será normal??


Famous Grouse

Recommended Posts

boas,

tenho um aqua de 120x60x60 com sump.

iluminação: 2x150hqi+2 actinicas (de momento so acendo 1 hqi e as actinicas)

bomba de reposição da sump de 3600lt

2 cabeças no aqua de 2500lt/h + 1 de 900lt/h

skimmer deltec ap600

reposição com agua de osmose (3 estagios)

substacto: areia viva

rocha viva cerca de 35kg da indonesia e 10kg de rocha morta.

 

população : caracois, camarões e 4 ermitas

 

esta em funcionamento faz 1 mês e meio.

 

problema:

apareceu uma camada (de alga) castanha a cobrir parte do areão e da RV assim como o vidro, que se parece com um "tapete".

será normal nesta fase do aquario?

 

os testes deram os seguintes resultados:

PH-8

amonia - 0

nitritos - menos de 0,1

nitratos - cerca de 100mg/l

 

que me dizem? é normal e simplesmente espero que passe?

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente tens o mesmo problema que eu. Algas diatomaceas (acho) bom formam uma camada de algas assim acastanhada. Bom o problema ou é matéria organica em excesso (meu caso) ou entao excesso de silicatos na água. Acho estar correcto. Bom podes sempre comprar um silicate remover ou moderar a introdução de comida, no meu caso a origem e da comida em excesso..... enfim coisas que se fazem e como se costuma dizer aprendemos cos erros :D

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falo por experiência própria. O meu caso de maturação passou por mais de 5 fases uma para cada alga. Agora já não tenho praticamente nada (passados 9 meses).

 

Está-me a aparecer cyanobactéria em pequenas quantidades mas atribuo isso ao facto de ter feito uma valente poda no refúgio ao mesmo tempo que entrou alguma rv no sistema que necessariamente passou por uma fase de poluição.

 

Logo se verá se passa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes, é perfeitamente normal!

 

Ainda vais ter mais. Amnhã podes passar lá por casa para levares uns pezinhos de Xénia que devo andar o dia todo a roda do aquário...

 

Em vez de irem para a sanita... :D :lol:

 

Só devias era tirar a filtragem mecânica, já te tinha dito.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nitratos - cerca de 100mg/l

 

Para um aquário novo a concentração de nitratos é muito alta. Tens ideia de qual poderá ser a causa? Os nitratos são nutrientes para as algas e esta concentração não é recomendável num aquário de recife, tens de procurar reduzi-los para valores próximos de 0 mg/l. Para tal deves fazer mudanças de água - se utilizares água natural testa-a primeiro; utilizar carvão activado e/ou esponja de fosfatos / silicatos - podem também estar presentes em elevadas concentrações; limpar o copo do escumador regularmente; remover sedimentos e toda a matéria orgânica em putrefacção da rocha viva - esta pode ser também uma das causas. A Caulerpa remove também eficazmente nutrientes da água.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o teste de nitratos é o da hagen e o resultado foi de 10 mas tem de se multiplicar por 10 para chegar aos mg/l, certo?

 

De todo o modo eu tinha uma lã na sump que impedia nos primeiros tempos a re-circulação dos detritos maiores entre a sump e o aquario. Ontem quando a retorei ela estava umpouco suja e penso que essa será a principal causa.

De todo o modo vou repetir os testes hoje, mas pelo que ouvi dizer esta situação das algas é de certo modo normal neste estagio do !amadurecimento " do aqua, ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que eu te disse para tirares essas fábricas de nitratos. Filtragem mecânica: FORA!!! :evilbat:

 

EssaS faseS, porque certamente será mais que uma, não só são normais, como desejáveis, com incortunáveis, como duradouras por vezes.

 

A paciência é a chave! :evilbat:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê como está o Kh. É que eu tinha o areão e a rocha completamente tapados com alga castanha e o kh estava a 3º dkh, a receita depois de experimentar tudo e de estar a desesperar( tive algas durante tres meses), foi subir o kh (actualmente está em 11 dkh) e em tres semanas foram-se as algas todas, e a coralina está em grande expansão. Usei o reefbuilder da seachem que só te sobe o kh não alterando o ph.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais