KoD Publicado: Março 18, 2024 Autor Publicado: Março 18, 2024 Sim, pensei no mesmo, dá para cortar e plantar novamente, mas, os peixes pequenos "dormem" por ali, e deixei estar assim, apenas porque sim. Dou com 3/4 deles ali sossegados. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 18, 2024 Publicado: Março 18, 2024 Se criares ali uma moita, ainda mais confortáveis vão ficar! Citar
KoD Publicado: Julho 2 Autor Publicado: Julho 2 Bom dia... Andei uns bons tempos desaparecido... nem pensei que já tinha passado tanto tempo... Lembrei-me de vir dar um feedback das ventoinhas que tinha montado... com estes dias de calor, resolvi experimentar as ventoinhas... e de certa forma acho que funcionou. Eram 10h da manhã e tinha o aquário a 29º... Liguei as ventoinhas e fui a minha vida... as 18h estava a 25º Tenho o termostato regulado para 25º e dai não desce mais... não me lembrei de o desligar com as ventoinhas ligadas, mas, vou fazer isso. A qualidade da foto não é das melhores mas, o aquário tem se portado bem... tenho controlado das algas com Flourish Excel... Alguns peixes tem morrido, mas testes a agua dizem que está tudo dentro dos parâmetros, possivelmente é algo dos peixes. Os Platys na imagem ja são de 2ª e 3ª geração... os 4 primeiros que comprei já morreram e desses 4 nasceram 4 e depois mais 3... e dos outros 10... 3 também já foram... só tenho 7 Tenho visto bebés escondidos debaixo das pedras... mas depois desaparecem... ainda não percebi se é por falta de comida ou os grandes dão cabo deles.. As Anubias estão grandes e o resto vai-se aguentando. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 2 Publicado: Julho 2 Bons olhos te leiam 🙂 !!! O teu tanque está simples mas está muito bonito e muito "limpinho". Gosto! Se depois tiveres tempo, tenta fazer um tutorial de como montaste essas ventoinhas... é uma coisa que me interessa, e nunca encontrei nenhum, Provavelmente não deve ser nada muito difícil, mas com indicações tornar-se-ia mais simples. Em relação à perca de peixes, parece-me uma coisa "normal". Por muito estável que esteja o teu aquário, vai sempre acontecer. É o ciclo da vida. Continua o bom trabalho, e vê se passas mais vezes por cá! Citar
KoD Publicado: Julho 2 Autor Publicado: Julho 2 (editado) Obrigado pelo comentário... Vou tentar ser mais regular... Já não encontrei o vídeo onde vi o DIY... mas encontrei outro e mais uns quantos... Um deles até dá para por uma sonda de temperatura... penso eu que seja para ligar a ventoinha aos 29º... mas no trabalho não tenho colunas para ouvir. Deixo aqui este vídeo, parece-me bom... e se tivesse visto este em 1º faria as ventoinhas com outro estilo... As minhas ventoinhas são de 12cm low noise... facilmente se arranja em qualquer lugar... ou se preferirem de 8cm também há aos pontapés... mas fazem um bocado de mais barulho. Colei as 2 ventoinhas com supercola... bem besuntadas... e tinha me sobrado alguns apoios de 10mm para uma tampa em policarbonato que mandei fazer... colei as ventoinhas aos 2 apoios e encaixam no vidro. Ligar o carregador Nokia... cortei o cabo separei o positivo e o negativo ( preto e vermelho) e uni aos da ventoinha... preto com preto e vermelho com vermelho... isolei com fita as ligações e meti uma proteção. Hoje, teria soldado os cabos e protegia com uma malha Termo retrátil.. ainda vou a tempo. Recordo-me que mandei vir as ventoinhas do Ebay... acho que paguei pelas 2 ventoinhas menos de 5€ Esta Opção não me parece descabida [url=https://pt.aliexpress.com/item/1005008698079068.html?pdp_npi=4%40dis!EUR!4.68!4.68!!!37.64!37.64!%402102fd2a17503290955248330d10c4!12000046292845897!affd!!!&cn=CjwKCAjwsZPDBhBWEiwADuO6y6fRw7Gwlvf1shsnZpbkedavQn2n9Q_9H3rOxw1BVSTcVVUS4RVIoRoCTwUQAvD_BwE&gad_source=1&gad_campaignid=22637598217&gbraid=0AAAAADprV05AQ1XtsNus4rYf-3KJrb9HG&gclid=CjwKCAjwsZPDBhBWEiwADuO6y6fRw7Gwlvf1shsnZpbkedavQn2n9Q_9H3rOxw1BVSTcVVUS4RVIoRoCTwUQAvD_BwE&aff_fcid=046d3ea06c334feeb42c9da3d18e0972-1751454471699-02635&aff_fsk&aff_platform=api-new-product-query&sk&aff_trace_key=046d3ea06c334feeb42c9da3d18e0972-1751454471699-02635&terminal_id=884cd22ad3ab43a28be5cd9ca279ba5a&afSmartRedirect=y] AliExpress [/url] Editado Julho 2 por KoD 2 Citar
Tozé Nunes Publicado: Quinta-feira às 22:55 Publicado: Quinta-feira às 22:55 On 02/07/2025 at 09:43, KoD disse: Tenho o termostato regulado para 25º e dai não desce mais... não me lembrei de o desligar com as ventoinhas ligadas, mas, vou fazer isso. Com estes dias de calor o termostato não anda aí a fazer nada! Aliás, até prejudica pois durante a noite mantém a água a 25°, logo quando o calor apertar começa a subir logo a partir dos 25°! Se o retirares o que vai acontecer é a água baixar a temperatura durante a noite e de dia já vai demorar mais tempo até atingir as temperaturas mais altas. Tal e qual na natureza, onde há amplitude térmica. É pena não ser possível regular os termóstatos para que não funcionem sempre à mesma temperatura as 24h. Se alguma empresa fizer isso, fica aqui a prova que a ideia era minha! 😆 1 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
KoD Publicado: 4 horas Autor Publicado: 4 horas On 17/07/2025 at 23:55, Tozé Nunes disse: Com estes dias de calor o termostato não anda aí a fazer nada! Aliás, até prejudica pois durante a noite mantém a água a 25°, logo quando o calor apertar começa a subir logo a partir dos 25°! Tens Razão, foi mesmo falta de lembrança, já o desliguei e removi... só quando vi que a agua baixou para os 25º é que me apercebi que não desceu mais porque o termostato não deixou... até porque nunca pensei que as ventoinhas conseguissem baixar a temperatura. De qualquer forma... normalmente ligo as ventoinhas as 10h e deixo até as 19h... e o melhor que consegui foi 23º... deixo a noite desligado e quando via de manhã estava nos 26º. Isto foi durante estes dias de muito calor. Agora as noites andam nos 20/22º e tenho deixado a porta da sala aberta para entrar o fresco da noite. Obrigado. Citar
Recommended Posts