Gonçalo Teles Publicado Quarta-feira às 06:26 Publicado Quarta-feira às 06:26 Olá a todos, Tenho vindo a ler vários dos tópicos aqui e agora decidi aventurar-me num aquário meu. Optei por 40 litros para o "regresso", dado que o meu pai tinha aquários quando eu era miúdo. O meu está agora na primeira semana de ciclo. Está plantado com musgos Christmas e Spiky, três anubias muito pequenas ainda, uma bola de algas, bacopa salzmanni purple, lilaeopsis brasiliensis e lindernia rotundifolia. As anubias estão afixadas a uma rocha vulcânica e a uma concha mais velha que eu e que já passou por vários aquários. Um dos musgos está num vaso de terracota que forma uma gruta, o outro está afixado a um bloco de madeira. Agora vem o busílis (podia ser um búzio, mas não é): comecei todo este processo convencidíssimo de que queria uma colónia de neocaridinas e depois peixes nano para povoar o aquário. Continuo convicto, mas menos, porque não sei se devia estar a começar em tudo isto com neocaridinas: são "fáceis" de alimentar, mas manter os padrões da água pode ser mais difícil do que acho, dado que estou agora a começar, e eles pelos vistos são sensíveis. Quanto a peixes, sei que quero chili rasboras. Estes estão escolhidos. Vou também ter um ou dois nerites. Depois, não sei por onde ir. Adoro kuhlis, mas o aquário só tem 50 x 25 cm de fundo e acho que elas ficam demasiado compridas para terem uma vida de qualidade. Gosto também de corydoras pigmeu e celestial pearl danios. Um betta é sempre uma opção, mas preferia ter peixes de cardume. Não quero vivíparos, ou pelo menos não quero dar-lhes condições de reprodução. Têm mais sugestões nano que sejam boas para começar? O aquário ainda tem de completar o ciclo, há tempo. Obrigado a todos 🙂 Citar
C Mocho Publicado: Quarta-feira às 17:28 Publicado: Quarta-feira às 17:28 (editado) Olá Gonçalo, bem vindo a este fórum. Embora já tenhas explicado muita coisa, faltam algumas informações importantes. Que filtro tens? Estás a alimentar as bactérias? Que substrato? Que iluminação? Tens CO2 injetado ou não? Fazes TPAs?... Uma foto do aquário também seria uma boa ajuda. Se conseguires resistir sem tentar apressar o ciclo do Nitrogênio, podes ter as Neocaridinas porque elas não são assim tão frágeis como tu receias. Aliás, com esse volume, umas Neocaridinas e um cardume de Chili Rasboras ficará muito agradável, eu apenas colocaria uns Clithon em vez das Neritinas (são mais pequenos e colocam menos ovos). Quanto às outras hipótese de fauna, é claro que um Beta fica bonito em qualquer aquário, mas terias de abdicar das Neocaridinas e das Chili. As Kuhli são giras mas vão passar a maior parte do tempo escondidas e na minha opinião, mesmo tendo um tamanho adequado para o teu aquário, tanto as Galaxy como as Pigmaeus só ganham confiança e se mostram bem quando estão presentes em cardumes numerosos. As Galaxy gostam da proteção de plantas flutuantes e as Pigmaeus gostam de uma zona com areia. Parece-me que com as Neocaridina e um bom cardume de Chili, podes alcançar um bom equilíbrio biológico com um belo efeito visual. Editado Quarta-feira às 17:30 por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Gonçalo Teles Publicado: Quarta-feira às 18:43 Autor Publicado: Quarta-feira às 18:43 (editado) Olá e muito obrigado desde já Ora, quanto ao que ficou por dizer: Filtro: Aquatlantis Biofilter 200 - sei que não é brilhante, mas penso que dá para começar. Substrato: JBL Sansibar Black - aqui já sei que cometi um erro aparento ao não colocar uma camada de substrato fértil por baixo. Estou a "compensar" com Nutrition Capsules da Tropica colocados em grelha no fundo do substrato, de forma a chegar às zonas que plantei. Optei por preto porque quero um contraste forte entre o substrato, as plantas e os peixes. Iluminação: LED 10W + iluminação solar natural parcial, ambas completamente controláveis Controlo de temperatura: Easyklim STD 50W. Neste momento a 24 ºC. Não tenho nem quero ter CO2. Faço e farei TPAs, mas o aquário só está a ciclar há pouco mais de 72 horas. Quanto a alimentar as bactérias, tenho posto uma quantidade minúscula de comida todos os dias, para criar amónia inicial. Além disto uso Sera Aquatan para acondicionar e tirar cloros e Sera Bio Nitrivec para ajudar e fazer aumentar as bactérias iniciais. Não conto apressar o ciclo, quero mesmo começar isto bem para ter boas bases. Hoje por curiosidade testei nitritos (NO2) e estão a 0.3 ppm, mas penso que ainda estão na fase de crescer para o primeiro pico deles. Quanto a fauna: não conhecia os Clithon, obrigado. A minha prioridade aqui é que não se reproduzam e não cresçam demasiado, sendo que conheço os Nerite de um aquário partilhado de que vou ajudando a cuidar e, dos dois que lá estão, até agora não houve ovos. Sobre os Neocaridinas, fico satisfeito por saber que não serão assim tão frágeis. Isto claro, partido do pressuposto de que o ciclo fica bem feito. Gosto mesmo muito do efeito visual das Chili Rasboras, acho que são o cardume para o qual mais tendo neste momento. O comportamento das Kuhli não me afasta, pelo contrário, acho piada ao conceito de ter um animal que está na vida dele e vai aparecendo quando se sente confortável para isso (também as conheço do tal aquário partilhado). O meu receio é mesmo o de que não tenham espaço para "esticar as pernas". Quanto às Galaxy, não excluo plantas flutuantes, são é peixes caros. E quanto às coridoras, areia não lhes falta, pode é faltar espaço que estarão a disputar com os neocaridina. Quanto a outras espécies, já li também sobre Otocinclus, Danios, Neons (não acho piada a estes), Killies e Gouramis. Aceito mais sugestões, só não quero é ter espécies exageradamente grandes para o espaço do aquário. Diria 3 cm em adulto, no máximo. Fotos a seguir. Relembro que o aquário tem menos de 72 horas. Aproveito para perguntar se o posicionamento do filtro e aquecedor faz sentido como está 🙂 Editado Quarta-feira às 18:55 por Gonçalo Teles Adicionar fotografias ao post Citar
Agulhas Publicado: Quarta-feira às 21:01 Publicado: Quarta-feira às 21:01 (editado) Olá, Gonçalo! Parabéns pelo teu novo aquário. 🙂 Espero que essas plantas cresçam rápidas e fortes para encherem esse tanque de verde e de água limpinha, hehe. Eu não sei bem qual é a tua direção com o "feng shui", mas se me permites, essa Lilaeopsis brasiliensis quase colada ao vidro da frente vai começar a tapar-te a vista para o centro se não a podares à medida que cresce. Pessoalmente, eu gosto da ideia de deixar a planta crescer onde calha, quase a replicar a competição frenética que é a natureza e a evolução. Convém é fazer um pouco de batota e deixá-la, pelo menos, num sítio com luz adequada, que o teu aquário parece ter.Quanto à fauna, se estás mesmo inclinado para as rasboras, concordo com o C. Mocho, umas neocaridinas, juntamente com os caracóis que queres, ficavam bonitas, com um stock mais do que apropriado para o aquário e uma boa equipa de limpeza. Dependendo da escolha, também vão dar mais cor a essa areia. O meu tanque tem menos 9 L do que o teu e já estive ligeiramente overstocked. Não vale a pena, mesmo que corra tudo bem com a água, os peixes precisam de espaço e de espaço para serem vistos.Mesmo assim, ainda estou numa situação semelhante à que queres para o teu. Tenho/tinha/tive um cardume mais um peixe de "destaque", chamemos-lhe assim: 8 cardinais e uma colisa-mel. Correu tudo bem com a água, mas os cardinais precisavam de mais espaço. Embora saiba que os chili que queres sejam mais pequenos e o teu tanque um pouco maior, pensa nisso. Não precisas de encher logo o aquário. Compra os invertebrados primeiro e depois de se ambientarem um pouco ao tanque, introduzes os chili e vais vendo como fica. Caso estejas mesmo certo de que queres um peixe extra, posso recomendar a colisa-mel. A que tenho é muito inteligente e ativa. Ajuda-me a controlar a população de camarões também, mas não sei se isso seria bom ou mau no teu caso. Boa sorte e vai postando a evolução para a malta cuscar 😁 Editado Quarta-feira às 21:01 por Agulhas Citar
C Mocho Publicado: Quarta-feira às 21:40 Publicado: Quarta-feira às 21:40 Pois muito bem, agora já temos mais informação. O teu filtro é fraquinho, dá para as Neocaridinas e aguentará também alguns peixes pequenos (as Chili serão uma ótima solução), mas a boa notícia é que me parece que dará para comprar mais um módulo de filtragem (ou 2) e ficas com mais capacidade para alojamento de bactérias. A luz também me parece fraca para a maioria das plantas (se estiver enganado, alguém me corrija)… Dá para entender que gostas de um aquário com plantas, mas o facto de não teres substrato fértil também não ajuda. Terás de apostar mais em plantas que se alimentem pela coluna de água e sim, tens de as alimentar também! Veremos como isso evolui, as Anubias não vão ter problema, a Lindernia deve aguentar-se, a Lilaeopsis veremos, mas não vai criar um tapete denso e baixo, a Bacopa não acredito, mas posso estar enganado. Gostas de Fetos de Java? Certamente que um Feto de Java se iria dar bem com essas condições e ficaria giro no canto atrás do vaso. Não posso deixar de dar razão ao que o AGULHAS diz sobre a localização da Lilaeopsis tão junto ao vidro frontal, eu até acho que ela ficaria muito bem entre as duas rochas, mas isso é apenas uma opinião pessoal e relativa. Também no que respeita aos animais partilho parcialmente a opinião do @Agulhas: há 33 minutos, Agulhas disse: Não precisas de encher logo o aquário. Compra os invertebrados primeiro e depois de se ambientarem um pouco ao tanque, introduzes os chili e vais vendo como fica. Já não posso concordar com o colocares aí um Colisa, pois embora sem dúvida ficasse bonito e eles sejam peixes muito interessantes, seria uma carga biológica muito elevada para esse filtro. Creio que acabarás por ficar com um aquário mais equilibrado com um cardume maior apenas de Chili, do que teres só meia dúzia para poderes ter o Colisa. (uma vez mais, é apenas a minha opinião, tu é que tens de decidir). Boa sorte e não tentes apressar o ciclo, tens imenso tempo para ires pensando nos ocupantes! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Agulhas Publicado: Quarta-feira às 21:59 Publicado: Quarta-feira às 21:59 (editado) 50 minutes ago, C Mocho said: Creio que acabarás por ficar com um aquário mais equilibrado com um cardume maior apenas de Chili, do que teres só meia dúzia para poderes ter o Colisa. (uma vez mais, é apenas a minha opinião, tu é que tens de decidir). Exactamente. Não cometas o mesmo erro que eu quando montei o meu, acabas por não os conseguir aproveitar ao máximo em saude e comportamento. O filtro é capaz de ser um pouco fraco para os 40L mais a fauna que sugeri, mas talvez possas compensar um bocadinho com mais plantas que não sejam de raiz. Compra as chillis com os caracois depois de ciclares e vê como fica o aquario, vais ver que se calhar fica top sem precisares de adicionar mais peixes e não te esqueças que a fauna adequada para o volume também te vai trazer menos chatices futuras em muita coisa 😁. Editado Quarta-feira às 22:31 por Agulhas Citar
Gonçalo Teles Publicado: Quinta-feira às 07:57 Autor Publicado: Quinta-feira às 07:57 há 8 horas, Agulhas disse: Olá, Gonçalo! Parabéns pelo teu novo aquário. 🙂 Espero que essas plantas cresçam rápidas e fortes para encherem esse tanque de verde e de água limpinha, hehe. Eu não sei bem qual é a tua direção com o "feng shui", mas se me permites, essa Lilaeopsis brasiliensis quase colada ao vidro da frente vai começar a tapar-te a vista para o centro se não a podares à medida que cresce. Pessoalmente, eu gosto da ideia de deixar a planta crescer onde calha, quase a replicar a competição frenética que é a natureza e a evolução. Convém é fazer um pouco de batota e deixá-la, pelo menos, num sítio com luz adequada, que o teu aquário parece ter.Quanto à fauna, se estás mesmo inclinado para as rasboras, concordo com o C. Mocho, umas neocaridinas, juntamente com os caracóis que queres, ficavam bonitas, com um stock mais do que apropriado para o aquário e uma boa equipa de limpeza. Dependendo da escolha, também vão dar mais cor a essa areia. O meu tanque tem menos 9 L do que o teu e já estive ligeiramente overstocked. Não vale a pena, mesmo que corra tudo bem com a água, os peixes precisam de espaço e de espaço para serem vistos.Mesmo assim, ainda estou numa situação semelhante à que queres para o teu. Tenho/tinha/tive um cardume mais um peixe de "destaque", chamemos-lhe assim: 8 cardinais e uma colisa-mel. Correu tudo bem com a água, mas os cardinais precisavam de mais espaço. Embora saiba que os chili que queres sejam mais pequenos e o teu tanque um pouco maior, pensa nisso. Não precisas de encher logo o aquário. Compra os invertebrados primeiro e depois de se ambientarem um pouco ao tanque, introduzes os chili e vais vendo como fica. Caso estejas mesmo certo de que queres um peixe extra, posso recomendar a colisa-mel. A que tenho é muito inteligente e ativa. Ajuda-me a controlar a população de camarões também, mas não sei se isso seria bom ou mau no teu caso. Boa sorte e vai postando a evolução para a malta cuscar 😁 há 7 horas, Agulhas disse: Exactamente. Não cometas o mesmo erro que eu quando montei o meu, acabas por não os conseguir aproveitar ao máximo em saude e comportamento. O filtro é capaz de ser um pouco fraco para os 40L mais a fauna que sugeri, mas talvez possas compensar um bocadinho com mais plantas que não sejam de raiz. Compra as chillis com os caracois depois de ciclares e vê como fica o aquario, vais ver que se calhar fica top sem precisares de adicionar mais peixes e não te esqueças que a fauna adequada para o volume também te vai trazer menos chatices futuras em muita coisa 😁. Olá e obrigado 🙂 Agora que olho para a L. Brasiliensis, e tendo em conta que até a referiram ambos, realmente não sei porque deixei aqueles dois tufos tão à frente, vou tentar mudá-los para uma posição "mais natural", dividindo também mais a planta. Não estou 100% convencido da decoração e até acho que o vaso pode ser demasiado grande, mas por outro lado sei que vai dar mais conforto aos neocaridina ou a eventualmente qualquer outra espécie que acabe por escolher e goste/precise de abrigo. A colisa (que só conhecia por gourami) parece um peixe extremamente interessante e interessado, mas de facto estou a inclinar-me cada vez mais para ter apenas o cardume de Chili + uma espécie que viva no fundo e que, neste momento, serão os neocaridina. há 8 horas, C Mocho disse: Pois muito bem, agora já temos mais informação. O teu filtro é fraquinho, dá para as Neocaridinas e aguentará também alguns peixes pequenos (as Chili serão uma ótima solução), mas a boa notícia é que me parece que dará para comprar mais um módulo de filtragem (ou 2) e ficas com mais capacidade para alojamento de bactérias. A luz também me parece fraca para a maioria das plantas (se estiver enganado, alguém me corrija)… Dá para entender que gostas de um aquário com plantas, mas o facto de não teres substrato fértil também não ajuda. Terás de apostar mais em plantas que se alimentem pela coluna de água e sim, tens de as alimentar também! Veremos como isso evolui, as Anubias não vão ter problema, a Lindernia deve aguentar-se, a Lilaeopsis veremos, mas não vai criar um tapete denso e baixo, a Bacopa não acredito, mas posso estar enganado. Gostas de Fetos de Java? Certamente que um Feto de Java se iria dar bem com essas condições e ficaria giro no canto atrás do vaso. Não posso deixar de dar razão ao que o AGULHAS diz sobre a localização da Lilaeopsis tão junto ao vidro frontal, eu até acho que ela ficaria muito bem entre as duas rochas, mas isso é apenas uma opinião pessoal e relativa. Também no que respeita aos animais partilho parcialmente a opinião do @Agulhas: Já não posso concordar com o colocares aí um Colisa, pois embora sem dúvida ficasse bonito e eles sejam peixes muito interessantes, seria uma carga biológica muito elevada para esse filtro. Creio que acabarás por ficar com um aquário mais equilibrado com um cardume maior apenas de Chili, do que teres só meia dúzia para poderes ter o Colisa. (uma vez mais, é apenas a minha opinião, tu é que tens de decidir). Boa sorte e não tentes apressar o ciclo, tens imenso tempo para ires pensando nos ocupantes! O filtro de facto não é brilhante, mas tenho aqui uma boa novidade: apesar de ter o motor do modelo 200 (270 litros/hora, 50 litros de capacidade referência), veio com uma "gaveta" e uma "saqueta" de oferta, portanto tem a capacidade de carga biológica de um modelo 300. Resumindo, neste momento tem esponja na primeira camada + 2 duas camadas de material de filtragem de água. Quanto às plantas e substrato foi mesmo erro de principiante, mas espero que as cápsulas ajudem até haver mais matéria orgânica a cair no substrato. Gosto de fetos de Java e só não tenho porque no dia em que fui comprar as plantas não havia, quando encontrar trago. Já agora, recomendam alguma flutuante? Sei que há algumas que facilmente se tornam praga. Quanto a ocupantes, é como já disse acima, para já é o cardume Chili + alguma coisa que viva no fundo e os caracóis. Já agora, o que pensam de sites como este - https://aqadvisor.com/ - para "calcular" a biocarga? Fiáveis? E permitam-me insistir na questão do posicionamento do filtro + aquecedor: estão bem assim? Citar
