias humicas (humic substances) tevão fazer á agua? E as hipoteses para hoje são :twisted:

 

1-deixa-la azul-amarelada

 

2-deixa-la acastanhada cor de chá?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o link que meteste sobre a turfa da eheim...

 

Ah ok, já não me lembrava que tinha feito isso.

 

Concluindo,tão que é que voces me aconselham a por?de modo a que não altere a cor da agua

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Pá,eu vou por 4 rasboras,4 neons,2 corys, 2 tetras e 2 guppys,pa estes peixes "cagam" bue por isso nitratos pelo - não vao faltar.

Os nitratos não vêm dos dejectos sólidos (caca) dos peixes. Se conheceres bem o ciclo do azoto, sabes que os nitratos são provinientes da Amónia. Mas a amónia é expelida directamente pelos peixes sobre a forma de "mijo".

Isto é só um alerta, pois apesar de conterem muitos nutrientes para as plantas, a "caca" dos peixes não é a fonte principal de Amónia no aquário.

 

Mas tipo a turfa mete a agua castanha,e eu não quero isso.

:) Estás lentinho... :D Já leste bem o que o Just_me escreveu? Tanto podes ter substractos férteis, como inertes. Não quer dizer que se as plantas tiverem um substracto inerte, que se vão desenvolver pior. Depende sempre da reposição de nutrientes que tu faças...

A turfa não é o único substracto fértil que existe...

 

o qeu ahcas que as substancias humicas (humic substances) tevão fazer á agua? E as hipoteses para hoje são

Esqueceste-te de pôr: Acidificar a água... :lol:

E quem deixa a água turva não é bem os ácidos húmicos. São os taninos (reacção entre um fenol e um açúcar). Mas como eles vêm todos do mesmo sítio... nem fale a pena diferenciar :lol:

 

Concluindo,tão que é que voces me aconselham a por?de modo a que não altere a cor da agua

Ou nada (só areão) - Areão inerte

ADA Power Sand; Sera Floradepot; Seachem Flourite; acho que nenhum destes deixa a água turva.

E como o Just_me referiu, substracto à base de argilas cozidas...

Enfim... acho que tens uma data de opções para escolheres. Resta agora tu saberes qual a melhor para ti.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Não que eu me sinta ofendido, mas pode haver quem se sinta. Tenta não tratar os outros por "Pa" :twisted:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se reparares, eles não falam em ácidos humicos, mas em humic substances que já envolve os taninos :D

 

as duas hipoteses era mais na brincadeira :twisted: mas se souberem de algum substrato que deixe a agua azulada-amarelada digam-me que eu quero ir ver :)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais