Diogo81 Publicado 17 horas Publicado 17 horas Ora boas pessoal, Depois de um longo período de ausência, motivado por mudanças profissionais, mas também por falta de ideias para um novo layout, cá estou eu de novo a lançar-me nestas lides 😉 Este é o meu segundo layout, após a experiência já relatada aqui no fórum, com o tópico @Fallen Root. Tratava-se de um aquário com algumas pedras e um tronco que se impunha no aquário e após alguns problemas com cyanobacteria e me ter cansado um pouco do layout, decidi desmontar tudo e começar a preparar uma nova aventura. Mal sabia eu que, aliado a alguma preguiça, esta nova aventura ia levar muito tempo a ter o seu inicio. Um dos grandes factores dessa demora foi a dificuldade de ir a lojas de aquários durante a semana, e uma procura pelas pedras perfeitas (a exemplo das que se admiram em alguns videos de YouTube), o que levou a uma perda de vontade de fazer um novo layout e comecei a considerar refazer o antigo, apenas com algumas alterações (utilizando assim os mesmos materiais). Após várias semanas a olhar para um aquário completamente vazio, e nunca tendo perdido a vontade de um layout só com pedras, lá me decidi novamente a ir a lojas procurar rochas, e após duas ou três visitas, decidi que não ia procurar as rochas perfeitas e ia avançar com o que encontrasse, aliado às pedras que já tinha do layout anterior (por esse motivo tinham que ser seiryu stones). Este foi o resultado: Após tudo estar montado e querer dar inicio a um Dark Start, depois de montar os lily pipes e ligar o filtro, reparei que as torneiras de retenção que tenho nas mangueiras, não estavam a vedar a água e estava tudo a ficar molhado. Toca a desligar o filtro, tirar os lily pipes do aquário e deixar tudo em stand by até ao próximo fim de semana, onde chegam as novas torneiras de retenção da eheim. Devido a esse pequeno incidente, tenho assim a oportunidade de olhar bem para o hardscape e ver se me apetece mudar alguma coisa. Ainda não decidi que plantas vou utilizar, sendo isso também algo em aberto. Materiais utilizados: Aquário ILA 60x40x40 - vidro extra claro Móvel 120 x 40 x 100 Filtro externo Oase Biomaster thermo 350 Skymmer eheim Substrato utilizado: 2 litros de power sand e perto de 18 litros de Amazonia II Decoração: perto de 18 kilos de pedras seiryu tudo o resto... ainda em aberto Apesar de não ter participado nas conversas, tenho vindo a seguir os vários tópicos e é um prazer voltar a aventurar-me no aquascaping 😉 Abraço a todos 1 Citar Cumps @https://www.instagram.com/invicta_scaper/?hl=en Fallen Root Aquascape
JoseCarlosMarques Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas Antes de mais, bem vindo de volta Diogo. Mais uma vez temos a prova que é muito difícil livrar-mo-nos do bichinho depois dele nos ter agarrado. Eheh. As pedras "perfeitas" não existem... na maior parte das vezes somos nós que temos que as criar. E tu fizeste uma "limonada" muito boa com os "limões" que te calharam! O aquário tem uma excelente base para desenvolveres o estilo que melhor quiseres experimentar. Bom preenchimento de todo o espaço... bom dinamismo... só tenho alguma resistência àquela rocha pequena, ao centro lá ao fundo - acho que te rouba alguma profundidade. Não consegues levantá-la um pouco, inclinando-a para a direita e abrindo esse "caminho" ao centro? Pessoalmente (e como tenho essa panca) ia para um Iwagumi mais simples, com uma carpete mista de plantas e talvez alguns apontamentos de uma planta mais alta por trás das rochas maiores. Terias alguns problemas com algas, com quase certeza, mas no final acho que ficarias com um belo quadro. De qualquer maneira, a escolha deve ser tua. Aproveita este tempo agora para ver algumas montagens parecidas com esta (Existem muitas. Dá uma vista de olhos, por exemplo, nos aquários do desafio, que nos últimos anos têm muitos exemplos de layouts só com rocha.) e decide. Depois é avançares com o Dark-start e quando estiveres pronto para isso, planta com a maior densidade que conseguires. Vou querer acompanhar isto de perto. Acho que tem mesmo muita potencialidade. Quem sabe se é desta que te inauguras nos concursos 😉 . Um grande abraço. Que tudo te corra pelo melhor. Citar
Recommended Posts