Agulhas Publicado: Quinta-feira às 18:30 Publicado: Quinta-feira às 18:30 (editado) Hey, Gonçalo! Toda a colisa é um gourami, mas nem todo o gourami é uma colisa. 😆 São gouramis mais pequenitos. Ficam aqui os meus dois cêntimos do pouco que percebo: Filtro: Olha que, por norma (eu considero sempre isto como verdade), aquilo que as marcas metem na embalagem é exagerado e convém, mesmo assim, comprar sempre acima do volume do aquário. 50 L não é, de facto, muito, mas podes compensar um pouco com plantas e pouca carga biológica. Também tens algumas superfícies espalhadas pelo aquário onde as bactérias se podem estabelecer, o que ajuda um pouco. Um filtro de mochila com 300 ou até mesmo 400 l/h seria bem mais adequado, na minha opinião, dependendo também de quanta fauna vais ter. Quando dizes que o filtro tem duas camadas de material de filtragem, que material é esse em concreto? É material próprio para as bactérias se estabelecerem ou é mais para filtra a agua? É lã? É cerâmica? As bactérias não vivem só no filtro, mas vai dar jeito, agora na ciclagem, teres material próprio para elas se estabelecerem lá. Plantas: As cápsulas vão-te ajudar, principalmente se foste generoso, mas não te esqueças de que, para além de muitas serem plantas de raiz sem substrato ativo, vão também batalhar um pouco com essa luz. Vais usar algum fertilizante? Eu acho que o C. Mocho recomendou o Java porque vai aguentar bem com essa luz e, principalmente, não vai precisar de um bom substrato. Acho que é por aqui que devias ir também: plantas que não precisem de ser plantadas e que sejam pouco exigentes em termos de luz. Flutuantes tens muitas bonitas. Quem as considera uma praga é porque tem um aquário holandês e bebe chá às 5 h. 🤣 Fora de brincadeira, estás provavelmente a falar da duckweed. Propaga-se muito facilmente, agarra-se a tudo e percebo a frustração de quem manda vir uma planta nova e, afinal, vieram duas. Tens a Salvinia que é muito fácil de manter e também muito bonita, mas aqui não te esqueças que as flutuantes vão tapar a luz às plantas de baixo e, como a tua luz não é muito forte... pensa nisso. Quanto à posição do filtro, não faço ideia, sei que se puseres o termóstato ao pé da saida de água ajuda a distribuir melhor a temperatura. Nunca foi algo que procurasse saber mais, mas neste hobby há de haver, por certo, "a melhor maneira" de o colocar e muito para aprender sobre isso. É pesquisar para entender, pesquisar é fixe. Fauna: Também acho que a melhor opção é essa: chili rasboras + caracóis. Se quiseres pôr mais alguma coisa, que seja algo leve, como neocaridinas (que andam muito no fundo, como tu queres). Aqui aconselhava, mais uma vez a introduzires as diferentes espécies com intervalos, para dares tempo à anterior de se ambientar (recomendo os invertebrados primeiro), principalmente porque o aquário vai estar fresquinho saido da ciclagem. Nunca usei essa calculadora, mas, para o tamanho do teu aquário, 12 chili rasboras, os caracóis e as neocaridinas acho que ficariam muito bem, se as plantas crescerem saudaveis. Mas eu ainda sou novato nisto, por isso vale o que vale. Editado Quinta-feira às 19:23 por Agulhas 1 Citar
Gonçalo Teles Publicado: Sexta-feira às 11:28 Autor Publicado: Sexta-feira às 11:28 oi! Filtro: Quanto ao filtro, a minha preocupação em ter plantas é precisamente para "ajudar" o filtro tanto quanto possível. E também por isso é que optei pelo vaso de terracota, tem muita fissura e poros que permitem que lá vivam mais bactérias ainda do que numa superfície mais lisa, espero eu. Quanto ao material do filtro, a marca não é completamente clara no site porque não apresenta uma lista de materiais, mas são estes dois: https://www.aquatlantis.com/en/products/equipments/recharges/cleanwater-s e https://www.aquatlantis.com/en/products/equipments/recharges/pure-water-s + a esponja na entrada do filtro. Um deles parece-me ter carvão ativado, que sei que vai acabar por ter de ser retirado (penso eu, sendo que perde eficácia?). O outro parece-me ter micropedras ou material pelo menos poroso. Plantas: Felizmente ainda me sobra muita cápsula, se as primeiras permitirem um bom arranque é só manter... Espero eu! Vou usar fertilizante líquido mais à frente sim. Ou pelo menos saí da loja das plantas com essa indicação dada pela lojista e parece-me fazer sentido. O Java adiciono assim que encontrar à venda, sei que ainda por cima é ótimo para os camarões. Quanto a flutuantes, sim estava a falar da duckweed. Gostava de juntar uma ou duas flutuantes que não essa, por uma questão até estética: sinto que aquário é extremamente alto em relação à decoração que fiz e vejo muita água "vazia", pelo que colocar uma ou duas flutuantes ajudaria a enquadrar o resto. É mesmo puramente estético (e por acaso até ajuda também a filtração, o que é um win-win). Sobre o filtro, do que pesquisei é útil ter a saída virada para o termómetro porque assim a água é logo medida e aquecida ainda antes de circular. Mas é uma teoria como todas as outras... Pesquisar é fixe, concordo 🙂 Fauna: Neocaridinas (8) + caracóis + chili rasboras (8) é para já o meu projeto. Tenho outras espécies debaixo de olho, mas são só curiosidades para já. Citar
Agulhas Publicado: Sexta-feira às 13:13 Publicado: Sexta-feira às 13:13 Vendo o espaço que o filtro tem, se fosse eu tirava tudo menos a esponja da última caixa e enchia as outras todas com boa media para bactérias, como essas pedras porasas parecem ser. Pessoalmente não ocupava espaço com o carvão. Citar
Gonçalo Teles Publicado: Sexta-feira às 13:23 Autor Publicado: Sexta-feira às 13:23 Ocorreu-me uma ideia parva: sobrou-me boa parte daquele vaso que está no aquário. É terracota limpinha e sem revestimentos. Do que estive a ver, a terracota é porosa e bom material para bactérias. Se partir os cacos que tenho em pequenas pedras que caibam nas gavetas, não estou basicamente a criar, a custo zero , material para criar uma camada para o filtro? Estarei a exagerar? Citar
C Mocho Publicado: Sexta-feira às 16:24 Publicado: Sexta-feira às 16:24 Por favor @Gonçalo Teles, uma recarga B-Box Bact Life S fica por menos de 5€ (deverás precisar de 2 em cada compartimento para além da esponja azul que deves manter). 500ml de Seachem Matrix ficam por menos de 16 €. 1L de Neo Media Premium Pure Mini fica por menos de 19€... Achas que vale a pena estar a inventar? Os cacos são porosos mas incomparáveis na capacidade de alojamento de bactérias, quando muito se pensares em pedra vulcânica poderás ter algo mais aproximado, mas duvido que encontres saquetas de 250 gr desse material e não têm a mesma capacidade de alojamento. O carvão ativado tem de ser removido, para além de não estar aí a fazer nada, dentro de algum tempo vais ser nefasto para o sistema. O carvão ativado deve apenas servir temporariamente para limpar a água após a utilização de medicamentos, quando ela está desagradavelmente turva ou amarela devido ao excesso de taninos ou quando tem odores estranhos. Também ajuda na fixação de metais pesados, mas para isso há produtos mais adequados. 8 Neocaridinas e 3 Clithon está muito bem, mas apenas 8 Chili, é pouco! Um cardume de 8 Chili é apenas o mínimo para que elas se sintam confortáveis, mas vais ficar com a sensação de ter o aquário pouco preenchido. Terás mais tarde ou mais cedo vontade de acrescentar algo mais, mas as Chili nunca se irão mostrar no seu máximo esplendor... podes perfeitamente ir para as 12 que o @Agulhas sugeriu, ou mesmo comprar 15 e rezar para que não morra nenhuma durante a adaptação. Com um cardume maior vais ver colorações mais intensas e um comportamento mais natural. Relativamente ao Java, parece-me é que estás a confundir Musgo de Java com Feto de Java. Os camarões adoram o Musgo, mas tu já aí tens musgos, não precisas de mais... O Feto de Java (Java fern) é uma planta epífita que não precisa de substrato e dará a tal dimensão vertical que tu sentes que falta aí. O filtro parece-me bem localizado, assim como o termostato. Desde que garantas uma circulação homogénea e não exagerado por todo o aquário, está tudo certo, (podes ter o aquecimento aí ou em qualquer outro local, pois como o aquário é pequeno não fará grande diferença). Eu apenas colaria uma cartolina preta no vidro posterior, pois para além de anular a distração visual dos azulejos da parede, camuflava bastante o equipamento técnico que é absolutamente indispensável. Desculpa a minha franqueza, espero estar a ajudar! 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Gonçalo Teles Publicado: Sexta-feira às 17:40 Autor Publicado: Sexta-feira às 17:40 há 55 minutos, C Mocho disse: Por favor @Gonçalo Teles, uma recarga B-Box Bact Life S fica por menos de 5€ (deverás precisar de 2 em cada compartimento para além da esponja azul que deves manter). 500ml de Seachem Matrix ficam por menos de 16 €. 