Neons com Ramirezzis??


Samufish

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho uma duvida. Tive que retirar os meus neons do aquário grande (120L) porque os recém-adquiridos escalares estavam a comê-los, até apanhei o meu plecostomus a deliciar-se com um neon, os escalares são pequeninos mas mesmo assim tomaram-lhes o gosto... mudei os restantes 18 neons para um aquário de 60 litros, onde tenho areão, algumas pedras, fetos de java e musgo de java, termostato (claro) e filtro interno. Temperatura 26~27 e PH 7.0.

 

A minha pergunta é quais os peixes que ficariam bem neste aqua com os meus neons? Eu gosto muito dos Ramirezzi, mas já me disseram que são peixes territoriais. Será que me vão colocar problemas se colocar um casal? Acham que devia ter mais peixes como corydoras por exemplo?

 

Agradeço as vossas sugestões.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Samufish!!

 

Pensaram tratar-se de uma nova forma de comida, e então cai vai disto... Era previsivel que iria ser complicado aos néons conquistarem o seu espaço num aquario com predadores desse calibre. Para os Escalares.. tudo é comida.

Fizes-te bem em mudá-los senão rapidamente ficarias sem eles! Quanto a acompanhá-los com Ramirezis.. para te ser franco, não sei! Se eles forem tão territoriais como dizem.. então é melhor não. Já os corydoras são uma excelente companhia para qualquer peixe. Da parte destes nunca esperes uma postura agressiva pois eles não sabem lutar e, por natureza, são pacificos e sociaveis.

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu tenho um aquário de 120L, onde tenho uma mistura explosiva de peixes. 1 Cic jóia, 1 acará azul, 1 aequidens maroni, casal guarami azul, agora só um ramirez, 6 corydoras, 3 colisas, 5 neóns.

 

Já tive 6 ramirezis juntos com 13 néons e nunca os chatearam.

o ramirez é um peixe calmo, que não chateia ninguém. Agora se fizeres criação com eles no aquario comunitário, aconselho-te a tirares alguém, visto os ramirezis terem um comportamento territorial. Já vi um ramirez a fazer frente ao acará azul.

 

Estes - 1 Cic jóia, 1 acará azul, 1 aequidens maroni, foram os últimos a ir para lá.

MAs os peixes de menor porte estão para serem mudados para outro aquário.

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu hoje vou colocar no meu aqua (87L brutos já com 8 neons e 2 pitbulls) um casal de Ramirezis. Andei a investigar muito e creio que não vai haver problemas. Daqui a uma semana posso dar feedback.

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os Escalares.. tudo é comida.

 

eu no aquario onde tenho discos e 1 escalar tive uma postura de kribs, ja retirei os pais, os alevisn andam por todo o aquario e nunca vi qq predação!

uam questão de ter sempre os peixes bem alimentados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente para a aquariofilia, cada caso é um caso.. e animais da mesma especie têm corportamentos diferentes consoante os mais diversos factores. Demoramos algum tempo até percebermos as personalidades de cada peixe que temos nos nossos aquarios. É esta cumplicidade que nos motiva e nos torna orgulhosos!

:wink:

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Samu.

eu tenho 3 ramirezi num aquário comunitário (100l) com escalares, neons, arlequims e corydoras e nunca tive problemas com agresssividade por parte dos ramirezi, apenas os escalares entre si costumam enfrentar-se uns aos outros (um casal domina o lado esquerdo do aqua e um macho o lado direito). Os ramirezis passeiam calmamente pelo meio de todo este cardume.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos. Obrigado pelas respostas.

 

Estou de facto decidido a colocar um casal de Ramirezzi no meu aqua juntamente com os neons.

 

Só tenho mais 2 questões:

 

1º Como diferenciar o macho da fêmea

2º Os Ramirezzi necessitam de alguma decoração especial no aquário como rochas por exemplo?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de facto decidido a colocar um casal de Ramirezzi no meu aqua juntamente com os neons
Não vais ter probs quanto a isso. Quanto aos escalares... 2 casais adultos comeram-me 50 (sim 50) cardinais em 24h (eram pequenos os cardinais)

 

Como diferenciar o macho da fêmea

A ponta traseira da barbatana dorsal do macho é mais pontiaguta e a da fêmea mais arredondada (como em muitos outros ciclideos) Além disso a fêmea quando sexualmente activa exibe uma mancha arosada na barriga. Há outros métodos sobre o comprimento e coloração da primeira espinha da mesma barbatana dorsal, mas nunca o confirmei experimentalmente.

 

Os Ramirezzi necessitam de alguma decoração especial no aquário como rochas por exemplo

Enquanto a maioria dos ciclideos anões (ex. genero apistogramma) agradece e acasala em tocas, os ramirezis não. Podes usar qualquer tipo de decoração com eles, se bem que no seu habitat natural as rochas são uma raridade.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais