pedras da praia...algum problema?


Recommended Posts

boas pessoal,

este fim de semana fui a praia e aproveitei e trouxe umas pedras e seixos para pôr no meu aquário do tanganika. Queria saber se existe algum problema em utilizar estas pedras no meu aquário visto terem estado em água salgada e algumas trazerem alguns "fungos"(não tenho a certeza)?

 

dêem a vossa opinião,

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deita um pouco de vinagre ou sumo de limão na pedra e vê se têm reacção. Se tiverem alguma reacção cuidado porque são calcarias e vão subir o ph da agua. Em principio isso só acontece com as pedras mais porosas. Se dor daqueles seixos lisinhos penso que não vais ter problemas.

 

Eu tambem ja usei seixos de praia e não tive qualquer problema. Antes de colocar no aquario ferve-os em agua durante uns minutos.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não respondi a este tópico, devido a uma coisa:

 

este fim de semana fui a praia e aproveitei e trouxe umas pedras e seixos para pôr no meu aquário do tanganika.

Qual é o pH dos peixes deste rio/lago? Eu de CA's não percebo nada, mas sempre pensei que fosse um pH alcalino.

Mas com a resposta do Samufish, fiquei um pouco confuso :wink:

 

Deita um pouco de vinagre ou sumo de limão na pedra e vê se têm reacção. Se tiverem alguma reacção cuidado porque são calcarias e vão subir o ph da agua. Em principio isso só acontece com as pedras mais porosas. Se dor daqueles seixos lisinhos penso que não vais ter problemas.

Ou seja, mesmo que sejam pedras calcárias não são boas? Sempre pensei que os CA's na sua generalidade, fossem peixes de águas alcalinas. Ou estou perfeitamente enganado? (Que deve ser o mais certo...)

 

Desde já obrigado pelas explicações.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou estou perfeitamente enganado? (Que deve ser o mais certo...)

 

Nunca tive tanganicas mas tenho a mesma ideia que tu! Já somos dois. Por isso, deduzo que o membro samifish não tenha reparado que as pedras para um aqua de tanganicas.

 

Para além disso, se não estou em erro (se tiver que me corrijam) os grandes lagos africanos já tiveram há muitom tempo atrás ligação com o oceano e é daí que vem a sua grande alcalinidade.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Acho que o Samuel não reparou que era para tanganyikas (aliás o peixe no avatar dele é um ciclideo do tanganyika).

 

Na verdade, o pH médio do lago é cerca de 9,0 :shock: ...portanto o único problema que as pedras vão trazer é não conseguir colocar o pH nesse valor, mas vão deixá-lo num máximo de 8,2 +/-. :lol::lol:

 

visto terem estado em água salgada e algumas trazerem alguns "fungos"(não tenho a certeza)?

 

Raspa as pedras muito bem, para retirar todos os bicharocos. Os fungos a que te referes deverão ser esponjas ou ascídeas (tunicados).

Depois de bem raspadas, deixa ficar em água doce durante algumas horas e em seguida deixa secar ao sol. Depois de bem secas, verifica (pelo cheiro, por exemplo) se ainda tem restos de animais...e em caso afirmativo volta a raspar.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Peço desculpa pelo meu engano. Realmente não reparei que o aquario é para ciclideos africanos. Nesse caso se as pedras forem calcárias é melhor ainda. Eu montei um aqua para tanganicas hà um ano e tal e utilizei seixos porque não tinha dinheiro para pedras calcárias, no meu caso utilizei um buffer para agua salgada que estabiliza o PH em 8,5. Só por ter utilizado areia da praia e pedras da praia a agua subiu o PH de 7 para 7.5.

 

O meu avatar tem uma foto desse aquário que actualmente já não existe porque tive o azar de ter rachado o vidro traseiro do aquário. Felizmente estava em casa.

 

Cumprimento,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diesel_car, os "fungos" a que me refiro estão já muito formados na pedra e não consegui tirar, de modo que essas pedras, não pus no aquário.

já agora, como consegues pôr o ph a 9?Para mim é difícil, visto ter água do poço a sair a ph4-4,5 :lol: e dureza 0, e só com pedras calcárias ele subir para 8-8,5(o teste da sera também não ajuda muito).

 

já lavei bem as pedras, raspei-as e coloquei-as no aquário, sem alterações tanto nos parâmetros, como nos peixes(à excepção de agora terem menos esconderijos).

 

obrigado pelas respostas!

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

já agora, como consegues pôr o ph a 9?
Não consigo...nem quero.

Tenta manter pelos 8,5. Caso não consigas, ou as oscilações sejam em demasia, aposta nos 8,2 -> muito estáveis.

 

Para mim é difícil, visto ter água do poço a sair a ph4-4,5 Rolling Eyes e dureza 0, e só com pedras calcárias ele subir para 8-8,5(o teste da sera também não ajuda muito).

 

Só com pedras, e caso a dureza seja muito baixa, não consegues manter o pH muito elevado. Quando fazes uma TPA o choque para os peixes é BRUTAL...

Aconselho-te a não usar essa água do poço, pelo menos para africanos. Mesmo que juntes algum buffer (bicarbonato de sódio) é provavél que a água tenha uma carência tão alta em termos de minerais...que cause problemas aos peixes.

Muda para água da torneira (se te fôr possível) ou pelo menos para uma água mais rica em minerais, mesmo que tenha pH neutro, e junta algum buffer (sais para tanganyika por exemplo).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aconselho-te a não usar essa água do poço, pelo menos para africanos. Mesmo que juntes algum buffer (bicarbonato de sódio) é provavél que a água tenha uma carência tão alta em termos de minerais...que cause problemas aos peixes.

Muda para água da torneira (se te fôr possível) ou pelo menos para uma água mais rica em minerais, mesmo que tenha pH neutro, e junta algum buffer (sais para tanganyika por exemplo).

Já agora, vou dar uma ideia. Não sei se tens espaço para o fazer...

Se conseguires arranjar um recipiente, para aí com o dobro da litragem com que costumas fazer as TPA's. Arranjas rocha calcária moída, até pode ser aquela aragonite usada nos aquários de água salgada, e calhaus também, e metes tudo dentro desse recipiente. De inicio tenta deitar 75% de água da torneira e 25% de água do poço. Se puderes, mete alguma agitação, tipo uma power head. Assim, ficas com uma água já alcalina (pH +/- 8.2-8.4) para as trocas de água. E quando usares dessa água, até podes voltar a encher com água do poço, pois como é ácida, ajuda a dissociar o carbonato de cálcio.

Se por ventura não conseguires atingir os valores pretendidos com este método, podes sempre complementar a água com o buffer que o Diesel_Car disse, sempre gastas menos... muito menos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.., até fazia o que vocês disseram, mas eu não tenho água da companhia, apenas do poço, que sai na torneira mesmo, portanto, não é possível fazer isso.

 

Mesmo assim vou tentar fazer uma dessas ideias, pra ver o resultado.

 

obrigado mais uma vez pelas ideias.

cump

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.