1L de Neo Media Premium Pure Mini fica por menos de 19€... Achas que vale a pena estar a inventar? Os cacos são porosos mas incomparáveis na capacidade de alojamento de bactérias, quando muito se pensares em pedra vulcânica poderás ter algo mais aproximado, mas duvido que encontres saquetas de 250 gr desse material e não têm a mesma capacidade de alojamento. O carvão ativado tem de ser removido, para além de não estar aí a fazer nada, dentro de algum tempo vais ser nefasto para o sistema. O carvão ativado deve apenas servir temporariamente para limpar a água após a utilização de medicamentos, quando ela está desagradavelmente turva ou amarela devido ao excesso de taninos ou quando tem odores estranhos. Também ajuda na fixação de metais pesados, mas para isso há produtos mais adequados. 8 Neocaridinas e 3 Clithon está muito bem, mas apenas 8 Chili, é pouco! Um cardume de 8 Chili é apenas o mínimo para que elas se sintam confortáveis, mas vais ficar com a sensação de ter o aquário pouco preenchido. Terás mais tarde ou mais cedo vontade de acrescentar algo mais, mas as Chili nunca se irão mostrar no seu máximo esplendor... podes perfeitamente ir para as 12 que o @Agulhas sugeriu, ou mesmo comprar 15 e rezar para que não morra nenhuma durante a adaptação. Com um cardume maior vais ver colorações mais intensas e um comportamento mais natural. Relativamente ao Java, parece-me é que estás a confundir Musgo de Java com Feto de Java. Os camarões adoram o Musgo, mas tu já aí tens musgos, não precisas de mais... O Feto de Java (Java fern) é uma planta epífita que não precisa de substrato e dará a tal dimensão vertical que tu sentes que falta aí. O filtro parece-me bem localizado, assim como o termostato. Desde que garantas uma circulação homogénea e não exagerado por todo o aquário, está tudo certo, (podes ter o aquecimento aí ou em qualquer outro local, pois como o aquário é pequeno não fará grande diferença). Eu apenas colaria uma cartolina preta no vidro posterior, pois para além de anular a distração visual dos azulejos da parede, camuflava bastante o equipamento técnico que é absolutamente indispensável. Desculpa a minha franqueza, espero estar a ajudar! Eu bem disse que a ideia me soava parva logo desde início😅 Eu agradeço a franqueza, não há nada a desculpar, são precisamente estas as referências que quero e preciso de ter! Nisto das biobox faltou-me explicar que o filtro vinha em kit com o aquário, daí ser este e não outro, pelo menos para já. Acho mal que a marca não especifique pelo menos o que está dentro de cada saqueta, mas pronto, são opções e nós como clientes é que temos de votar com a carteira. O carvão vai sair assim que acabar este post. Quanto às Chili, vou então contar com um grupo maior. Sinto que o meu problema é visualizar o cardume lá dentro, tenho de me convencer que são peixes NANO por alguma razão e que são mesmo, mesmo pequenos. Estava a confundir os Java, é verdade. O musgo de Java e o feto não são a mesma coisa, sendo que eu nem estava a visualizar o feto, obrigado pelo reparo! Quanto ao filtro, a circulação está suave, consigo ver o percurso que a água faz por estes dias porque ainda tem coisas em suspensão e noto que completa um circuito abrangente, obrigado pela ajuda. A cartolina é um bom toque, obrigado uma vez mais! 🙂 Citar
Agulhas Publicado: Sexta-feira às 17:46 Publicado: Sexta-feira às 17:46 (editado) Vais acabar por voltar à loja para comprar os invertebrados. Aproveitas e compras também uma media barata para o filtro, mas boa para as bactérias, antes de introduzires os peixes. Fala também com o dono e vê se te arranja uma lâmpada melhor a um preço decente ou pensa nisso pa upgrade futuro. Boa sorte e vai dando updates para ver como isso cresce. Editado Sexta-feira às 17:47 por Agulhas 1 Citar
