JoseCarlosMarques Publicado: 14 horas Publicado: 14 horas 14 hours ago, Pedro Moreira said: É o que recomendo, é o que faço, mas posso estar errado 🙂 Eu vou até aos 90%! Todos os dias. 14 hours ago, José Pedro said: Mas agora com o novo filtro, acho que a coisa vaiao sítio Esses problemas todos não terão alguma coisa haver com a utilização do esfagno? Em terrários é normal a sua utilização, e compreendo o principio que te levou a utilizá-lo, mas isso debaixo de água não aguenta tempo nenhum, e pode mesmo ser a razão do "apodrecimento" do teu tanque. Citar
José Pedro Publicado: 13 horas Autor Publicado: 13 horas José, não creio que numa semana tivesse sido essa a razão, mas... Agora já tirei e a coisa vai ao sítio de certeza. Citar Caudatas do it better.
Vera Santos Publicado: 58 minutos Publicado: 58 minutos (editado) On 07/10/2026 at 13:56, José Pedro disse: O que tenho na rocha é esfagno , para segurar a UG, mas o problema a médio/longo é que o esfagno submerso apodrece e deteriora a qualidade da água, por isso foi tudo arrancado. Em pequenas quantidades é capaz de funcionar, mas assim numa massa tão grande é capaz de não correr bem. Sim, tenho estado a dar o Carbono liquido e o APT1. Meu caro, esfagno utiliza-se em terrários para manter a humidade nas raises de várias plantas terrestres, pode funcionar com utricularia mas no estado emerso, fora de água. Esfagno é uma briofita, um musgo natural que cresce na superficie de pantanos ácidos e muito frios, com o passar do tempo as camadas mais antigas afundam e morrem, precisam de muito oxigênio, e no final vão-se compactando e acabam por se tornar em turfa. Percebeste agora de onde vem a turfa, o que é a turfa acho que tu já sabes o que é, não preciso explicar o que é, today a gente sabe o que faz e para que serve em blackwater's , não é verdade? Esfagno são musgos mortos, secos e fibrosos, submerso, degrada-se com a circulação no aquário , a sua decomposição liberta detritos orgânicos na coluna de água, gases, o que vai provocar picos de amónia e fosfatos! E porquê, não têm oxigênio suficiente de baixo de água. O que te vai levar a surtos de algas desnecessários! Nomeadamente filamentosas e outras. Para além de encher o filtro de porcaria e dificultar a filtragem. Com o tempo vai libertar-se da rocha, e os gases que liberta na sua decomposição vão levantar a utricularia. Queres utricularia na rocha, simples cianocrilato gel! Nem em grandes nem em pequenas quantidades, esquece. Para quê complicares a tua vida na manutenção do aquário? Desiste dessa ideia. Quem sabe se não é por isso que também tens outras plantas a definhar, a meltar.... O filtro avariou, que filtro estás a utilizar? Espero ter ajudado ... Editado 36 minutos por Vera Santos Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Moreira Publicado: 52 minutos Publicado: 52 minutos Eu sugeria Hygrophila Pinnatifida, sempre bem podada, curta e pequena na zona...não compliques isso em demasia, pq será fácil perder o rumo. Citar
Vera Santos Publicado: 40 minutos Publicado: 40 minutos há 7 minutos, Pedro Moreira disse: Eu sugeria Hygrophila Pinnatifida, sempre bem podada, curta e pequena na zona...não compliques isso em demasia, pq será fácil perder o rumo. Para não complicar era monte carlo ou Cuba 😅 pinnatifida dá trabalho, tens que andar sempre em cima para estar curta... não sei se ele tem paciência para isso, e também tem de se ter cuidado na poda, senão fica desiquilibrada e feia. No principio, as podas não me saiam nada bem, já passei por esse processo, até aprender a podá-las. 🫣 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts