JoseCarlosMarques Publicado: 12 horas Publicado: 12 horas Ainda não tinha comentado neste post, mas tenho vindo a acompanhá-lo. Eu gosto destas montagens assim mais simples, que me lembram muito os meus tempos de adolescente, onde quase todas as casas tinham um aquário e o que mais interessava eram os peixes e menos a tecnologia. De qualquer forma, o hobby mudou, e apesar de muitas vezes até conseguirmos manter os animais por muito tempo dentro de 5 vidros com água, isso não quer dizer que eles estejam bem, ou tão bem como deveriam. Também tenho um aquário muito simples em casa, que uso como tanque de transição para os vivos quando desmonto o meu maior, mas pensei nele (desde o início) com esse fim e, tentando simplificar ao máximo o equipamento que ia lá meter, procurei as soluções mais baratas (em lojas dos chineses, principalmente) que me permitissem dar conforto aos animais. Dito isso, e já deves perceber onde esta conversa vai chegar, acho que devias pensar muito bem no tipo de filtro que escolheste para este tanque. Existem filtros de mochila que custam pouco mais de 10€ nos chineses que já permitem manter o aquário estável. Combinando um filtro desses com boa Media, irias melhorar bastante o teu tanque. Mantê-lo como está (e peço desculpa pela sinceridade) não acho correcto. Não precisavas fazer mais nada, mas esse "upgrade" acho absolutamente necessário. Pensa nisso. Sei que já foi discutido aqui atrás... só venho reforçar a ideia. Um grande abraço, e continua a desfrutar do hobby (com consciência 😉 ). Citar
Gonçalo Teles Publicado: 11 horas Autor Publicado: 11 horas há 35 minutos, JoseCarlosMarques disse: Ainda não tinha comentado neste post, mas tenho vindo a acompanhá-lo. Eu gosto destas montagens assim mais simples, que me lembram muito os meus tempos de adolescente, onde quase todas as casas tinham um aquário e o que mais interessava eram os peixes e menos a tecnologia. De qualquer forma, o hobby mudou, e apesar de muitas vezes até conseguirmos manter os animais por muito tempo dentro de 5 vidros com água, isso não quer dizer que eles estejam bem, ou tão bem como deveriam. Também tenho um aquário muito simples em casa, que uso como tanque de transição para os vivos quando desmonto o meu maior, mas pensei nele (desde o início) com esse fim e, tentando simplificar ao máximo o equipamento que ia lá meter, procurei as soluções mais baratas (em lojas dos chineses, principalmente) que me permitissem dar conforto aos animais. Dito isso, e já deves perceber onde esta conversa vai chegar, acho que devias pensar muito bem no tipo de filtro que escolheste para este tanque. Existem filtros de mochila que custam pouco mais de 10€ nos chineses que já permitem manter o aquário estável. Combinando um filtro desses com boa Media, irias melhorar bastante o teu tanque. Mantê-lo como está (e peço desculpa pela sinceridade) não acho correcto. Não precisavas fazer mais nada, mas esse "upgrade" acho absolutamente necessário. Pensa nisso. Sei que já foi discutido aqui atrás... só venho reforçar a ideia. Um grande abraço, e continua a desfrutar do hobby (com consciência 😉 ). Olá e obrigado por te juntares a esta minha aventura 🙂 O aquário é um daqueles de kit, já trazia LED, aquecedor e... "filtro". E digo "filtro" porque de facto também já me tinha apercebido que não está a conseguir despachar, mas quis testar. O sistema da marca é inteligente em termos de negócio ao venderem cartuchos de biomedia, mas "aprisiona" o cliente. Além disso, entope demasiadas vezes. Já perdi a conta à quantidade de vezes que tive de tirar o filtro, passar a esponja em água do aquário, limpar a turbin(inh)a e recolocar para, no dia seguinte, estar quase igual. Podia resolver a questão do biomedia com materiais comprados por mim, como já aqui foi sugerido, mas infelizmente não resolve o problema da potência, que é de 270 litros/hora de acordo com o fabricante. Posto isto, penso que tenho aqui um problema de estrutura e peço a vossa ajuda porque têm mais experiência. O aquário tem tampa e uma calha/rebordo interno onde a tampa assenta, com dois centímetros de espessura em todo o interior do aquário. É aqui que entra o meu problema: um filtro de mochila, além de precisar de ter estes dois cm de gancho/suporte para se apoiar, depois não me permite fechar a tampa e, com os killi, é importante porque são peixes que podem saltar. As opções além do de mochila são um filtro interno melhor, ou um ou dois filtros de esponja, ou um de "balde/exterior", que me parece ser demasiado. Curiosamente nunca vi nada nas lojas chinesas, mas também já não entro numa há muito, muito tempo, portanto é uma questão de ir espreitar. Por fim, juntei há pouco tempo uma airstone pequena ao aquário e uma bomba de 1,5W, só para ajudar a oxigenar e criar mais alguma troca de gases, já que o filtro pouco o faz e o aquário tem tampa fechada. Obrigado desde já Citar
Recommended Posts