C Mocho Publicado: Sexta-feira às 18:24 Publicado: Sexta-feira às 18:24 há 37 minutos, Gonçalo Teles disse: O carvão vai sair assim que acabar este post. Também não é preciso ser tão rápido, pois por enquanto o carvão não faz mal nem bem... Primeiro compra umas médias filtrantes para colocar nos filtro, depois retiras o carvão. Não há problema que ele fique por mais uns dias, a diferença é que em vez das bactérias se estarem a fixar nessas média porosas se estão a fixar no carvão, que mais tarde ou mais cedo terá de sair, porque numa primeira fase absorve os tais metais pesados e até ajuda a polir a água, mas ao fim de algum tempo satura e começa a libertá-los novamente na coluna de água!. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Gonçalo Teles Publicado: Sexta-feira às 18:32 Autor Publicado: Sexta-feira às 18:32 (editado) Obrigado a ambos. Talvez passe daqui a nada numa loja que me fica em caminho e vejo o que há... Estou também com dúvidas quanto ao substrato e à falta de substrato fértil por baixo da areia. Mas agora também já investi nas cápsulas para as raízes, é ver no que dá. Só tenho uma semana de ciclo, em último caso abdico dela e refaço o fundo do aquário enquanto também não há raízes. Acham necessário? Quanto à lâmpada @Agulhas, a de 10W que tenho tem mais de 2600 lumens especificados na página do fabricante e 6500K de temperatura/cor. Pelo que estive a ver no site da Tropica, recomendam 10 a 40 lumens por litro. No meu caso, a 40 litros, tenho 65 lumens por litro, o que até avisam que pode ser exagerado. Diria que não é preciso mudar, a não ser que me esteja a escapar alguma coisa 🙂 Editado Sexta-feira às 19:50 por Gonçalo Teles Detalhes Citar
C Mocho Publicado: Sexta-feira às 20:31 Publicado: Sexta-feira às 20:31 há 1 hora, Gonçalo Teles disse: Só tenho uma semana de ciclo, em último caso abdico dela e refaço o fundo do aquário enquanto também não há raízes. Acham necessário? Pois, era o que eu temia... Não @Gonçalo Teles, ou não necessariamente! Se pretendes ter um aquário com muitos peixes e plantas tens necessariamente de aumentar muito o tamanho e o investimento (a todos os níveis). Se pretendes ter um aquário plantado como aqueles que vemos no Instagram, tens de estudar muito sobre esse tipo de aquários, porque os vídeos contam só uma parte... Se pretendes "regressar" aos aquários sem voos altos, seguramente que tens aí condições para ter um aquário bem bonito, com animais felizes a vivar lá dentro. Não precisas de reiniciar nada, tens é de tomar algumas opções de acordo com as condições do teu aquário. Vai com calma e confia que terás um aquário muito bonito com os pequenos ajustes que agora te indicamos. Mais tarde, talvez venhas a querer fazer um upgrade (o que será normal), mas entretanto vais ganhando experiência e conhecimento com este! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Gonçalo Teles Publicado: Sexta-feira às 21:18 Autor Publicado: Sexta-feira às 21:18 (editado) há 49 minutos, C Mocho disse: Pois, era o que eu temia... Não @Gonçalo Teles, ou não necessariamente! Se pretendes ter um aquário com muitos peixes e plantas tens necessariamente de aumentar muito o tamanho e o investimento (a todos os níveis). Se pretendes ter um aquário plantado como aqueles que vemos no Instagram, tens de estudar muito sobre esse tipo de aquários, porque os vídeos contam só uma parte... Se pretendes "regressar" aos aquários sem voos altos, seguramente que tens aí condições para ter um aquário bem bonito, com animais felizes a vivar lá dentro. Não precisas de reiniciar nada, tens é de tomar algumas opções de acordo com as condições do teu aquário. Vai com calma e confia que terás um aquário muito bonito com os pequenos ajustes que agora te indicamos. Mais tarde, talvez venhas a querer fazer um upgrade (o que será normal), mas entretanto vais ganhando experiência e conhecimento com este! Nada a temer, o ciclo está a salvo! 😅 só lhe mexeria se me dissessem que é imperativo. A minha prioridade absoluta é dar qualidade de vida aos peixes e boas condições de crescimento às plantas. Felizmente (neste momento) não quero nada maior nem mais carregado! Neste caso, é para fazer um voo pacífico. Estou neste momento a comprar Bact Life S. Há aqui um Siporax BioFilter médium, mas não me parece apropriado, é muito grande para as gavetas do filtro. Percebi é que traz um saco, posso sempre esconder um saco de média filtrante dentro do vaso do aquário Editado Sexta-feira às 21:21 por Gonçalo Teles Citar
Agulhas Publicado: Sexta-feira às 21:29 Publicado: Sexta-feira às 21:29 10W com 2600 lumens? Jesus, ok! Citar
Gonçalo Teles Publicado: Sexta-feira às 22:36 Autor Publicado: Sexta-feira às 22:36 há 1 hora, Agulhas disse: 10W com 2600 lumens? Jesus, ok! Também estranhei, mas são mesmo as especificações da marca: https://www.aquatlantis.com/pt/produtos/iluminacao/sistemas-de-iluminacao-led/safe-lighting-led-10w . Não estava à espera de tanto Citar
Recommended Posts